O Que Um Aluno Espera Do Seu Mestre De Jiu Jitsu?

O Que Um Aluno Espera Do Seu Mestre De Jiu Jitsu?

Sempre abordamos o lado do que um professor espera dos seus alunos, mas será que você já parou para pensar o que você espera do seu mestre?

Não adianta dizer que espera que ele te ensine Jiu Jitsu, porque vai muito alem disso. Um mestre para um aluno e como se fosse a figura de um pai. O aluno olha para seu professor como um garotinho olha para o pai, com aquele olhar de admiração, respeito e carinho.

O professor de Jiu Jitsu é uma das maiores referência na vida de qualquer atleta. Somos como uma esponja e absorvemos tudo dele não só os ensinamentos técnicos como seu comportamento que de forma direta ajuda a desenvolver o nosso caráter, nós passamos a agir e nos comportamos na maioria das vezes como nosso mestre não só dentro do tatame como na vida também.

Muitas vezes nos esquecemos que apesar de para nós ele parecer um “super herói” ele é um ser humano que tem sentimentos e também passa por dias ruins e bons assim como nós. Haverá dias que ele estará mais sério, com caras de poucos amigos, tratando os alunos de um jeito mais ríspido, no entanto isso passa e temos que respeitá-lo e entender que ele tem o direito de ficar assim ás vezes.

Um professor Jiu Jitsu tem um papel fundamental na formação do aluno ele tem o poder de influenciar, ensinar e inspirar.

Toda pessoa que procura o Jiu Jitsu tem um objetivo para estar ali, seja busca por uma atividade física, emagrecimento, pode ser por amor às artes marciais, mas também existem aqueles que procuram o Jiu Jitsu como uma terapia. Sim! Terapia! O Jiu Jitsu tem a capacidade de melhorar o humor, diminuir o estresse e proporcionar bem estar.

Agora imagine você chega no treino após um dia intenso de trabalho e seu professor está com “a macaca” cuspindo fogo e resolve descontar em você? Esse é o tipo de coisa que não pode ocorrer e um professor bem preparado sabe exatamente como lidar com essas situações e fazer a separação da vida pessoal da profissional. Afinal lidar com o público não é fácil e preciso carisma e paciência para que as pessoas se sintam bem e continuem a frequentar o local.

Quem nunca ficou chateado por levar aquele pequeno "esporro" do mestre? Quase todo mundo já passou por isso.

Mas, independente daquele sentimento de raiva momentâneo, o mesmo que sentimos em relação aos nossos pais quando nos corrigem, sabemos que é para o nosso próprio bem.

Nosso mestre é aquele cara que percorreu um longo caminho para chegar aonde chegou. Ele não caiu ali de paraquedas, foram anos de dedicação e anos de abstenção de outras coisas na vida, para correr atrás de um sonho que para muitos é só ilusão e uma fase. Mas ele persistiu e escolheu disseminar a arte suave e mudar a vida de outras pessoas também.

Rodolfo Vieira um dos maiores nomes da história do Jiu Jitsu e seu mestre Julio César

O que um professor não deve fazer

O primeiro ponto de ser um professor que trabalha com o corpo do aluno é garantir a integridade física do mesmo.  Quando vídeos já não passaram pelas redes sociais, onde aquele que deveria proteger o aluno é o mesmo que realiza rituais de comemorações por graduação de maneira perigosa, que podem vir a trazer sérios danos a saúde do aluno?

Confira aqui um post completo sobre esses rituais de graduações polêmicos.

Se um professor oferece bolsa para um aluno conseguir treinar na sua academia por falta de recursos, não quer dizer que ele é dono e manda e desmanda no aluno. É claro que é uma troca, o professor ajuda o aluno e aluno deve retribuir treinando sempre, mantendo seu kimono limpo, sendo um exemplo para os demais e assim por diante. No entanto muitos professores confundem isso e acham que seu aluno deve gratidão eterna e nunca pode o abandonar. É um ponto controverso, mas um aluno tem que ter sua independência e se for para cobrar a ajuda com juros altos e melhor nem oferecê-la porque poderá faz mal para a relação entre os dois.

Essa postura não é adequada à profissão. Ser um mestre vai muito além do que esperamos, um aluno deposita fé e confiança no seu professor e este deve fazer de tudo para atender as expectativas de seus alunos.

O que se espera de um professor

Ensinar Técnicas

É óbvio, mas não custa salientar. O aluno de Jiu Jitsu espera que seu professor o ensine o que ele sabe. A magia do Jiu Jitsu está na infinidade de técnicas que ele possui e um aluno quer aprender, ele paga por isso. Já falamos que o professor é como se fosse um ninja para seus alunos então ele sempre deve deixar um gosto de “quero mais”, para que seus alunos se mantenham interessados no esporte.

Respeito

Havia muito aquela cultura de que os menos graduados não são gente, no entanto essa concepção tem caído por terra e hoje há muito mais entrosamento entre os alunos de todas as faixas. O professor como tem a “patente mais alta” no tatame na hora do treino deve ser respeitado, mas também deve sempre respeitar seus alunos e os tratarem bem, pois todos um dia fomos iniciantes e sabe como é difícil se manter fiel a BJJ, principalmente quando não somos bem tratados.

Ter autoridade não ser autoritário

Não há nada mais desagradável do que aquela pessoa que por ter um conhecimento maior, desprezarem aquelas que sabem menos , um bom professor reconhece isso, procura ter pulso firme, pois afinal Jiu Jitsu e baseado na disciplina e no respeito, mas também permite um contato menos formal com os alunos e isso faz com que eles se sintam melhor no ambiente do tatame e tenham mais gosto pela arte.

Observar seus alunos

Todo mundo quer ser reconhecido, elogiado, mas isso se torna melhor quando é feito por aquele que nos ensina. Às vezes até uma correção e motivo para engrandecer o aluno, já que ele percebe que está sendo observado.

Honre seu professor e ele te honrará também, pois ele é quem está disposto a lhe guiar da faixa branca até faixa preta. E um não pode existir sem o outro. Não Há aluno sem professor nem poderá existir professor se não for seus alunos.

Quer aprender mais sobre Jiu Jitsu?

Já sabemos a importância de um mestre (professor) na vida de um aluno, mas também sabemos que ele sozinho não consegue dar conta da demanda do aluno por conhecimento.

Pensando nisso o site do BJJFANATICS disponibilizou um conteúdo completo exclusivo para que você possa completar suas aulas na academia e ampliar seu arsenal de técnicas. Mestre Barbosa um dos maiores professores de todos os tempos faz parte do time do BJJFANATICS e irá te ensinar seus maiores segredos para impor pressão durante a passagem de guarda.

Não perca tempo e adquira já o seu!!

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores