Meia Guarda, Ou Você Aprende Ou Então Ficará Tomando Amassos...

Meia Guarda, Ou Você Aprende Ou Então Ficará Tomando Amassos...

Você é realmente um fanático pelo Jiu Jitsu? Quer obter êxito nos treinos e também nas competições que participa? Quer evoluir seu jogo e consequentemente graduar mais rápido? Então você deve ser um lutador completo!

Muitas pessoas se tornam especialistas em determinadas posições e quando são postos a prova em posições que não estão habituados, inevitavelmente passam sufoco... Uma dessas posições é a meia guarda!

Consagrada por Roberto Gordo e Bernardo Faria, podemos dizer que essa é uma das posições que mais evoluíram nos últimos 20 anos.... Isso porque esses caras e outros adeptos desse estilo de jogo transformaram essa posição, até então considerada de transição, ou de defesa em um verdadeiro tormento para os passadores!

Dizer que a meia guarda é uma nova invenção é um equívoco, porque esta já existe há muito tempo, principalmente no Judô, onde é conhecida por “niju garami”, uma posição considerada de “amarração” em que seu objetivo era impedir que o adversário chegasse até o domínio lateral.

Desse mesmo modo a meia guarda era utilizada no Jiu Jitsu, sem muitas opções de ataques ou raspagens e por esse motivo quando um lutador chegava até a meia guarda por cima já poderia ser chamada até mesmo de “meia-passada”, porque as condições de jogo eram muito mais favoráveis aos passadores do que para aqueles que estavam jogando por baixo, que tinham basicamente como alternativas defender a passagem de guarda e tentar alguma reposição para a guarda.

A Revolução da Meia Guarda

Roberto Gordo

Na década de 90, Roberto Gordo, revolucionou esse conceito monótono de meia guarda. Na época, com 18 anos ainda faixa roxa, o aluno de Carlos Gracie Junior, começou a utilizar a meia guarda como um estilo mais “agressivo”, abrindo possibilidade de raspagens e até finalizações.

Segundo a história, “Gordo” teve uma séria lesão no joelho em 1989, uma lesão tão complicada que limitou o movimento de uma de suas pernas por um longo período de tempo. Como consequência disso, ele passou a adotar a meia guarda como um dos únicos movimentos que ele conseguia executar devido sua limitação. No princípio era utilizada somente para travar as investidas de seu oponente. Após ficar muito tempo utilizando essa posição, ele começou a aprimorá-la para atacar e se tornou grande referência de jogo de meia guarda.

Bernardo Faria

Bernardo Faria é certamente o meio guardeiro mais vitorioso de todos os tempos, através da Meia guarda, Bernardo venceu todos os grandes torneios da IBJJF, tanto em sua categoria quanto no Absoluto (Brasileiro, Mundial, Europeu, Pan), além disso foi eleito duas vezes (2013 e 2015) como o atleta número 1 do Ranking IBJJF.

Um detalhe curioso é que na faixa preta, em praticamente todas as suas lutas ele utilizou da meia guarda para garantir ao menos 2 pontos e largar sempre com uma vantagem nos pontos em suas lutas. Bernardo desenvolveu seu jogo a partir dessa posição e colocou a prova no mais alto nível do Jiu Jitsu Mundial.

Veja no vídeo abaixo o que Bernardo Faria pensa sobre a Meia Guarda

"Bernardo Faria sabe como ninguém todos os atalhos e truques dessa posição e poderá te ajudar a transformar-se em um meio guardeiro de sucesso." 

Leia Mais Sobre Bernardo...

 Lucas Valle

Com uma meia guarda muito agressiva e de fácil execução Lucas Valle é mais um adepto desse poderoso jogo de meia guarda e sempre consegue raspar seus adversários, chegar até as costas ou ainda finalizá-los através de um sistema muito eficiente desenvolvido ao longo de muitos anos de treinos e ajustes.

A meia guarda de Lucas Valle é um verdadeiro terror para os passadores, veja nesse vídeo uma de suas raspagens favoritas

Leia Mais Sobre Lucas Valle...

O Jogo de Meia Guarda de Lucas Valle é um método muito eficaz que pode funcionar perfeitamente com qualquer pessoa, independente de flexibilidade, forma física ou cor da faixa e após aprender esses conceitos, você nunca mais irá ficar tomando amasso quando estiver nessa posição durante os treinos.

O BJJ Fanatics foi até Lucas para conhecer melhor toda essa metodologia que esse excelente atleta e professor desenvolveu, e traz aqui esse curso até vocês!

Lucas irá te ensinar os melhores e mais eficientes fundamentos e detalhes da Meia Guarda, como os domínios de esgrima, posicionamento das costas e da cabeça e também as principais pegadas, para que você sempre sinta-se confortável jogando por baixo!

APERFEIÇOANDO A MEIA GUARDA COM LUCAS VALLE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores