X Close
Your Cart
Keep Shopping
Todo Praticante De Jiu Jitsu Deve Preservar A Sua Cervical

Todo Praticante De Jiu Jitsu Deve Preservar A Sua Cervical

Hoje nós vamos falar de um assunto muito importante para todos aqueles que praticam Jiu Jitsu, seja por hobby, como atividade e também para os atletas, sejam eles de alto nível ou não. O assunto de hoje é SAÚDE, e como todo mundo que pratica esportes não busca somente qualidade de vida e desfrutar dos benefícios do esporte, mas principalmente ter uma vida saudável e um corpo sadio.

Os benefícios da pratica esportiva para a saúde são inúmeros, e com o Jiu Jitsu é a mesma coisa, emagrecimento, condicionamento físico, fortalecimento muscular são alguns dos benefícios de nossa arte. Entretanto devemos ter cuidado, porque se de um lado ele colabora com a nossa saúde por outro ele pode ser o causador de outros problemas.

Conversamos com o Doutor Gustavo Asmar, Ortopedista consultor da SJJSAF e da Confederação Brasileira de MMA Desportivo (CBMMAD) que é um especialista em assuntos esportivos e principalmente ligados as lutas e artes marciais.

Segundo Dr. Gustavo as lesões degenerativas na coluna cervical são muito comuns nos atletas de Jiu Jitsu e nas lutas de Submission em geral e a melhor forma de se preservar essas lesões devem ser as avaliações funcionais incluindo fatores relacionados a mobilidade e força atuando de forma a auxiliar na prevenção destas lesões.

De acordo com uma pesquisa recente publicada pelo UFC Institute um estudo foi realizado comparando o arco de movimento da coluna cervical dos aletas da organização em relação aos competidores de outros esportes também de elite e os resultados ficaram evidentes que nos casos dos lutadores ocorreu uma grande redução da mobilidade da coluna cervical.

De acordo com esse artigo a movimentação de Flexão, que trata-se do movimento do queixo até o peito no caso dos lutadores é em torno de 43º á 45º enquanto nos outros esportes a média é sempre superior aos 45º, no caso dos lutadores tiveram casos em que essa movimentação chegou somente a 15º. Outra movimentação analisada foi a de Extensão, que trata-se do movimento da nuca até as costas, no caso dos lutadores a média foi de 54º com casos extemos em que chegou a 20º enquanto que nos outros esportes essa média é sempre superior a 55º. O movimento de Rotação do Pescoço também foi analisado e os resultados também são piores em relação aos outros esportes, no caso dos lutadores a média é de 68.3 º enquanto que nos outros esporte é sempre superior á 70º.

De acordo com Dr. Gustavo Asmar, muitos são os fatores de riscos que podemos relacionar com estes resultados diretos e indiretos. Entre eles podemos destacar os eventos traumáticos locais diretos como os estrangulamentos, pois quando aplicamos um mata leão ou uma guilhotina, por exemplo, a área do pescoço é diretamente pressionada. Outros estrangulamentos como o triângulo por exemplo, e também movimentações na guarda, quando estamos sendo pressionados de baixo para cima e principalmente nas quedas são fatores diretos em que nossa coluna cervical é pressionada e pode acarretar em sérios danos.

Outra causa importante é a fraqueza de alguns grupamentos musculares ou até um desequilíbrio muscular. Não é raro vermos lutadores com importante contratura de músculos como peitoral menor e trapézio superior e fraqueza importante do serrátil anterior e trapézio inferior. Este desequilíbrio em questão além de levar diversas lesões a longo prazo na coluna cervical também pode lesionar o ombro dos atletas.

A lesões na cervical tem alto risco para a carreira dos atletas e podem causar a sérios danos irreversíveis como no caso de Gabriel Diniz, de 15 anos, durante um campeonato de Jiu Jitsu em Vitória (ES) que aconteceu em 2013 e foi muito divulgado na época.

Se você quer realmente ter saúde e longevidade não somente dentro do esporte mas em sua vida, deve cuidar de seu corpo sempre no intuito de prevenir lesões. Nas Lesões Degenerativas no Jiu Jitsu, não é diferente, a melhor forma de atuarmos no tratamento destas lesões degenerativas e garantir a longevidade do esporte principalmente em alta performance é na sua prevenção e na elaboração do treinamento de forma específica de acordo com as peculiaridades de cada atleta. E sempre procurar médicos especialistas o mais rápido possível quando houver alguma lesão.

Cuide bem do seu corpo pois sem ele você não conseguirá fazer aquilo que nós mais amamos, que é treinar e lutar Jiu Jitsu!

Nossa plataforma está sempre antenada em tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz através de nosso Blog o mais completo conteúdo para os Fanáticos pelo Jiu Jitsu! Além disso nosso site também possui os mais diversos cursos online com os maiores lutadores e professores de Jiu Jitsu do mundo!

Já imaginou aprender com aulas particulares de Rodrigo Cavaca ou  Marcos Tinoco? Isso é possível, basta adquirir os nossos cursos e ter acesso a este conteúdo exclusivo com todos os detalhes e ajustes que fizeram destes atletas grandes nomes dentro de nosso esporte! 

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos