Sou Peso Pena, Devo Lutar No Absoluto?

Sou Peso Pena, Devo Lutar No Absoluto?

Entendendo o Absoluto

O absoluto consiste em uma categoria que separa os praticantes somente por faixa etária e cor da faiz, essa divisão é caracterizada por ser livre de limite de peso. Onde por exemplo, atletas de 60 Kg podem enfrentar adversários de 120Kg, desde que esses estejam inseridos na mesma faixa etária ( juvenil, adulto, master) e na mesma cor da faixa (branca, azul, roxa, marrom ou preta). Frequentemente essa divisão premia seus campeões com quantias em dinheiro ou outros tipos de premiações (Kimonos, suplementos, vale compras, etc...)

Quem pode lutar o absoluto?

Dependendo do campeonato somente aqueles que conquistaram uma medalha em sua divisão de peso estão aptos a se inscreverem no absoluto, contudo isso não é uma regra geral, existem campeonatos em que o praticante pode se inscrever na classe aberta, independente de ter conquistado uma medalha ou não.

Contudo alguns fatores devem ser observados antes de se inscrever para o absoluto. Geralmente eles acontecem após a categoria tradicional de pesos (galo, pluma pena, leve, médio, meio-pesado, pesado, super-pesado, pesadíssimo) e por isso alguns atletas já estão muito fadigados devido as lutas já realizadas nas suas respectivas categorias.

Outro fator que deve ser observado, e que intitula este post é o fator “diferença de peso”.  Normalmente a classe absoluta é dominada pelos atletas de peso superior (acima do meio-pesado), mas por se tratar-se se uma modalidade livre de peso, todo mundo pode se inscrever.

Apesar disso nem sempre é indicado que você sendo um peso pena ou pluma, por exemplo, lute um absoluto. Se você fez muita força na sua categoria, está cansado e não possui um jogo eficiente contra pessoas mais pesadas, inevitavelmente entrará no absoluto somente para facilitar a vida de alguém e ainda correrá o risco de uma lesão, visto que ninguém entra no absoluto para brincadeira, quem entra em um absoluto deve star preparado para matar ou morrer!

"Levinhos Destemidos"

Isso tudo vai depender de como você está preparado para esse desafio, existem “levinhos” que tem grande facilidade em lutar com os “pesadões”, possuindo um jogo extremamente eficaz para superar os gigantes e não serem amassados por esses caras.

Um exemplo disso é o Leonardo “Cascão”, o peso pena especialista em meia guarda, desenvolveu um jogo afiado onde permanece confortável e tranquilo em situações que outras pessoas provavelmente se encontrariam desesperadas.  

 Sua meia guarda é incrível e única, Saggioro consegue controlar a luta e raspar adversários mais pesados, utilizando sempre o princípio da ação e reação para aplicar suas belas raspagens de meia guarda.

Leia Mais Sobre Cascão...

Outro atleta que nem é tão levinho assim mas também é capaz de fazer frente com os brutamontes é Claudio Calasans. Calasans  venceu o absoluto do maior evento de lutas agarradas sem kimono do mundo na categoria absoluto, o ADCC de 2015.

Ele estava inscrito em uma categoria onde que possuía gigantes como Rodolfo Vieira, Yuri Simões, Vinny Magalhães e João Gabriel,  Cláudio Calasans sagrou-se campeão e hoje é considerado um dos mais completos grapplers de todos os tempos!

Especialista em mão de vaca (chaves de punho), guarda fechada , ataques de perna e pé, Cláudio disponibiliza um fantástico curso de como superar gigantes, completamente em Português.

Leia mais sobre Calasans...

Outros grande exemplos de Atletas levinhos que já se deram bem em absolutos, são João e Paulo Miyao,esses dois caras que, apesar de uma clara desvantagem de força e um biotipo franzino, utilizaram essas técnicas pra ganhar tudo, tanto na faixa roxa, quanto na marrom e também na preta, direto, em anos consecutivos.

Os irmãos usam e abusam do berimbolo para conquistar suas as vitorias, vencendo muitos campeonatos inclusive no peso absoluto. Essa combinação exige uma combinação de movimentos e de pegadas, ela abre para um leque não somente para pegadas de costas e raspagens mas também muitas outras opções, que podem ser leg locks, arm locks, chaves de pé, montada, dentre outras. 

Você é “levinho” e quer lutar o absoluto?

Então prepare-se  fisicamente e também tecnicamente, isso aumentará exponencialmente as suas chances de êxito. Caso contrário, você apenas será utilizado como comida para os tubarões!

O BJJ Fanatics disponibiliza cursos com Leonardo Cascão e Claudio Calasans, e está preparando um curso incrivel curso dos irmãos Miyao que poderá te ajudar a enfrentar os grandões! Nesses cursos você conhecerá todos os ajuste e detalhes que fizeram esses grandes atletas se tornarem referências dentro de nosso esporte!

O melhor de tudo é que neste final de semana o curso de Cascão está com um super desconto! Corra pois esse desconto poderá se encerrar a qualquer momento!

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

Marcadores