X Close
Your Cart
Keep Shopping
Enfrentando Os Desafios Da Nova Graduação No Jiu Jitsu

Enfrentando Os Desafios Da Nova Graduação No Jiu Jitsu

Muitos atletas e praticantes de Jiu Jitsu iniciaram o ano de 2019 em uma nova graduação, muitos esperaram ansiosamente pela nova faixa, sabendo que com ela virão novas conquistas, mas também muitas responsabilidades.

Geralmente os praticantes da arte suave preocupam-se tanto em trocar a cor da faixa que está em sua cintura que não se preocupam com os encargos que vem junto com ela.

Na verdade a troca que faixa é algo muito gratificante, todos nós esperamos ansiosamente pela graduação. Uma pessoa inicia a pratica do Jiu Jitsu pelos mais variados motivos, podendo ser a por busca de um estilo de vida saudável ou talvez o objetivo seja emagrecimento, pode ser também como uma forma de aliviar o estresse causado pela correria do dia a dia ou simplesmente por ser um amante de artes marciais. Mas o passar do tempo ela vai conhecendo a filosofia do esporte e vai se apaixonando cada vez mais por ele. A partir daí ele começa a buscar a evolução.

No entanto, independente do motivo que a leve ao início da prática do jiu jitsu ela ainda não tem a plena ciência dos obstáculos que encontrará no caminho até conquistar a tão cobiçada faixa preta.

Aos que iniciaram o ano na nova faixa é preciso entender que as coisas ficarão mais sérias e ele não pode mais se dar ao luxo de cometer erros que seriam toleráveis se ele estivesse na faixa anterior.

Mas enfim querendo ou não mais cedo ou mais tarde você precisa lidar com as pressões e responsabilidades de uma nova faixa. Quando estamos na branca às coisas são mais “fácies”, não mais fáceis por não ter dificuldades, mas no sentido de que os erros são comuns e são aceitáveis á medida que tudo é muito novo para ele.

Agora a partir da faixa azul não há mais desculpas, se seu professor lhe concedeu essa graduação é porque ele sabe que você tem todas as condições de sustentar a sua faixa de acordo com o grau de conhecimento que cada uma enseja.

Qual o significado de uma faixa?

A famosa frase do Grande Mestre Hélio Gracie que diz que faixa só serve para segurar as calças, é uma citação muito forte que nos remete a uma análise mais profunda do contexto desta expressão.

O intuito desta frase é engrandecer a prática do Jiu Jitsu, onde reafirma ao aluno que ele deve se preocupar mais com sua evolução e seu aprendizado do que se inquietar apenas com a cor da faixa que está amarrada na sua cintura.

Para muitos faixa é status e você só será respeitado se tiver uma graduação maior, e na verdade não é exatamente assim. Aprender o Jiu Jitsu leva tempo, são necessários anos de dedicação e muito comprometimento para que você conheça mais da arte suave e mesmo assim é impossível que o praticante, mesmo após muito e muitos anos estudando e vivendo para o Jiu Jitsu, dominar todas as posições, já que é uma arte que possui uma infinidade de técnicas e a cada dia que passa novas variações e novas técnicas surgem.

O segredo para fazer jus a nova cor da faixa que amarra seu kimono é se dedicar um pouco mais, no início você sentirá um peso maior, mas você verá que muita coisa continuará a mesma coisa, não será a nova cor dela que fará com que você se revolucione seu jogo da noite para o dia após a graduação.

Nos primeiros treinos será mais difícil, por exemplo, você tinha parceiros de treino que eram faixas azuis com você, e então você foi promovido a faixa roxa. Num dia vocês estão no mesmo patamar e no outro você está um degrau acima, inconscientemente perder para eles não é mais um opção, então para não correr o risco de perder você se imita mais e trava seu jogo.

E aí é que está o erro, a diferença será vista depois de um tempo e não imediatamente. Agora se você ficar sentado esperando que sua faixa lhe ensine Jiu Jitsu, sinto lhe informar mais você será um atleta frustrado e provavelmente não irá se manter firme dentro do esporte, pois o ego falará mais alto e a faixa vai pesar mais do que o normal.

O segredo para se dar bem na nova graduação é ter calma, paciência, levantar a cabeça e buscar ser um eterno aprendiz, à medida que a cor da faixa escurece as responsabilidades aparecem na mesma proporção e você querendo ou não terá que lidar com isso.

Então foque em melhorar, se doe um pouco mais, aprenda técnicas novas, dedique seu tempo para melhor o seu jogo no Jiu Jitsu. Lembre-se sempre que o princípio da arte suave é o domínio da técnica sobre a força, então quanto mais graduado mais se espera eficiência e aperfeiçoamento das técnicas, o estudo deve sempre estar presente não só dentro da academia, aquele que busca aprimorar seu Jiu Jitsu deve se comprometer com seus objetivos e buscar novas metodologias para lapidar seu jogo.

Por isso o estudo é de suma importância, hoje em dia muitos graduados não dominam posições básicas e não sabe as regras básicas do esporte e isso é inaceitável, pois traz a tona certa banalização das faixas, e isso não pode ocorrer porque nós que somos fanáticos pelos Jiu Jitsu, temos plena consciência da importância de cada faixa e como é importante ter uma Bse sólida para se formar um bom faixa preta.

Procurar aprender técnicas e aperfeiçoar aquelas que já sabe deve ser sua principal preocupação para se dar bem na sua nova etapa dentro do Jiu Jitsu, se você se empenhar para isso não terá nenhum problemas em ser um atleta mais graduado, poderá ajudar aqueles que tem menos tempo que você, além de lapidar seu jogo e ter a oportunidade de surpreender seus oponentes.

E nessa parte você pode contar com nossa ajuda!!! O site do BJJFANATICS tem tudo o que precisa saber para dar conta de sua nova faixa. Aqui você aprenderá das técnicas mais simples como a Kimura com Robson Mau Mau até a sensacional meia Guarda invertida comJake Mackenzie.

Não fique de fora e se torne um atleta de verdade!!!

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos