X Close
Your Cart
Keep Shopping
Quem Disse Que Os Menos Graduados No Jiu Jitsu Não Podem Ser Um Bom Treino Para Você?

Quem Disse Que Os Menos Graduados No Jiu Jitsu Não Podem Ser Um Bom Treino Para Você?

Todos nós sempre teremos algo a ensinar do mesmo modo que sempre teremos algo a aprender e no Jiu Jitsu não é diferente do mesmo modo que um faixa preta ensina as técnicas de luta para um faixa branca, um faixa branca também poderá ensinar algo a ele, inclusive dentro da Arte Marcial! Mas como isso seria possível? Continue lendo esse texto que entenderá melhor o que estamos falando!

Primeiramente pessoas estão sempre aprendendo com outras pessoas, seguindo exemplos, adquirindo costumes, aprendendo palavras novas e até mesmo com os erros das demais. Ninguém é tão ignorante que não possa ensinar do mesmo modo que ninguém é tão sábio que não tenha algo para aprender.

Existe essa cultura ultrapassada de que o treino com os menos graduados é algo ruim, principalmente para aqueles que já estão mais próximo a linha de chegada que é a faixa preta, a pior parte dos que excluem aqueles que estão chegando agora e que eles esquecem que um dia também foram iniciantes.

Sim! A maioria deles não lhe ofereceram aquele treino pegado, lhe trazendo riscos reais, mas não é por esse motivo que eles não ajudaram você a se tornar um lutador melhor. Muitas academias principalmente as que começaram a pouco tempo, ainda não tem uma grande turma de graduados e conta com muitos faixas azuis e brancas, poucos faixas roxas e as vezes com um ou dois faixas marrons. Pense só se você fosse o único faixa marrom da academia, iria procurar uma com mais faixas marrons ou ia dar o seu jeito de melhorar os seus companheiros de tatame até que eles se tornem grandes treinos para você?

É bem provável que num primeiro momento o instinto seja abandonar o barco e até mesmo culpar os parceiros de treinos por seus possíveis resultados negativos como por exemplo: “eu não ganho nada porque na minha academia não tem treino para mim?” Isso não é verdade, é claro que existem posições que só são permitidas para faixas pretas e faixas marrons, no entanto o caso hipotético acima, só serve para demonstrar o quanto que nós desmerecemos aqueles que estão nas faixas abaixo de nós.

O vento nem sempre estará favorável, por isso você precisa se adequar a direção que ele vai. Os menos graduados estão começando, eles ainda não tem o conhecimento técnico, e nem a sua experiência com a Arte, porém não significa que eles não possam lhe oferecer um treino bom e ajudá-lo a evoluir tecnicamente e também como pessoa.

Um faixa branca é como um folha de papel em branco e quando ele começa no esporte, algo começa a ser escrito nesta folha e ele absorverá tudo que lhe for ensinado, por isso uma base sólida é muito importante e também determinante para o tipo de lutador que ele virá a ser. Pois bem, mesmo sendo como um papel em branco e mesmo aqueles que não tem a mínima noção de arte marcial, eles irão absorver o conhecimento á sua maneira e colocam sua marca em um posição, com uma pegada ou movimento que venha a partir de sua individualidade.

Aposto que você já treinou com alguém menos graduado que enrolou sua vida e lhe expôs a perigos simplesmente porque fez uma pegada fora do tradicional ou então porque fez um movimento que você nunca havia visto antes matando o seu jogo! Aí quando você vai treinar com outra pessoa que lhe coloca na mesma situação que você passou com o menos graduado você se lembra do que ele fez, repete e descobre que estranhamente funciona. Essa é a beleza do nosso esporte você ensina algo ao aluno e ele devolve para você com uma identidade diferente. Por esse motivo que o nosso esporte é uma das artes mais belas que existem, é claro que é difícil superar dedicação e experiência, mas as vezes você pega um faixa azul talentoso que lhe oferece mais riscos do que aquele faixa preta casca grossa.

Lembre-se de uma coisa, quanto mais faixas brancas tiver em sua academia é melhor, sinal de que o esporte nunca vai acabar agora se chegar aquele dia em que não existirem mais faixas brancas, sinto informar mais o nosso Jiu Jitsu não sobreviverá.

Para de menosprezar os menos graduados, com eles você não precisa explodir, medir força e ter mais cautela ao realizar suas técnicas. Saiba que devido a sua superioridade técnica você consegue testar novas posições com a consciência que conseguirá reverter o treino caso a situação não fique tão favorável para você!

Nós temos a terrível mania de ver somente o lado negativo das coisas, talvez um faixa branca, azul ou até um roxa, não lhe dará o melhor treino, mas saiba que ao ensiná-los você além de os ajudá-los a melhorar para que no futuro possam ser seus treinos pesado, você ainda reforça as técnicas na sua mente.

Divida seus treinos, treine com todas as pessoas, escolher os treinos é importante, mas ajudar na evolução do próximo também é! Se acha que aquele é um rola perdido tente ao menos trabalhar suas dificuldades nele, já que garante sua supremacia em relação aos outros, de uma maneira ou de outra, querendo ou não, você estará evoluindo, mesmo sem perceber!

Nunca meça um treino pela cor da faixa, pela idade, pelo sexo ou pelo tamanho, o respeito e pelos outros e a humildade em ensinar e aprender deve sempre lhe acompanhar independente de sua faixa ou de quanto tempo de Jiu Jitsu tem.

Os grandes campeões como Claudio Calasans e Bruno Malfacine passaram por todas as etapas até conquistarem o seu espaço na faixa preta. Todos nós começamos do mesmo jeito, o que diferencia uns dos outros é aquele que quer mais e se dedica para alcançar o que almeja ajudando a todos que estão na mesma caminhada que você independe de faixa ou de qualquer outra coisa!

Tenha uma nova filosofia dentro do Jiu Jitsu ADOTE UM MENOS GRADUADO, chame o para treinar, ensine-o, corrija se precisar, aperte o treino se necessário e depois de um tempo verá a mudança que ocorrerá com ele e também dentro de você!!

Quer melhorar sua técnica?

O site do BJJFANATICS tem todas as técnicas que você imagine das mais simples com a americana de braço de Cláudio Calasans até as técnicas de Bruno Malfacine para vencer oponentes maiores e bem mais fortes!!

O que você está esperando?? Venha logo e seja um lutador de sucesso!!

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores