X Close
Your Cart
Keep Shopping
Tayane Porfírio É Pega No Antidoping, Perde Ouro Duplo De Mundial E Se Pronuncia Sobre A Decisão Da USADA

Tayane Porfírio É Pega No Antidoping, Perde Ouro Duplo De Mundial E Se Pronuncia Sobre A Decisão Da USADA

A atleta que acostumou-se a ser campeã está afasta de eventos da IBJJF por 4 anos. Tayane Porfírio que hoje defende a bandeira da Gracie Barra, venceu aqueles que são os campeonatos mais importantes do Jiu Jitsu, tanto em sua categoria quanto no Absoluto, com uma carreira espetacular a atleta revelou que desde o ano passado, logo após a conquista do ouro duplo no Mundial IBJJF recebeu um comunicado da USADA em relação ao uso de substâncias proibidas.

De acordo com o relatório da Usada a substancia encontrada trata-se da Nandrolona, que é encontrada no esteroide Deca Durabolin. Na defesa inicial de Tayane, a lutadora relatou que nunca teria feito o uso dessa substância em sua carreira, entretanto, poderia ter utilizado alguma outra substância contaminada que poderia conter algo proibido, a entidade não deferiu a defesa de Tayane e decretou nessa semana que a mesma está suspensa durante 4 anos de participar de eventos da IBJJF.

O período de afastamento de Tayane se iniciou em 22 de junho de 2018, data em que sua suspensão provisória foi imposta. Além disso, a dupla conquista no Mundial de 2018, tanto da categoria Pesadíssimo quanto do absoluto foram cassadas e os pontos foram anulados no Ranking da IBJJF.

A USADA é responsável pelo processo de teste e gerenciamento de resultados para atletas do Movimento Olímpico dos EUA e é igualmente dedicada a preservar a integridade do esporte por meio de iniciativas de pesquisa e programas educacionais.

Como o processo estava em andamento, Porfirio optou por aguardar a decisão final até que o tornasse público. Em sua conta do Instagram a mesma disse que não aguentava mais ficar escondendo a todos os amigos e fãs tudo aquilo que estava passando e que acreditava que o desfecho não fosse terminar assim. No dia de hoje, 10 de abril, a mesma postou uma nota de esclarecimento com a seguinte mensagem:

Por que resolvi aceitar uma punição da USADA:

Depois de quase um ano - um ano muito difícil, um ano de muita escuridão, decepções e frustrações, escrevendo dezenas de textos pensando em como dizer isso e no que as pessoas iriam falar, como iriam julgar - hoje tive forças de escrever... • No ano passado fui notificada pela USADA, a Agência Estadunidense de Anti-Doping, pelo suposto uso de uma substância que sequer sabia o que era: Nandrolona. A substância estaria presente nas amostras colhidas durante o Mundial 2018 da IBJJF.

  • Ao ser notificada, fiquei sem saber o que fazer. Comecei a listar tudo que tomei durante o tratamento da lesão na minha coluna vertebral, ocorrida em 2017 – e amplamente divulgada pela mídia especializada. Achando que talvez algum medicamento poderia estar contaminado ou contivesse “Nandrolona”, pesquisei sobre essa substância na internet e descobri que se trata de um esteroide anabolizante. Não é testosterona propriamente dita, mas um derivado.
  • Nenhum dos medicamentos ou tratamentos prescritos pelo meu médico no curso do tratamento provou-se conter a tal da substância “Nandrolona”. A única explicação que meu time e eu chegamos é a de uma infeliz troca de frascos na farmácia. Explicação essa que a USADA não aceitou.
  • Desde 2016 estou banida de uma federação por exceder os 90 kg máximos da categoria. Eu sou invariavelmente a atleta maior e mais pesada da categoria em todos os campeonatos que disputo. Se nem para vencer o bullying ou para competir por premiações robustas eu jamais fiz uso de qualquer substância ilegal, não seria após um ano onde mesmo lesionada eu dominei o cenário competitivo – um ano onde também testei limpo em todas as oportunidades em que fui examinada.
  • Quem me conhece de perto sabe as condições humildes em que vivo. Mesmo multicampeã, títulos não significam riqueza material, e eu ainda resido, no Brasil, na minha querida Favela da Muzema. Minha comunidade que sofre com o crime, com o medo e, mais recentemente, com as tragédias que vimos no jornal, um fator importantíssimo na minha decisão de vir para Londres tentar uma vida melhor para mim e minha família.
  • Ao longo desse ano de processo, eu nunca tive verdadeiramente uma chance. Eu poderia ter presenciado a abertura dos frascos com as minhas amostras, mas não tinha recursos para voltar para a Califórnia, depois do Mundial, só pra isso.
  • Em nenhum momento me foi oferecido o direito da um advogado. Não fosse meu empresário, que é advogado também, eu sequer teria tido qualquer defesa. Todos sabem os custos de um procedimento desses, ainda mais nos Estados Unidos, e o Dr. Migon me defendeu sem nenhum custo durante todo esse tempo.
  • Eu tinha em minhas mãos um documento de acusação com 10 páginas em inglês - idioma que eu só comecei a estudar no meio de 2018. Mesmo assim, colaborei desde o primeiro minuto com a USADA, lhes dando acesso não só a meus médicos, como histórico hospitalar, exames e lista de medicamentos/ suplementos. Não foi o suficiente para eles.
  • E por fim agora, 12 meses depois, eu decidi assinar o documento e aceitar a punição de 4 anos. Mas eu não vou deixar de lutar pelo que acho certo. Agradeço imensamente o apoio e suporte de todos aqueles que tiveram e estão do meu lado até hoje, nos tempos difíceis e nos piores ainda. Este não é o fim para mim, mas apenas um percalço, que com muita fé e força de vontade vou superar também.
  • Hoje agradeço por tudo que passei Deus, por colocar pessoas em minha vida que me ajudarem a enxergar que já tive muitos títulos, medalhas, conquistas troféus, mas por um breve momento me faltava escutar a voz dele! "DEUS" Eu estou correndo a minha corrida que Deus tem para mim. Descobri que Deus não vai nos expor, sem antes nos treinar.”

Com uma carreira de muitos títulos e com uma técnica muito afiada, não sabemos quando essa casca grossa voltará a competir, mas temos certeza que quando ela voltar ela continuará brilhando com títulos e medalhas.

 O BJJ Fanatics conta com o maior conteúdo online de Jiu Jitsu mundial! Nossas vídeo aulas já aproximaram muitas pessoas por todo o Brasil das técnicas dos maiores lutadores do Planeta! Leandro Lo, Rodolfo Vieira e Bernardo Faria são alguns de nossos professores que te ensinarão todos os segredos de suas técnicas altamente eficientes para que você possa surpreender seus adversários nas competições e seus parceiros nos treinos na academia!

CONFIRA NOSSOS CURSOS!

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos