X Close
Your Cart
Keep Shopping
O Que Um Praticante De Jiu Jitsu Precisa Fazer Para Chegar Até A Faixa Preta?

O Que Um Praticante De Jiu Jitsu Precisa Fazer Para Chegar Até A Faixa Preta?

O maior objetivo e sonho de todo praticante de Jiu Jitsu é chegar até a faixa preta. Essa faixa é considerada o ápice de um lutador, pois ela demonstra que ele permaneceu firme durante toda a caminhada e passou por todas as faixas e superou todos os obstáculos que apareceram na sua jornada.

Para muitos a faixa preta é o ápice do atleta, e alguns começam a ficar desmotivados por acharem que chegaram ao fim e não há muito mais o que conquistar, no entanto a faixa preta só fecha um ciclo e ao mesmo tempo inicia outro. Não é porque alguém chegou a faixa preta que ele não tem mais nada para aprender e que já sabe tudo o que deveria saber.

Isso não é verdade qualquer praticante da arte suave está em constante aprendizado. Até porque o Jiu Jitsu é uma arte que está em constante evolução, a todo o momento novas posições e novas variações estão surgindo.

Há uma enorme diferença entre TER uma faixa preta e SER um faixa preta. Qualquer um pode amarrá-la na cintura, entretanto é preciso merecê-la e o mais importante: SUSTENTÁ-LA!

Quanto mais escura for sua faixa mais exemplo você deve dar e mais responsabilidade você terá que ter. Alcançar a faixa preta você deve estar afiado nas técnicas, saber sobre a história do Jiu Jitsu e principalmente ter caráter!

O caráter deve vir acompanhado de auto disciplina, auto controle, humildade e respeito. Não é porque alcançou a graduação mais desejada dentro da arte suave que você deve parar de evoluir, sempre haverá algo para aprender e mesmo assim é impossível que uma pessoa só domine todas as técnicas, chegar a faixa preta não é fácil por isso ao conquistá-la você deverá buscar mais conhecimento ainda para que possa ajudar a evoluir os menos graduados e também nosso esporte de uma maneira geral.

Quanto tempo uma pessoa pode demorar  para pegar a faixa preta?

O caminho é longo, não tem como você virar um faixa preta do dia para a noite. Na verdade isso é impossível! É claro que o tempo para alcançar essa graduação pode variar drasticamente de pessoa para pessoas, algumas pessoas que tem uma familiaridade com artes marciais, um talento fora do comum ou extrema dedicação com certeza chegarão até ela com menos tempo do que aquelas que não levam o esporte tão a sério!

Um tempo médio para chegar a essa graduação respeitando o tempo mínimo exigido em cada faixa pela CBJJ gira entre 8 e 10 anos de treino, mas esse tempo pode variar drasticamente de acordo com a frequência e dedicação de cada aluno.

O que é preciso fazer para chegar até a faixa preta?

A melhor definição de faixa preta é: aquele aluno que está mais bem preparado para começar a aprender. Chegar até a Faixa preta não que dizer que é o fim mas sim o início. E para chegar até a tão sonhada faixa preta o praticante deve exercitar alguns comportamentos e assim se formar um bom atleta de Jiu Jitsu e ter o privilégio de realmente ser um Faixa preta e não apenas ter uma amarrada em sua cintura.

Amplie seu arsenal de técnicas

Faixa preta e sinônimo de sabedoria e por mais que seja difícil um pessoa dominar todas as técnicas existentes no Jiu Jitsu você deve tentar chegar ao mais próximo disso. Não importa a sua faixa pode ser branca, roxa, azul ou marrom, procure sempre aprimorar suas técnicas eles são a base do Jiu Jitsu e querendo ou não um faixa preta é referência para os demais então trabalhe o máximo de técnicas que conseguir durante a sua caminha para chegar afiado na preta.

Tenha Persistência

Tenha a consciência que nem todos os praticantes chegarão à essa graduação, pois a vida pode levá-lo para caminhos bem diferentes. Mas se esse for realmente seu sonho e seu propósito de vida, você não pode deixar que os obstáculos que surgirão na sua caminhada de desvirtuem do seu objetivo. Escolha se manter firme e focado apesar das intercorrências e a sua faixa preta chegará antes que você imagina!

Seja um exemplo

Muito acham que só quando é faixa preta que se deve dar o exemplo, mas não é verdade! Independente de sua faixa ser um exemplo para os outros e essencial. Quando estamos rodeados de muitas pessoas e comum que elas absorvam o comportamento uma das outras. Se você é um faixa azul baderneiro o faixa branca pode se espelhar em você e começar a ter os mesmo tipo de atitude. Por mais que você não perceba alguém pode estar seu espelhando em você então procure sempre ser um exemplo dentro e fora dos tatames.

Respeite

O respeito faz parte da filosofia do Jiu Jitsu, não define faixa e nem idade e sim caráter. Ser respeito com seus professor e com seus amigos de treino e requisito primordial para pegar a faixa preta. Imagine só aquele aluno arrogante e mal educado tendo em sua cintura uma faixa que lhe permite certas regalias? Não daria muito certo! Então respeite a todos e seja respeitado.

Estude muito

Isso é algo muito recorrente, mas nunca é de mais falar. Se você quer chegar à faixa preta você deve ter um diferencial.  Não é só saber técnicas e saber suas variações, saber as defesas das mesmas e principalmente saber como repassá-las para frente.

Um bom faixa preta é aquele que está disposto a aprender mais e principalmente disposto a ensinar e repassar o que sabe para a frente seja ele um professor profissional ou não.

A melhor maneira de aprender mais sobre determinada coisa e repassá-la para frente, quando você ensina uma técnica para alguém você estará repassando ela em sua mente várias vezes e poderá descobrir novas pegadas e novos ajustes a cada vez que a fizer.

Sempre que tiver a oportunidade ensine a alguém! Quando chegamos ao tatame ficamos perdidos e ter alguém que nos acolha e nos mostre a beleza do Jiu Jitsu faz com que sintamos mais a vontade e consequentemente nos apaixonemos também pela arte! Acolher os companheiros de treino é um requisito para se tornar faixa preta pois chegará um dia que você estará a frente de muitos para repassar os ensinamentos da arte suave!

Quer apressar seu caminho até a faixa preta?

O primordial e ter um verdadeiro arsenal de técnicas e para isso a galera do BJJFANATICS vai te ajudar!! Nosso site conta com as mais variadas técnicas feitas pelos melhores lutadores de Jiu Jitsu de todos os tempos como Rodolfo Vieira,Leandro Lo e Bruno Malfacine

Você não pode ficar de fora! Venha aprender como se tornar um campeão!!

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos