X Close
Your Cart
Keep Shopping
Os Graus No Jiu Jitsu São Uma Excelente Forma De Motivação!

Os Graus No Jiu Jitsu São Uma Excelente Forma De Motivação!

Muitas academias adotam o sistema de graus, para várias pessoas os graus são insignificantes enquanto para outras são um estimulo para não desistir e continuar a caminhada! Quem não fica a espera de um reconhecimento por seu trabalho e por sua dedicação? Todos nós! Mesmo que isso não deva ser o focado de nossas ações e muito bom quando somos valorizados pelo que fazemos e isso nos dá ainda mais vontade de continuar a caminhar e esse é o papel dos graus dentro do Jiu Jitsu.

Quem é um fanático pelo Jiu Jitsu sabe que para se conquistar uma faixa não é nada fácil e nós temos que caminhar por muito tempo, treinar, estudar, aprender, errar, acertar até que nosso professor julgue que estamos prontos para o próximo nível. Mas esse período não é lento, e deve ser mesmo, uma faixa pode consagrar ou desmotivar um atleta por isso ela tem o tempo certo para ser concedida.

Entretanto muitos jiujiteiros são impacientes e acham que só porque não receberam uma faixa não estão evoluindo ou então não estão sendo valorizados por seus professores! E vários desse acabam desistindo no meio do caminho, por não encontrem motivos para continuar a jornada.

 A verdade é que essa cultura de ser “agraciado” por uma faixa, por exemplo, quando se ganha uma competição, está de certa forma banalizando as faixas e desmotivando vários atletas que são exímios lutadores, mas por uma série de fatores não conseguem bons resultados nas competições.

Por esse motivo o papel do professor e fundamental na vida de todos os alunos, ele precisa ser o mais consciente possível para manter seus alunos confiantes, analisando todo o conjunto e não apenas um ou outro resultado positivo.

E os graus estão nesse meio para ajudar a manter a chama acesa dentro dos alunos do Jiu Jitsu, cada pessoa que está dentro do tatame tem o seu próprio objetivo com o esporte, por isso o critério não pode ser único e cada caso deve ser analisado de maneira isolada. E os graus vem como uma solução para reconhecer os esforços de cada um dentro do tatame e dar uma motivo a mais para eles continuarem a caminhar pois estão na direção certa.

Mas como um simples esparadrapo pode motivar?

Uma série de alunos param de treinar por acharem que não estão progredindo no Jiu Jitsu! Todos atribuem a troca de faixa como uma medidor de evolução, de fato essa é uma das funções dela, mas cada aluno tem uma evolução e um objetivo diferente dentro do Jiu Jitsu que devem ser levados em consideração e também deve ser observadas as regras do esporte em relação a graduação e os critérios adotados por cada professor.

Às vezes um faixa branca que está a ponto de desistir do esporte, entretanto ainda não está apto para a faixa azul, mas é dedicado treina todos os dias e constantemente busca a sua evolução. Um grau pode e vai mudar esse cenário, ele vai se sentir valorizado e terá motivos para continuar. O grau para quem recebe é como se fosse uma honraria, ele tem o poder de mudar a forma como o atleta está se enxergando e ao mesmo tempo chamar um pouco mais de responsabilidade para ele.

Quando receberei um grau?

Se sua academia adota esse sistema, os critérios para o recebimento desse grau podem varia drasticamente. Muitos professor utilizam a frequencia do aluno para definir o momento do recebimento do grau, mas não é um critério absoluto. Uma dica fundamental é: confie em seu professor ele saberá o momento exato de lhe conceder o grau!

Preciso pagar pelo grau?

Este é um ponto polêmico, muitos são contra outros são a favor, não há como definir se esta certo ou errado essa prática de pagamentos por graus, cada academia tem o seu critério e deve ser respeitado.

O melhor critério é o merecimento?

Assim como a faixa o grau também precisa ser merecido, a cada grau alcançado mostra que você está mais perto da nova faixa e que sua responsabilidade está aumentando. Um atleta para merecer um grau, não precisa vencer todos os seus companheiro de treinos e nem ganhar centenas de medalhar, o que ele precisa é ter dedicação, se ela estiver presente mais cedo ou mais tarde o seu sucesso irá chegar, o que não adianta é ficar sentado no sofá esperando um milagre acontecer.

Os graus são como testes que o preparam para a prova final que é a troca de faixa, a cada um você precisa entender que está mais próximo do nível seguinte e isso deve ser usado como forma de motivação para você se empenhar ainda mais e buscar ainda mais a sua evolução.

O  grau sempre deve ser visto com algo positivo, que comprova que você está na direção correta, mas algo que é preciso chamar a atenção é que você nunca deve pedir grau para o seu professor! Você sempre deve dar o seu melhor e se o seu grau ainda não chegou é porque seus professores tem planos para você, não se compare com seus companheiros de treino tudo vem na hora que deve vir!

Prepare-se

Você deve estar preparado para faixa nova e para os graus também, a cada um recebido a responsabilidade também aumenta e não há forma melhor de se preparar que cuidar de sua técnica!

A técnica é a base de todos os lutadores de Jiu Jitsu, por isso quanto mais técnica você tiver melhor você será e na plataforma do BJJFANATICS temos tudo o que você precisa para afiar a sua técnica e estar mais que preparado para o próximo nível!

Nossa plataforma possui o maior e mais completo conteúdo do mundo do Jiu Jitsu feito especialmente para aqueles atletas que desejam conquistar o mundo do Jiu Jitsu! Aqui você aprenderá tudo com os maiores campeões do esporte, feras como Bernardo Faria, Rodolfo Viera, Leandro Lo estão esperando por você para lhe ensinar todos os truques das suas posições favoritas!!

Venha logo se tornar um grande lutador!!!

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

 

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos