24 De Abril O Dia Dos Samurais, Entenda A Relação Desses Guerreiros Com O Jiu Jitsu!

24 De Abril O Dia Dos Samurais, Entenda A Relação Desses Guerreiros Com O Jiu Jitsu!

Hoje dia 24 de abril é comemorado em vários estados o Dia do Samurai! Recentemente a data foi instituída pela lei estadual 8.294/19 no Rio de Janeiro, sancionada pelo atual governador do Rio De Janeiro, Wilson Witzel.

O projeto de Lei de autoria do deputado estadual Wanderson Nogueira, tinha o objetivo de enaltecer ainda mais cultura nipônica e principalmente de difundir a tradição e os ensinamentos dos guerreiros samurais. O motivo para a data seria uma homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten e introdutor no Brasil do Kobudo: as tradições guerreiras dos samurais.  Além do Rio De Janeiro a data é reconhecida em Piracicaba, Ribeirão Preto, Campinas, Guarulhos além dos estados do Paraná, Amazonas e Santa Catarina.

Para entender melhor a relação entre os samurais e o Jiu Jitsu é necessário voltar na história e entender um pouco mais sobre o surgimento de nossa arte! Lembre-se que conhecer a história de sua arte o torna um atleta e um professor melhor!

Ainda há muita especulação sobre o surgimento do nosso Jiu Jitsu e não é possível afirmar corretamente o momento exato de sua criação! Existem inúmeras teorias e inúmeras lendas que tentam desvendar o mistério de quando realmente o Jiu Jitsu foi criado.

Muitos falam que o Jiu Jitsu foi idealizado pelos monges indianos, esses monges que vivem em peregrinação precisavam se defender constantemente de ladrões e saqueadores e muitas das vezes força e robustez, devido aos longos períodos de jejum que se submetiam, não era seu ponto forte e para conseguir se livrar dos possíveis perigos e para se defender com eficácia perante os inimigos criaram técnicas que os permitiam vencer com habilidade os oponentes mesmo que estes fossem mais fortes e maiores do que eles.

Então essa misteriosa e eficaz arte começou crescer e se disseminar, logo os guerreiros indianos começaram a utilizá-las em seus combates, e não parou por aí, logo guerreiros do mundo todo como chineses e japoneses também começaram a aprender, usar e aperfeiçoar esta arte.

Os guerreiros japoneses com muito estudo e dedicação aperfeiçoaram esta arte em conjunto com as demais que também praticavam! Esses eram os respeitados Samurais! Os samurais eram guerreiros japoneses que defendiam os senhores feudais. A tradução da palavra samurai é  “aquele que serve”.  Em 1868 os samurais perderam o direito de utilizar armas em seus combates e foi ai que aperfeiçoaram ainda mais as suas técnicas de luta.

Mas o samurais não são apenas conhecidos por sua destreza nas lutas e pelo seus conhecimentos nas artes marciais, mas principalmente por seus valores. O samurais seguiam um código de conduta, o BUSHIDO!

O que é o Bushido?

O bushido é um conjunto de valores e princípios que devem ser seguido pelos guerreiros samurais de maneira exata e rígida. Um grande samurai é composto por grandes valores assim como os Jiujiteiros prezam: O respeito, a disciplina e a lealdade!Mas o que mais se destaca na conduta de um samurai é a sua honra! A honra de um samurai é tão importante que caso ela a feri-se teria a obrigação de suicidar-se!

Muitos atribuem aos samurais apenas a destreza para a guerra e o conhecimento nas artes marciais, mas eles também eram extremamente cultos e muito inteligentes. E pasmem, históricos comprovam que as mulheres também poderia ser samurais, mesmo que fosse algo extraordinário!     

      

“Atualmente as artes dos antigos samurais são praticadas com o objetivo de ajudar as pessoas a superar obstáculos no seu dia-a-dia e adquirir tranqüilidade, controle, disciplina e auto-confiança.”

Lutadores de Jiu Jitsu são samurais modernos?

É claro que o conceito de samurai é algo amplo e deve ser utilizado com certo cuidado. Mas não há nada que nos impeça de seguir os passos e os ensinamentos desses grandes homens que lutavam por sua honra, com muita disciplina lealdade e respeito.

Todos nós sabemos que a cultura japonesa é maravilhosa e o Jiu Jitsu Brasileiro independente de certeza da época de sua criação ou não tem fortes indícios da cultura nipônica e muito do esporte deriva do Judô que sem duvida é uma grande arte japonesa com grandes ensinamentos e grandes valores que são repassados a seus praticantes!

Neste dia de hoje devemos homenagear os samurais que apesar de conhecermos sua história muitas das vezes apenas pelo cinema, temos certeza de sua importância na história e claro na filosofia das artes marciais!

Se você quer se aproximar do conceito de um samurai saiba que você precisa se dedicar muito na sua arte marcial, mas também estudar a filosofia da arte e segui-la ao pé da letra! Precisamos ser bons na luta e principalmente no nosso convívio com os demais, respeitando nossa arte, nossos mestre e principalmente nossos companheiros de treinos, pois sem eles não há como aprendê-la!

Quer ser um grande mestre no Jiu Jitsu?

Você está no lugar certo! Aqui você aprenderá tudo o que precisa saber sobre a arte suave!! Além de um blog com um conteúdo amplo para você aprender tudo sobre o Jiu Jitsu, o site do BJJFANATICS ainda conta com uma plataforma completa recheada com os melhores cursos feitos com os maiores lutadores e maiores professores da arte suave!

Aqui você terá como professores grandes mestres da Arte Suave que chegam perto do título de grandes samurais como Bruno Malfacine que lhe ensinará todos os segredos que você precisa saber para enfrentar adversários fortes e maiores com você com muita coragem e confiança na sua técnica!

Além de Malfacine temos um curso especial coma fera Lucas Lepri que ensinará os segredos de uma perfeita passagem de guarda ! Mas não se preocupe, isso é só uma parcela do que temos a lhe oferecer!! Outro grande nome do Jiu Jitsu que está esperando para lhe ensinar todos os segredos de sua incrível meia guarda e a fera Bernardo Faria! Ele lhe mostrará as técnicas e os detalhes para raspar todo e qualquer oponente que surgir em sua frente!! E muito Mais!

Venha imediatamente conferir todos os nossos cursos que foram feitos com muito carinho para que você se torne tudo aquilo que deseja ser dentro do esporte!!



A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores