X Close
Your Cart
Keep Shopping
Qual O Melhor Critério Para A Troca De Faixa No Jiu Jitsu Tempo Ou Mérito?

Qual O Melhor Critério Para A Troca De Faixa No Jiu Jitsu Tempo Ou Mérito?

Quem aí não deseja pular de nível dentro do Jiu Jitsu? Se você ainda não chegou a faixa preta é bem provável que um dos seus maiores desejos seja trocar de faixa. As vezes queremos tanto sermos respeitados pela cor da faixa que carregamos que não mensuramos de como ela é importante e como ela pode influenciar nossa vida e nosso sucesso no tatame se etapas forem puladas.

No Jiu Jitsu existe um sistema de graduação e várias cores de faixas até chegar a tão sonhada faixa preta. Mas qual seria o melhor critério para graduar? Já cumpri meu tempo na faixa e meu professor não me graduou? Porque ainda não mudei de faixa será que não sou bom o suficiente?

Essas são perguntas que rodeiam a mente de qualquer atleta, as vezes ele quer tanto a faixa que ignora os fatos,não existe uma receita de bolo quando o assunto é graduação por isso é importante seguir os conselhos abaixo:

Não peça faixa ao seu professor!

Caros fanáticos pelo Jiu Jitsu, jamais faça isso! Nós estamos ali por conhecimento, pedir a faixa demonstra que você não está pronto para recebê-la. Por mais que você ache que seu professor tenha se esquecido de você ele sabe exatamente o que ele está fazendo. Se não te graduou ou vai segurar você mais um tempo na faixa que você se encontra é porque ele acha que será bom para você, pular etapas no Jiu Jitsu pode prejudicar imensamente o período na próxima faixa.

Aguarde a sua vez

Tudo tem o tempo certo, cada academia e principalmente cada professor tem a sua metodologia e seu critério de graduação. Talvez ele espere algo a mais de você na faixa que está, ou talvez sua frequência nos treinos não está boa, ou então ele acha que ainda não está pronto para a faixa seguinte. Ter paciência, esperar a sua vez e confiar no seu mestre são pontos indispensáveis em um verdadeiro lutador, se ele treina objetivando faixas ele não está pronto para ser chamado de lutador.

Não é o aluno que pede a faixa e sim a faixa que pede o aluno

A única faixa que, de acordo com as regras da CBJJ, Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, não existe tempo mínimo de permanência é a faixa branca, já as seguintes tem a estipulação de um tempo mínimo de permanência para que o praticante seja levado ao próximo nível. Mas veja bem, tem estipulação de tempo “Mínimo” e não Máximo, desta forma seu professor pode segurá-lo durante 5 ou 6 anos numa faixa até achar que você está apto para ela.

Se preocupe mais com o aprendizado do que com a cor da faixa que estará na sua cintura!

É claro que gostamos de reconhecimento e queremos ser agraciados com uma nova graduação isso faz bem para o nosso ego, porém não seja ingênuo, não quer dizer que ao amarrar uma nova faixa em sua cintura seu Jiu Jitsu mudará assim que isso acontecer! Faixa não é mágica ela só comprova que você está a um passo a frente de outros, mas não lhe dá super poderes.

Pode ter certeza que quando estiver pronto para a próxima fase seu professor não terá motivos para deixar você mofando em uma faixa, ele não está ali para puni-lo ou menosprezá-lo sua função ali é lhe orientar e lhe dar uma boa formação.

Quer graduar mais rápido? Foque no treino!

Não é porque você está a 10 anos na faixa azul que você treinos com afinco os 10 anos. É bem provável que você tenha se ausentado por meses ou até anos e em frequência mesmo não chegue nem a 1 ano de treinos. Então contar tempo não é a melhor solução, se quiser resultados rápidos você não pode se contentar com pouco.

Para chegar mais rápido e bem preparado para a próxima faixa você precisa querer mais do que todos, treinar mais que qualquer um e respirar Jiu Jitsu, desta forma você alcançará seu objetivo mais rápido.

Não é só “porrada” que faz um bom lutador

Muitos acham que são bons de rola, são treinos duros para seus companheiros, dá sufoco nos mais graduado e acha que isso já é motivo para que ele seja recompensado. Acalme-se que não é bem por aí, como já dissemos anteriormente, faixa não te dá super poderes e nem te deixa imune a finalizações. Existem pessoas talentosas e nem por isso elas devem pular etapas, o Jiu Jitsu possui uma infinidade de técnicas que precisam ser aprendidas a aperfeiçoadas antes da próxima graduação.

Critérios de Graduação

Existem muitos critérios de graduação, os principais são exame de faixa, tempo e merecimento! Esses critérios variam muito de professor para professor e depende das regras da academia por isso não dá para precisar qual é o correto.

Porém não há duvidas que o merecimento seja o mais efetivo, já que assim o atleta recebe a faixa por estar apto ao próximo nível e por ter condições de sustentar a nova faixa que carregará em sua cintura. As críticas pelas graduações por tempo de faixa já foram citadas acima, pelo fato de que nem sempre o tempo que o atleta está na faixa é referente ao tempo que ele treinou.

O exame de faixa também poderia ser considerado efetivo, porém se preparar para uma apresentação de golpe não significa que o atleta consiga executá-los de maneira precisa na hora do combate real.

Uma coisa é certa independente do critério adotado em sua academia busque sempre dar o seu melhor, que deve segurar a sua faixa é você e não quem lhe concedeu o direito de portá-la. Então não se apresse tenha paciência e busque ser um lutador técnico e completo e com certeza o sucesso chegará até você!

Quer aprender técnicas efetivas?

A equipe do BJJFANATICS disponibiliza para você o melhor conteúdo do mundo do Jiu Jitsu para que você aperfeiçoe sua técnica e consiga vencer seus oponentes com facilidade. Já falamos inúmeras vezes a importância de ser um lutador completo dentro do BJJ,por isso aqui você encontra as mais variadas técnicas: passagens de guarda, guarda fenomenais, berimbolo, estrangulamentos fatais e muito mais! Atletas como Irmãos Miyao, Lucas Lepri e Rodrigo Cavaca  estão esperando por você!

Não perca tempo e adquira logo o seu!!

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos