X Close
Your Cart
Keep Shopping
A Meia Guarda Profunda No Jiu Jitsu

A Meia Guarda Profunda No Jiu Jitsu

Já falamos diversas vezes aqui de como a meia guarda evoluiu ao longo dos anos. Recentemente fizemos um post específico dizendo desde a criação de um estilo de jogo ofensivo criado por Roberto Gordo, passando pelos estilos mais modernos da meia guarda, incluindo tanto a meia guarda invertida de Jake Mackenzie e também a meia guarda profunda de Bernardo Faria.

 

Leia Mais Sobre Jake...

 

Não há dúvidas em relação a eficiência desse estilo de guarda. Sempre que enfrentamos um meio guardeiro devemos ter cuidado para que ele não chegue até aquelas posições nas quais ele se sente confortável. Uma vez realizadas as pegadas necessárias pelo meio guardeiro se torna muito difícil não ser raspado, pois as alavancas criadas a partir da meia guarda profunda são muito eficientes e precisas.

Bernardo Faria nos tempos áureos de sua carreira foi certamente o maior difusor desse estilo de jogo, e através da meia guarda profunda conseguiu raspar muitos campeões Mundiais e se tornou Penta Campeão Mundial. Um detalhe curioso é que em grande parte das suas lutas ele sempre utilizou da meia guarda para garantir ao menos 2 pontos e largar sempre com uma vantagem nos pontos.

Apesar de ser uma posição tão famosa e eficiente no Jiu Jitsu, existem pessoas que até reconhecem a qualidade dessa posição mas não conseguem nunca executá-la, isso porque nunca conseguem chegar nessa posição e sempre que tentam fazer meia guarda tomam verdadeiros amassos por baixo e são obrigados a cederem as passagens de guarda.

É claro que para que você consiga rapar partindo da meia guarda profunda é preciso primeiro que você consiga colocar o seu adversário nessa posição e para isso você deve saber exatamente como chegar na meia guarda profunda tomando o mínimo de amassos possível!

A primeira coisa que o meio guardeiro deve se preocupar é em prender uma perna do seu adversário. Um meio guardeiro de verdade não se importa em perder outras posições valiosas como a guarda aranha ou a guarda fechada, haja visto que a sua prioridade está em chegar até a meia guarda profunda.

Uma vez dominada alguma das pernas de seu adversário é preciso defender-se dos amassos daquele que vem por cima, nesse caso existem 2 opções, ou você fará um escudo com a sua perna quando o seu oponente vem tentando te esmagar, colocando-a sobre o quadril do seu oponente ou então se o seu oponente fica de pé você deve manter aquela perna presa e mergulhar na sua outra perna, trazendo o joelho do seu adversário até a sua orelha e assim conseguirá trazer seu adversário para a meia guarda profunda.

Outro detalhe importante são as esgrimas, essas irão determinar quem tem o domínio da meia guarda, aquele que detém as esgrimas conseguira ter maior controle do seu adversário, por isso é muito importante manter um braço de seu adversário esgrimado e o outro braço protegido, abraçando a perna.

Agora que você chegou até a meia guarda profunda metade do caminho já está feito para que você raspe o seu adversário. Basta agora que você encaixe alguma das raspagens, encontre o ponto de desequilíbrio e finalmente ganhe 2 pontos em alguma das tantas raspagens a partir dessa posição.

Bernardo Faria sabe como ninguém todos os atalhos e truques dessa posição e poderá te ajudar a transformar-se em um meio guardeiro de sucesso. Como falamos anteriormente, Bernardo desenvolveu seu jogo a partir dessa posição e a testou no mais alto nível do Jiu Jitsu Mundial.

Através da Meia guarda, Bernardo venceu todos os grandes torneios da IBJJF, tanto em sua categoria quanto no Absoluto (Brasileiro, Mundial, Europeu, Pan), além disso foi eleito duas vezes (2013 e 2015) como o atleta número 1 do Ranking IBJJF. Com um jogo preciso Bernardo tornou a Meia guarda profunda uma das posições mais respeitadas do Jiu Jitsu!

O melhor de tudo isso é que nós temos um curso gravado juntamente de Bernardo onde ele nos ensina através de 4 modulos todos os segredos de sua meia meia guarda, não só da meia guarda profunda, mas também de várias situações, como no caso da meia guarda partindo para o Single Leg e também quando caímos na meia guarda invertida. Esse curso é um dos nossos mais vendidos e todo mundo que comprou recomendou para os seus amigos!

Aprenda a partir de uma forma super didática todos os segredos da meia guarda, saindo do simples para o complexo e surpreenda seus adversários nos campeonatos e seus parceiros de treino na academia!

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores