X Close
Your Cart
Keep Shopping
O Que Todo Iniciante De Jiu Jitsu Deve Saber

O Que Todo Iniciante De Jiu Jitsu Deve Saber

Quando uma pessoa comum decide praticar Jiu Jitsu ela deve ter a ciência que sua vida nunca mais será a mesma. A arte suave tem o poder de mudar a vida de muitas pessoas, além de proporcionar saúde, longevidade, interação com outros alunos.Sem contar que existem aqueles que tratam o esporte como profissão e fazem dele sua vida.

O Jiu Jitsu tem como filosofia de ensino a disciplina e o respeito.

A sociedade no geral ainda tem uma ideia deturpada de que o Jiu Jitsu é um esporte violento e agressivo, o que  na verdade é o oposto já que os mestres e os professores tem o objetivo de doutrinar e fazer com que seus alunos se tornem pessoas mais confiantes, respeitosas e honradas.

Ao adentrar em um tatame pela primeira vez é preciso abrir a mente e entender que ali há um mundo paralelo, diferente de tudo o que aprendeu na vida e de tudo àquilo que já ouviu a respeito do Jiu Jitsu.

Ali o iniciante aprenderá sobre a hierarquia das faixas, aprenderá sobre a história do Jiu Jitsu, movimentos corporais que irá auxiliá-lo na hora do treino, técnicas específicas e também ensinamentos que levará sempre com ele, mesmo fora dos tatames.

 O que um faixa branca iniciante precisa saber?

Antes de começar a aprender as técnicas, aquele que está iniciando no esporte precisa saber que no Jiu Jitsu existem algumas regras próprias que devem e precisam ser respeitas, algumas delas existem para garantir sua própria integridade física e a dos seus companheiros de treino.

Como se comportar dentro de um tatame?

Primeiramente é preciso entender que um dos princípios mais importantes é a hierarquia entre as faixas. Esta hierarquia existe para que aqueles que já têm uma vivência dentro do tatame sejam diferenciados dos demais, não como pessoas, mas pelo tempo que praticam a arte suave.

O faixa branca tem saber que qualquer praticante sempre que for entrar no tatame deve reverenciá-lo em sinal de respeito.

Deve ter o conhecimento de que ao entrar na área destinada aos treinos o certo é cumprimentar os presentes pela ordem de faixas. Primeiro seu mestre ou professor que está puxando a aula, depois os outros seguindo a ordem de faixas iniciando pelos faixas pretas, depois marrons, roxas, azuis e finalizando com os brancas.

A expressão utilizada para esses cumprimentos é "OSS" que significa “Perseverança sobre Pressão”, mas será usada substituindo palavras como "sim", "por favor", "obrigada","entendi", "desculpe-me", entre outros.

Outro ponto muito importante é que não se deve utilizar palavras de baixo calão, gritos ou promover algazarras dentro do tatame por ser um local onde deve reinar educação, respeito com as pessoas que estão ali, independente da cor da faixa.

No momento das explicações dos professores se orienta a manter-se em silêncio, além de ser uma questão de educação, isso é importante para que não atrapalhe o raciocínio do professor e nem prejudique o seu aprendizado e o aprendizado de seus colegas.

Em relação à higiene, quais cuidados devem ser tomados

O primordial é estar com o kimono sempre limpo, sempre que possível tome um banho antes dos treinos e NUNCA pise descalço fora do tatame!!! O tatame é onde as pessoas encostam todas as partes do seu corpo, principalmente o rosto, então não adianta seu professor se preocupar em usar produtos desinfetantes e bactericidas para manter o tatame livre de contaminação e você ter este comportamento de trazer essa contaminação para área de treino.

Isto não é só questão de higiene ou educação. É uma questão de saúde!!! Há muitas doenças provocadas por bactérias de tatames podem ser muito sérias e colocar a sua vida e a de seus companheiros em risco. Então tenha o hábito de sempre lavar seus kimonos, tenha em sua bolsa produtos de higiene pessoal e utilize-os. Carregue sempre um chinelo para os treinos, assim você facilita sua locomoção na academia sem prejudicar ninguém e ajudará a manter o lugar sempre  bem higienizado

Sobre o Jiu Jitsu especificamente o que é preciso saber?

Você deve estar sempre atento aos ensinamentos de seus professor, no começo você aprenderá movimentos básicos como  rolamentos, fuga de quadril, levantadas técnicas, amortecimentos, esses movimentos serão utilizados a todo momento pelo resto de sua vida no BJJ , então dê muita atenção a eles.

Se por algum motivo for chamado atenção lembre-se que não é legal ser desrespeitoso responda "OSS" e caso tenha ficado algum questionamento esclareça em particular.

Quando estarei apto para os rolas?

Não se apresse para os rolas, ou pegas dependendo como é chamado na sua região, seu professor como profissional saberá o momento exato que você poderá iniciar os treinos com outras pessoas, pois o primordial é garantir sua integridade física.

Aproveite esse intervalo para absorver o máximo dos detalhes e dos ajustes isso influenciará diretamente no seu desempenho nos futuros treinos.

Como a arte agirá na minha mente?

O Jiu JItsu exercerá grande influência no seu psicológico para lidar com discernimento em situações complicadas.

Apesar da ideia de ser um esporte agressivo, a calma será trabalhada constantemente. Haverá momentos em que você, em situações dentro da luta,  precisará respirar e manter-se calmo para se livrar dela.

Esse exercício afetará sua vida em sociedade positivamente e você perceberá muitas mudanças benéficas em seu comportamento.

 

O que posso fazer fora da academia para melhorar meu Jiu Jitsu e aprender mais sobre ele?

Hoje a internet facilita muito a vida dos praticantes da arte suave, nela você encontrará uma infinidade de ferramentas que auxiliará sua vida no esporte.

Utilize-a ao seu favor!

Procure saber como surgiu o Jiu Jitsu, sua história, sua evolução, aprenda o nomes dos precursores dela no Brasil, pesquise a origem do nome, conheça os atletas que mais se destacam, quais são os campeonatos mais importantes e procure aprender mais sobre as técnicas que aprendeu e conheça novas posições e outras variações daquelas que você já aprendeu no centro de treinamento.

Jiu Jitsu é dedicação, comprometimento e disciplina. Aquele que estuda será diferenciado dentro do meio do BJJ.

O Site do BJJ Fanatics traz para você vários cursos com uma gama de posições e suas variações com grandes nomes do nosso esporte como Robson Mau Mau,Eduardo Telles, Leonardo Saggioro .

Acesse nosso site, adquira cursos exclusivos.

Aumente seu arsenal  e surpreenda a todos seus companheiros com essas técnicas super eficientes que disponibilizamos para você!!!

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

Marcadores