Overtraining No Jiu Jitsu, Seu Corpo Dando Sinais De Que Algo Está Errado Na Sua Rotina De Treinos

Overtraining No Jiu Jitsu, Seu Corpo Dando Sinais De Que Algo Está Errado Na Sua Rotina De Treinos

Alguns lutadores de Jiu Jitsu tem aquela concepção de quem treina mais é o melhor. Dadas as devidas proporções isso pode até ser verdade, mas esse treinamento deve ser certo, não é treinar até morrer e sim treinar da maneira correta, em conjunto com alimentação e com o descanso, que é primordial para qualquer atleta independente do esporte que ele pratica.

O corpo humano não é uma máquina que consegue trabalhar por horas e horas sem parar e se der algum defeito é só trocar alguma peça que já está nova. O corpo exige cuidados, cada atleta tem seu limite físico e quando extrapola demasiadamente esse limites o organismo começa a dar sinais negativos, mostrando que é hora de diminuir a carga que deposita nele.

Overtraining em inglês significa (excesso de treino) é se dá muitas das vezes pela falta de planejamento e estruturação da rotina de treinos do praticante da arte suave. É caracterizado por um quadro de fadiga crônica, sendo resultado de alguma falha nos três pilares na vida de qualquer atleta que é: Treino, alimentação e descanso.

Quando ocorre esse excesso de treino, alguns sintomas começam a aparecer indicando que algo está prejudicando o organismo.

Sintomas que podem caracterizar o famoso “Overtraining”

Mudança de Humor e perda de motivação

Você começa a ficar irritado com facilidade, se sente cansado o tempo inteiro. É diferente de sentir preguiça ou estar simplesmente um pouco cansado. É um excesso de cansaço onde você não consegue nem pensar direito e não quer e nem consegue realizar os movimentos nos treinos.

Queda da resistência imunológica

Com esse cansaço excessivo seu corpo começa a trabalhar mais para tentar suprir a energia que você precisa para executar as tarefas do dia combinadas com os treinos de Jiu Jitsu. Com essa demanda sua imunidade começa a cair e você ficar doente com mais frequência dores de cabeça, gripes, resfriados ou viroses constante podem indicar que você está em Overtraining.

Perda de qualidade de sono

Você mesmo estando estafando, não consegue desligar seu corpo e sua mente. Seu sono não é mais ininterrupto e acorda com aquela sensação de que não dormiu nada.

Aumento do número de lesões

Quando o excesso de treino chega nesse estágio de prejudicar o atleta, as lesões demoram mais tempo para melhorar e surgem novas com mais frequência.

Sonolência durante o dia

Esse estado começa também a prejudicá-lo não só dentro do tatame, mas também fora dele, seja em casa, com os amigos ou no trabalho. Falta ânimo para realizar atividades corriqueiras.

 Os treinos não rendem mais

Você não consegue fazer força por mais que queira. Seus parceiros de treino que antes não conseguiam sobressaí-lo já raspam e passam sua guarda com mais facilidade.Onde seus reflexos não são mais os mesmos.

Nos casos mais graves podem levar á depressão

O cansaço mental é um grande inimigo do ser humano. Uma mente cansada pode trazer sérios riscos à saúde daquele que está sofrendo com ela. O Jiu Jitsu praticado de forma correta ajuda no tratamento dessa terrível doença.

Este fenômeno ocorre em atletas que vão além daquilo que seu corpo consegue aguentar. E assim como uma máquina quando está defeituosa mostra sinais o corpo também então é importante estar o tempo todo atento a estes sinais que ele apresenta.

Um bom atleta de Jiu Jitsu sabe que nem sempre treinar de mais é a solução, fora que não é só os treinos específicos de BJJ que o desgasta, há muitos fatores externos que em conjunto com a arte marcial o levam á este quadro. Trabalho, a correria do dia a dia somado á eventuais estresses familiares pode colaborar para o desenvolvimento desse desgaste fisiológico.

O que fazer para evitar que isso aconteça comigo

Para chegar nesse extremo de entrar em Overtraining, o atleta tem que estar exigindo muito alem do que o corpo aguenta. É importante saber identificar, pois às vezes é um simples cansaço que um pouco de descanso já e capaz de recuperar seu organismo.

Planejamento é a palavra-chave dessa questão, ter um cronograma diário de treino e descanso com a orientação de um profissional qualificado, poderá além de evitar esse triste desfecho aumentar seu rendimento nos demais treinos.

Dicas para evitar o Overtraining

Tenha uma boa alimentação

Seu corpo precisa de minerais, vitaminas e muita energia para aguentar os treino de Jiu Jitsu, que por vezes são bem puxados, procurar um nutricionista é uma excelente estratégia, pois ele é um profissional que irá adequar seus treinos com sua necessidade calórica diária. Dependendo de qual for seu objetivo. Uma alimentação certa é fundamental para o sucesso de um atleta.

Cuidado com suplementos

É normal vermos praticantes fazendo uso de suplementos, muitas vezes o uso é indiscriminado e pode afetar a saúde. Pré treinos devem ser tomados com cuidado, pois quando utilizados a noite podem acelerar demais seu metabolismo atrapalhando seu sono. Isso criará uma dificuldade de recuperação muscular e mental.

Alterne os estímulos dos treinos durante a semana

Escolha 2 ou três dias para fazer treinos mais fortes e no restante dos dias procure focar na parte técnica, não exigindo de mais do seu corpo, isso ajudará na recuperação evitando o temível Overtraining.

Cuidado com o “bater peso”

Muitos atletas se desgastam na preparação para um campeonato visando reduzir o peso. Geralmente eles se sacrificam na alimentação é diminuem a ingestão de líquidos e aumentam os treinamentos, esse comportamento pode ajudar a desenvolver essa estafa crônica.

Descanse

Para estar 100% nada como um boa noite de sono, jamais sacrifique seu descanso, lembre-se que descansar faz parte do treinamento e você volta revigorado para fazer mais guerras.

A parte técnica constitui grande parte do treinamento de Jiu Jitsu, a filosofia da arte suave é “mínimo de força, máximo de eficiência”, então quanto mais técnico mesmo desgastado você sai dos treinos e automaticamente evita o Overtraining.

Quer ficar mais técnico e fazer menos força?

O BJJFanatics disponibiliza para você o maior e melhor conteúdo de Jiu Jitsu do mundo. Temos uma grande variedade de técnicas ensinadas pelos maiores mestres da arte suave de todos os tempos como Rodolfo Vieira e Leandro Lo.

Não perca mais tempo e revolucione seu jogo!!!!

Adquira já o seu!!

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores