X Close
Your Cart
Keep Shopping
Por Que O Jiu Jitsu É Chamado De Xadrez Humano?

Por Que O Jiu Jitsu É Chamado De Xadrez Humano?

Provavelmente você já ouviu dizer que o Jiu Jitsu é como um xadrez humano, mas você sabe o porquê dessa comparação? Se você também é um fanático por Jiu Jitsu assim como nós, sabe que o princípio mais importante desta arte marcial é a técnica.

Nosso esporte também é chamado de Arte Suave pela eficiência de seus golpes, que utilizam o mínimo possível de força para executar os movimentos. O Grande Mestre Hélio Gracie que foi o responsável pelo Jiu Jitsu mais refinado que conhecemos hoje, se baseou no sistema de alavancas para que a Arte se tornasse perfeita onde os considerados mais fracos poderiam ter a oportunidade de vencer oponentes bem mais fortes do que ele.

O que mais ouvimos dentro do Jiu Jitsu é que ele é um esporte que não necessita ter vários kilos de músculos, ser muito forte ou ser um gigante, você só precisa entender os movimentos e como usar a física em seu favor. O sistema de alavancas é perfeito mas o mais importante é saber como usá-lo.

Quando estamos em uma competição ou até mesmo dentro dos treinos e nos encontramos em uma situação de desvantagem é normal que paremos de pensar, a impressão é que ficamos cegos e esquecemos tudo o que aprendemos e queremos resolver tudo na força. E é exatamente nesse instante que podemos perder a luta, quando paramos de pensar!

No jogo de xadrez todos os movimentos das peças devem ser friamente calculados, pois qualquer erro é fatal e você expõe suas fraquezas. O Jiu Jitsu também é conhecido como o “jogo de xadrez humano”, pois é considerada uma arte marcial que trabalha com raciocínio lógico. Os praticantes da Arte Suave não desenvolvem só o corpo, mais trabalham também a parte mental e psicológica, servindo como ferramenta de manutenção e desenvolvimento do caráter, autocontrole, equilíbrio mental, além de ensinar a disciplina e também o respeito.

A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões e no Jiu Jitu não é diferente. Muitos se enganam ao pensar que o corpo é a parte mais importante da arte suave. Pode se dizer que é 30 % corpo e 70 % do seu cérebro.

Um dos maiores erros dos lutadores de Jiu Jitsu é perderem a cabeça quando estão em uma situação complicada, o esporte exige muita concentração e calma, para realizar os movimentos com precisão é preciso ter calma e saber a hora certa de agir.

O multicampeão Bernardo Faria sabe exatamente como se livrar de situações complicadas, ele desenvolveu um excelente jogo de defesas que o permite sair de posições complicadas como costas , 100 kilos e montada. Então mesmo achando que está na boa, o adversário não sabe o que virá a seguir, Bernardo consegue transformar posições ruins em favoráveis para ele. Sempre mantendo centrado e focado em seu objetivo e não deixa em nenhum momento sua mente o sabotar.

Leia Mais Sobre Bernardo...

O segredo para se dar bem em uma luta é traçar um estratégia, e claro que lutas são imprevisíveis, mas você já deve ter na sua mente o que fará caso seu adversário te puxe para a guarda primeiro, ou antecipar para quedá-lo rápido ou pular logo na guarda. O seu oponente jamais saberá o que passa em sua cabeça, ele pode ter uma ideia de seu jogo, mas jamais saberá exatamente o passo que você tomará a seguir. Use isso a seu favor pense no que gosta de fazer e sempre tente imprimir seu jogo primeiro, não deixe seu adversário ganha confiança.

O Jiu Jitsu é como qualquer jogo de estratégia, você precisa descobrir como jogar melhor do que os outros para sobressair seus opoentes.

Manter-se calmo é importante para cumprir fielmente o que vem trabalhando todos os dias no treino, busque treinar seu corpo, mas nunca abandone sua mente. Estudar posições, contragolpes, ataques e defesas deixa você mais confiante e será muito mais difícil do oponente te pegar de surpresa, pois você sempre estará um passo a frente.

Quer turbinar seu Jiu Jitsu?

Saber ataques é muito importante o problema e que muitas das vezes deixamos de lado as defesas de determinados golpes e certas posições. Saber se defender é tão importante quanto saber atacar por isso jamais subestime essa área pois ela pode salvar você em muitas situações.

Por isso a equipe do BJJFANATICS juntamente com a fera Bernardo Faria preparou para você um manual completo com várias defesas para que seu adversário nunca surpreenda você. Neste curso você aprenderá como sair da montada, defesa básica dos  100 kilos repondo a guarda, Do joelho na barriga para a meia guarda profunda E MUITO MAIS....

Venha logo adquirir o seu e se torne um campeão!!!

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos