X Close
Your Cart
Keep Shopping
Limpeza Do Tatame Após As Aulas De Jiu Jitsu, Obrigação Da Academia Ou Obrigação Compartilhada Com Os Alunos?

Limpeza Do Tatame Após As Aulas De Jiu Jitsu, Obrigação Da Academia Ou Obrigação Compartilhada Com Os Alunos?

O tatame é um local sagrado para nós Jiujiteiros. Ali é o local onde aprendemos nossas técnicas, disciplina, respeito, aprendemos como melhorar nossa saúde e ainda criamos laços de amizades que levaremos para o resto da vida.

Mas além deste significado filosófico de ser o local onde o aluno e a arte suave se tornam uma coisa só, ele tem o significado literal que seria o local destinado a prática de artes marciais feito com materiais adequados para cada uma delas de acordo com as necessidades específicas de cada modalidade.

Já citamos em outro post uma série de regras de tatame que devem ser respeitadas. Elas existem para que sua integridade física e a de seus parceiros de treino sejam protegidas. Mas também tem o objetivo de manter o bom rendimento de todos nos treinos e evitar possíveis incômodos aos demais que estão presentes naquele local.

Por exemplo, não é permitido pisar com calçados dentro da área de treino, nem mesmo pisar descalço do lado de fora, deve-se manter o kimono sempre bem limpo e tentar sempre que possível tomar um banho antes dos treinos e jamais treinar se estiver com qualquer enfermidade.

Esse comportamento é uma forma de manter sempre a saúde e integridade daqueles que frequentam e utilizam o local.

Confira aqui o post completo sobre esse assunto.

No entanto uma das maiores preocupações em relação ao tatame diz respeito à higiene. Por ser um local que está em contato direto e contínuo com várias partes do corpo do atleta pode ser um meio de propagação de doenças e por isso deve sempre ser muito bem higienizado com produtos adequados para que a área.

As bactérias de tatame são um dos maiores vilões que moram dentro dos tatames um perigo invisível que pode causar grandes problemas na saúde dos praticantes da arte suave. Elas multiplicam-se em toda parte nos locais onde a atividade física é constante.

Para manter o local sempre bem higienizado os alunos devem colaborar também, pois eles são os mais beneficiados com essa limpeza. Alguns comportamentos já auxiliam para tornar o ambiente mais puro.

O atleta nunca deve treinar com os kimonos sujos o ideal é ter pelo menos dois kimonos para intercalar entre os treinos, isso evita a proliferação de bactérias, os kimonos devem estar sempre limpos, secos e sem odores, unhas das mãos e dos pés devem estar sempre limpas e bem cortadas, evitando assim ferimentos em você e nos companheiros de treino.

Alunos devem ajudar seus professores na limpeza do dojô?

Talvez não necessariamente colocar a mão na massa, mas tendo atitudes que ajudem a manter a organização e limpeza do local.

Antigamente os alunos tinham o hábito de limparem o tatame antes e após os treinos. Com o passar do tempo essa pratica foi se perdendo.No Japão ainda há essa cultura de que todos devem ajudar na limpeza da área de treino, pois é considerado falta de respeito e de educação deixá-lo sujo para que outros usem. Lá todos participam da limpeza, não só dos tatames como também da academia, banheiros.

"O soji"

Praticantes de algumas artes marciais como judô, karate e aikido já estão familiarizados como essa expressão. O "soji" é uma palavra de origem japonesa que é a denominação para a tarefa diariamente praticada de se limpar o espaço de treinamento. Significa literalmente limpeza. é muito utilizada na expressão soji no jikan, que é hora da limpeza.

Esse hábito japonês não é visto somente nos tatames, na copa do mundo de futebol de 2014 onde eles foram flagrados recolhendo os lixos do estádio após os jogos.

Faça o seu melhor. Um bom lutador é formado por um conjunto de coisas, juntando técnica, respeito, humildade e disciplina. Por mais que você pague para treinar se não quiser ajudar pelo menos não suje. Respeite os companheiros de treinos que precisam daquele ambiente limpo para fazer seu treinamento.

Mantenha a sua academia sempre limpa e incentive seus companheiros a também mantê-la. Quando estiver com algum ferimento, por menor que seja, faça um curativo e o proteja para que esteja completamente isolado, tome cuidado e quando tiver alguma suspeita, vá ao médico.

A higiene no ambiente de luta além de respeito com os demais é uma questão de saúde. Treinar em um ambiente limpo motiva ainda mais os alunos que além de tudo ainda precisam dar a devida atenção às técnicas.

Está precisando melhorar suas técnicas de Jiu Jitsu?

O Site do BJJFANATICS conta com um arsenal de técnicas feito especialmente para que você turbine seu jogo! Campeões como Leandro Lo e Robson Mau Mau fazem parte deste time  essa feras irão ensinar a você todos os detalhes das posições mais sinistras que eles fazem que lhes garantiram vários títulos.

Não perca mais tempo e adquira já o seu!!!

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos