X Close
Your Cart
Keep Shopping
Me Lesionei Na Competição E Agora?

Me Lesionei Na Competição E Agora?

O dia da competição é muito esperado por todos nós que somos fanáticos por Jiu Jitsu.Foram tantos treinos, tanta preparação, suor, cansaço e lágrimas, repetições infinitas da posições, rolas exaustivos tudo para você chegar afiado na competição, dar um grande show e conquistar o lugar mais desejado por todos no pódio, porém em alguma das lutas do campeonato acontece o que não poderia acontecer: uma lesão!!

Quem dera fossêmos homens e mulheres de ferro, onde nada pudesse nos abalar, mas somos de carne e osso e estamos propensos a estes acontecimentos a todo o momento, até porque jiu jitsu é um esporte de contato e por mais preparado que estejamos isso pode ocorrer quando menos se espera.

Por que me lesionei?

Os motivos de uma lesão em uma competição podem ser os mais variados possíveis podem ser decorrenter a algo fisiológico ou então de um acidente gerado em algum choque entre os atletas durante a luta.

As vezes o atleta está bem durante a luta e sente alguma parte do corpo. É muito comum os atletas treinarem excessivamente antes de alguma competição importante, ele acham que aquele período que a antecede deve fazer o possível e o impossível para aprender o que não sabe e condicionar o seu corpo para a mesma, com esse pensamento ele começa a exigir demais de seu corpo, treinando muito e descansando pouco e podem entrar naquele estágio que chamamos de overtraining, nesse caso o corpo entra num estado de cansaço imenso, diminuindo a disposição além de ficarmos mais propensos a lesões. Então no campeonato juntando o cansaço devido aos treinos intensos, adrenalina, ansiedade acaba que podemos sentir alguma região do corpo que esteja mais fraca.

Sem contar as lesões causadas pelo ego, onde um dos atletas por orgulho ou falta de orientação resistem a um golpe encaixado que resultam em algum tipo de trauma.

Porém o caso mais comum de lesões em competições são causados por acidentes durante os combates.Os dois atletas estão eufóricos, ansiosos e com o corpo vendendo adrenalina e isso acaba que pode deixá-los um pouco afoitos onde se apressam ou se antecipam em algum movimento ou então fazem uma força além do que é necessário e acabam se machucando.

Você deve entender que no Jiu Jitsu tem disso, é imprevisível, não é comum atletas lesionarem outros atletas intecionalmente, não estamos dizendo que não pode acontecer porém os lutadores de Jiu Jitsu são moldados pela disciplina e pelo respeito pelo próximo então comportamentos como esse são a exceção da regra.

Estamos sujeitos a nos machucarmos todos os dias, até mesmo nos treinos.Você deve estar preparado para esse acontecimentos e saber que tem coisas que fogem da sua alçada.Entretanto quando mais preparado você estiver e quanto mais forte fisicamente também, menores são as chances disso acontecer.

A maioria dos casos de lesões mais graves ocorrem com os menos graduados até mesmo levando em consideração a inexperiência e a técnica que ainda é um pouco limitada.Mas nos mais graduados podem acontecer também, a incidência é menor mas não é zero.

Um caso épico de lesão em um grande campeonato ocorreu com a fera Leandro Lo no mundial de 2018.

Durante a luta com outra fera Mahamed Aly, o atleta da NS Brotherhood sentiu o ombro após uma queda de Aly, não havia como continuar a luta então, diante da situação os árbitros declararam a vitória para Mahamed Aly, que se tornou campeão mundial pela primeira vez na faixa preta.

Mesmo assim ele já estava classificado para a fazer a final do absoluto contra Buchecha.

Esse caso gerou grande comoção no mundo do Jiu Jitsu quando o amigo de Leandro Lo e também um grande monstro dos tatames Marcus Almeida Buchecha cedou o título de campeão absoluto mundial daquele ano a Lo que visivelmente não teria a mínima condição de lutar naquele dia. O fato emocionou toda a comunidade do Jiu Jitsu e mostrou que tem coisas que valen bem mais que títulos e medalhas.

O belo ato de Buchecha é algo aleatório e dificilmente aconteceria com outras pessoas ainda mais num campeonato desse peso como o Mundial.

 

Leia Mais Sobre Leandro...

 

Mas voltando a questão das lesões elas não escolhem dia e nem hora elas simplesmente acontecem e podem realmente lhe impedir de conquistar uma medalha ou título importante.

Nunca estaremos prontos para elas mas devemos ter a conciência de que elas podem acontecer e estarmos preparados mentalmente para lidar com elas.

Me lesionei o que acontece?

Tudo depende da circunstância do tipo de lesão e sua colocação na competição.De acordo com as regras da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ) você tem direito a dois atendimentos médicos por lesão. Caso seja possível retornar ao combate você retornará, no entanto se for impossível, o médico tem soberania para não deixá-lo voltar ao combate.

Caso não seja possível o retorno, você estará automaticamente desclassificado e seu oponente será declarado vencedor do duelo independente de pontuação.

Isso existe para que a integridade física do atleta venha sempre em primeiro lugar, competições existem milhares e se caso infelizmente você tenha se lesionado, não se preocupe pois terá a chance de retornar e fazer melhor.

Como evitar lesões?

 A melhor maneira de evitar lesões é se mantendo forte, alongando se aquecendo devidamente e sendo muito técnico. Já falamos e voltamos a afirmar! Quanto mais técnico for, maior a chance de dominar a luta e menores serão os riscos de lesões!

 E para ampliar seu arsenal de técnicas você pode contar com a ajuda da equipe do BJJFANATICS, em nossa plataforma você encontrará tudo o que precisa para ter um jogo blindado dentro do Jiu Jitsu e conseguir surpreender seus oponentes! Aqui você vai aprender o incrível omoplata de Bernardo Faria, a sensacional guarda gancho de Thomas Lisboa e ainda vai descobrir os segredos da temida guarda deThamires Aquino!

Aproveite nossa PROMOÇÃO DE CARNAVAL onde TODOS OS NOSSOS CURSOS estão com 40% DE DESCONTO! Essa promoção é por tempo limitado!

Não perca tempo e adquira logo o seu!!!!!!!!

OMOPLATA TODO MUNDO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

 

Marcadores