No Jiu Jitsu Ou Você Ganha Ou Aprende! Verdade Ou Apenas Uma Maneira De Consolar?

No Jiu Jitsu Ou Você Ganha Ou Aprende! Verdade Ou Apenas Uma Maneira De Consolar?

Os fanáticos por Jiu Jitsu quando decidem se testar e colocar a cara para lutar em um campeonato ele vai para ganhar!! Na verdade ninguém entra numa luta para perder, todos querem alcançar o lugar mais alto do pódio, com a ilusão de que aquilo é a única coisa que comprova que ele é bom no que faz. Agora se ele não for o campeão quer dizer que anula todo o trabalho, dedicação que ele teve e ainda tem todos os dias? E quer dizer que ele não é um bom lutador?

Muitos excelentes lutadores jamais conquistarão o título de campeão mundial, pelo simples fato de que nunca poderá ir lutar um dos maiores e mais prestigiados campeonatos de Jiu Jitsu do mundo, por falta de grana ou por outros motivos pessoais. Então significa que ele não é bom o suficiente para estar entre os melhores? Claro que não! Quantos prodígios e talentos ficam pelo caminho por diversos motivos? As pessoas e os jiujiteiro precisam se preocupar mais com o ser do que com os títulos em si. Todos querem ser reconhecidos pelo seu esforço, mas não é uma medalha que transparecerá isso, o que demonstra quem você é verdadeiramente e o que você faz todos os dias, das coisas que você abre mão, do quanto de amor você dá aquilo que escolheu para ser sua vida.

Temos uma cultura de que só é bom aquele que está no primeiro lugar do pódio, é muito importante ser um campeão isso faz parte do crescimento e amadurecimento de qualquer atleta. Ganhar é uma das melhores sensações do mundo, no entanto faz mais bem ao ego do que propriamente ser um divisor de águas que separa o bom do ruim. Para alguém ganhar outro tem que perder e não há nenhum demérito nisso, se prontificar a lutar não é para qualquer um, tem que ser muito corajoso para chegar até ali.

Não existe esse negócio de “Ah... eu só perco campeonato não sou bom, vou desistir disso!”, se você se dedica, treina muito e certo, se alimenta bem, descansa corretamente, faz sua preparação física, estuda o Jiu Jitsu, você vai ser bom no esporte, só precisa ter um pouco de paciência e persistência.

Se você luta com obrigação de ganhar, isso nunca será saudável para sua mente, pois quando isso não ocorrer você vai se frustrar. E seu desempenho dentro das competições jamais será o mesmo que você tem dentro dos treinos, é mais por um fator psicológico do que físico ou técnico.

A única obrigação que você deve ter é a de se preparar. Faça tudo que está ao seu alcance para ser melhor, não melhor do que os outros, mas melhor do que si mesmo.

Lutar tem um papel fundamental na vida de qualquer atleta, todo praticante deveria experimentar ao menos uma vez a sensação que um campeonato proporciona, pois é diferente de tudo que estamos acostumados a sentir nos treinos.

Fui no campeonato, perdi e agora?

Agora é voltar focar nos erros, treinar mais, analisar em qual situação você está falhando e buscar dirimir esses erros. E mesmo assim corre grandes riscos de você acertar os detalhes e um dia perder novamente, não estamos aqui para te mostrar apenas o glamour e sim mostrar a realidade que todos nós passamos. Quando você tem o pé no chão a realidade se torna menos dura e você aproveita mais cada momento, você para de observar apenas o que é ruim e começa a ver o lado bom de todas as coisas.

Quando alguém fala que “quando você luta, se você não ganha você aprende” essa pessoa não está apenas querendo te fazer sentir melhor, claro que esse é um objetivo que está inserido na fala também, mas a pessoa quer te mostrar que é uma oportunidade de você repassar sua luta na cabeça ou até mesmo em filmagens e ver onde você errou, onde deu mole, onde deveria ter feito outra coisa, isso é um aprendizado que só competindo que você adquire.

Um bom atleta só ganha, o melhor é aquele que independe do resultado sabe reconhecer seus erros e cria coragem para consertá-los. Você conta a sua história e nem sempre serão só flores, haverá muitos percalços no seu caminho e é exatamente isso que faz você ficar forte.

Imaginem a situação, em uma competição um passador sensacional, dá um mole e cai fazendo meia guarda, neste momento ele percebe que são sabe como desembolar dali, pois nunca se preocupou em fazer essa guarda em seus treinos, garanto que no próximo dia de treino, inconscientemente ele estará mais atento a meia guarda e vai querer aprender um pouco mais sobre ela, para que se num futuro próximo a mesma situação acontecer e saiba exatamente como comportar dali.

Já que estamos falando de meia guarda, ela pode ser um terror para muitas pessoas, no entanto vira e mexe caímos nesta posição, e apesar de não ser tão simples para alguns ela é uma posição extremamente forte e eficaz.Leonardo Saggioro, conhecido como Cascão, é um dos nomes mundialmente conhecido por sua eficiente meia guarda onde ele consegue raspar todos os seus oponentes até mesmo os mais pesados.

Outra fera que manda muito bem na meia guarda é a fera da GF Team Jake Mackenzie, o gringo com coração brasileiro, desenvolveu um jogo a partir da meia guarda invertida onde ele se sente confortável e surpreende todos os seus oponentes.

O segredo para se tornar um campeão não é só buscar vencer campeonatos e sim se tornar um lutador mais técnico e completo possível, reduzindo a sim a chance de erros e também de ser pego de surpresa numa posição que não está acostumado trabalhar.

Para te ajudar nisso o BJJFANATICS conta com o maior acervo de curso com as mais variadas posições onde você aprende varias guardas, passagens monstruosas e muitas finalizações. Na meia guarda conte com a ajuda de Jake Mackenzie e Leonardo Saggioro para surpreender seus oponentes.

Não perca tempo e adquira já o seu!!

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores