Pegadas Fortes E Flexibilidade São Essenciais Para Ser Um Bom Guardeiro No Jiu Jitsu

Pegadas Fortes E Flexibilidade São Essenciais Para Ser Um Bom Guardeiro No Jiu Jitsu

Já falamos inúmeras vezes o quão importante é para o lutador de Jiu Jitsu ser dono de um jogo completo. Se você também é um fanático por Jiu Jitsu e quer aprender a arte de fazer uma guarda ou então não quer mais ser intitulado como “guarda de manteiga”, leia o post até o final e descubra como se tornar um exímio guardeiro.

O primeiro passo para ter um guarda ofensiva e treiná-la! Você vai tomar amasso, vai perder nos treinos, ficará em situações complicadas e será finalizado várias vezes, porém a única maneira de aprender algo e tentando fazer.

Isso não pode te desanimar! Se persistir logo começa a ficar mais interessante você começa a sobressair em posições que nem imagina um dia utilizar.

É muito fácil trabalhar em posições que dominamos e nos sentimos confortáveis, porém não será sempre assim. Se você deseja ser um atleta e um competidor tem que estar preparado para utilizar todas as posições em seu jogo, não é porque você gosta de somente passar guarda que não poderá acontecer uma situação real nas competições que exija de você fazer uma guarda.

É sempre melhor saber e não precisar do que precisar e não saber. Se você não gosta de fazer guarda, ok ! Mas jamais negligencie as posições de guarda treine nem que seja somente para saber caso precise. Porém saiba que tem inúmeras vantagens de se fazer guarda no Jiu Jitsu.

Já caiu por terra aquela visão onde o guardeiro é sempre aquele que mais leva prejuízo. Atualmente temos uma gama de excelentes atletas que possuem guardas perigosas capaz de enrolar até os passadores mais sinistros.

Se você está decidido a inserir a guarda no seu jogo de Jiu Jitsu duas coisas muito importantes que você deve se preocupar é:  melhorar suas pegadas e estar constantemente trabalhando a sua flexibilidade.

Por que ter pegadas fortes?

As pegadas fortes são uma característica muito forte dos judocas, eles treinam elas constantemente e sabem que ele é a base para que seu jogo flua. Quem conhece um pouco do Judô sabe que para se executar quedas com perfeição são necessárias pegadas firmes e fortes.

Com o guardeiro não é diferente, ele precisa frear os movimentos do passador, se o adversários que está por cima estiver solto tem mais liberdade para se movimentar e complicar a vida de quem está embaixo.

Com as pegadas fortes e nos locais certos os guardeiros podem mandar no jogo e ditar o ritmo da luta, através dela é possível executar raspagens e finalizações, além de manter controle,aproximando ou afastando o oponente sempre que for necessário.

Como conseguir pegadas fortes

Nas academias de Jiu Jitsu não é muito comum trabalhar especificamente as pegadas, por isso segue abaixo algumas dicas para você conseguir melhorar suas pegadas.

Faça pegadas firmes

Você nunca irá melhorar suas pegadas se ficar cheio de frescura para segurar do kimono do seu oponente. Faça um pegada segura e firme, ele vai tentar desfazê-la se conseguir volte e pegue novamente. Seus dedos ficaram doloridos e poderão criar calos ao longo do tempo, porém é um sinal de você está com ótimas pegadas.

Treine estouradas de pegadas

Saber como conseguir estourar aquela pegada sinistra se desgastando o mínimo possível é tão importante como saber aplicá-las da maneira correta. Além de lhe ensinar como se livrar das pegadas de seu oponente frustrando seus ataques, também ajudará a fortalecer as suas.

Flexão com as pontas dos dedos

este é um método bem avançado mais que pode te ajudar a te pegadas firmes. Se você ainda não tem a habilidade de fazer este tipo de flexão comece fazendo a tradicional e depois quando estiver afiado nela busque essa variação. Nessa flexão ao invés de deixar a mão espalmada distribua seu peso nos dedos, sempre concentrando para não se machucar.

Porque a Flexibilidade também é importante?

Outro ponto que é crucial para se desenvolver um jogo de guarda é ter flexibilidade. Ter uma boa flexibilidade melhora e muito as movimentações, ao mesmo tempo que lhe permite executar as posições com mais mobilidade. Isso não serve só para os guardeiros! Todo Jiujiteiro precisa de flexibilidade, mas os guardeiros não podem viver sem ela.

Como ter mais flexibilidade?

Alongamentos

Se tem algo que não pode faltar na vida que qualquer praticante de Jiu Jitsu são os alongamentos, melhoram a mobilidade do atleta além de prevenir inúmeras lesões. Muitas pessoas não tem ideia da importância de alongar e um dos maiores erros é negligenciar esta parte do treinamento

Pilates

Outra forma de melhorar a flexibilidade é fazendo pilates.Ele cumpre muito bem esse papel de aumentar a flexibilidade sendo uma excelente atividade para ser praticadas por Jiujiteiros e que influenciará diretamente no treinos dos mesmos.

Quer melhorar sua guarda?

Venha aprender com os melhores. O BJJFANATICS disponibiliza para você um conteúdo completo onde você vai aprender tudo sobre guarda com os melhores guardeiros de todos os tempos!!

Thamires Aquino, Irmãos Miyao e Rodrigo Cavaca vão te ensinar todos os seus segredos para ter um perigosa guarda!

Não fique de fora venha conferir!!

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores