Tenha A Mentalidade De Campeão No Jiu Jitsu

Tenha A Mentalidade De Campeão No Jiu Jitsu



Hoje falaremos de um assunto pouco discutido no mundo do Jiu Jitsu, a mentalidade de campeão. Muitos atletas fenomenais acabam se perdendo no meio do caminho por simplesmente não conseguirem controlar suas emoções, e principalmente por se cobrarem demais, levando por algumas vezes o corpo a exaustão pela quantidade ou intensidade dos treinos, e se perdendo totalmente por não ter um nível de saúde psicológica e mental, fazendo com que sua auto estima fique baixa e e sua confiança acabe por si só.

Esses são os principais fatores que atrapalham um atleta no dia a dia e principalmente nas competições. Hoje falaremos um pouco sobre essa questão e vamos dar algumas dicas para que você tenha uma mentalidade boa, e consiga treinar e competir bem sem ficar se cobrando demais.

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


Muitas pessoas acabam criando um misto gigantesco de emoções, antes dos campeonatos de Jiu Jitsu, por muitas vezes essas emoções não são benéficas para o atleta, trazendo uma grande carga de ansiedade, estresse, raiva e até mesmo angústia. O primeiro passo é identificar esses sentimentos e se auto perguntar: Como eu estou em relação aos treinos e minha saúde? Como consigo resolver esses problemas? Qual atitude devo tomar para mudar esses sentimentos?

Feito isso você terá que ser bem criterioso na hora da resposta, pois só assim poderá se concentrar em resolver os problemas, e finalmente conseguir treinar ou lutar totalmente despreocupado.

Tenha Uma Rotina Adequada De Treinos:

Muitos atletas confundem a intensidade dos treinos pela quantidade de treinos, fazendo assim uma grande besteira. Tenha o hábito de ter uma rotina de treinos, com os dias da semana bem definidos, com a intensidade pretendida e com a quantidade de treinos em que deseja realizar, tenha uma meta semanal e não pare por nada até cumprir essa meta. As vezes nós não temos a disposição necessária para treinar ou competir, mas é nessa hora em que precisamos ter disciplina, pois só assim conseguiremos concluir nossos objetivos.



Você também precisa entender o nível em que você se encontra dentro da Arte Suave, uma boa forma de se testar e se auto avaliar é competindo. Lute em diferentes Campeonatos, com diferentes federações, para assim ter um parâmetro do seu nível. Muitos atletas se cobram muito durante os campeonatos, porém a maioria não tem ideia do nível em que se encontra.

Tenha a mentalidade e a maturidade de entender que para determinados eventos, você precisa estar totalmente alinhado com sua forma física em excelente estado, com uma ótima alimentação, com um ótimo período de descanso/repouso, e principalmente com uma ótima frequência de treinos, mirando sempre em ter uma técnica bem apurada e um jogo sólido com muitas variações, defesas e contra ataques. Portanto se caso perder não se cobre e nem fique triste, erga a cabeça, volte para a academia e treine mais, com isso você conseguirá corrigir os erros e voltará mais forte para o próximo evento.

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


Fazendo todos essas etapas, você entenderá uma parte do processo em que o lutador precisa para desenvolver, e se estabelecer com uma boa saúde mental e um bom senso de cobrança. Nem tudo está ao seu alcance por isso saiba reconhecer o seu lugar e tenha sempre em mente um lugar melhor para você, trabalhe duro e não pare até conseguir.

Tenha Uma Boa Alimentação:

Todos nós sabemos que o principal aspecto para o funcionamento da máquina perfeita, que nós somos é a alimentação, para isso te mostraremos alguns alimentos que liberam hormônios, vitaminas e aminoácidos para o bom funcionamento do cérebro e de todo o corpo, diminuindo significativamente os níveis de ansiedade e estresse, além de elevar o bem estar e a auto estima. Confira alguns alimentos essenciais para os lutadores:



Frutas Cítricas:

Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal, em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

Leite, Ovos e Derivados Magros:

Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.

Carboidratos:

Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição.

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


Carnes e Peixes:


Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade.

Chocolate:

O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.

Espinafre:

O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, "desenferrujando" o cérebro.



Tenha Um Descanso Adequado:


Muitos atletas não conseguem ter uma noite de sono completa, muito menos tem um descanso correto como se recomenda, com isso os músculos não se recuperam e acabam atrofiando com o tempo, vão perdendo força e quando o atleta perceber já esta lesionado. O treino é nada mais do que o estímulo que gera um desgaste muscular, esse desgaste é compensado depois com o descanso, gerando aumento de volume e força.

Com isso o atleta que treina corretamente, se alimenta de forma adequada, e descansa de maneira correta tem resultados expressivos e evolutivos, comparados a outros atletas que não possuem o descanso correto. Uma boa forma de se relaxar e descansar é fazendo alongamento, que além do benefício da flexibilidade pode aumentar ainda mais a confiança do atleta, na medida em que ele vai conhecendo o seu corpo e entendendo sua elasticidade ele se desafia ainda mais a resistir em determinados golpes ou briga por posições que envolvem elasticidade, aumentando ainda mais a sua auto confiança.

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


Arrisque! Não Tenha Medo De Perder:

Uma das principais formas de se adquirir uma mentalidade de campeão é perdendo o medo de algum campeonato, perdendo o medo da derrota e principalmente o medo de decepcionar as pessoas que você ama. Muitos de nós desenvolvemos o hábito de querer sempre vencer, porém por muitas vezes ficamos com os sentimentos tão abalados, que a hora da luta nós preocupamos mais em não perder do que realmente ganhar. Pode parecer confuso mas muitos atletas focam apenas em não perder, independente de sua performance, do seu resultado durante a luta e esquecem totalmente do fator principal que é a segurança na hora de lutar.

Se o atleta treinou bem, fez uma dieta adequada, descansou, se alongou, o mínimo que ele pode fazer é ficar com a consciência tranquila para compreender que ele só precisa dar tudo de si no tatame, a vitória será consequência de sua performance. Não podemos focar apenas nas derrotas, pois cada decepção por menor que pareça acaba tendo o poder de nos levar para baixo e de principalmente fazer com não conseguimos evoluir na Arte Suave e nós não queremos isso.



Portanto, arrisque-se! Seja ousado e lute com alegria, faça o seu melhor durante o campeonato e se caso perca a luta não fique chateado, encare as derrotas como os atletas de alto nível fazem, fique com a consciência tranquila de ter feito o seu melhor, vá para a academia e treine mais! O seu erro de perder não pode ser maior do que sua vontade de ganhar.

Muitos atletas conseguem ter uma mentalidade praticamente blindada nos campeonatos, e foi com essa mentalidade, que o nosso atleta Bruno Malfacine conseguiu se consagrar 10x Campeão Mundial na Faixa Preta, se tornando um dos maiores nomes do Jiu Jitsu no mundo. Nós da BJJFANATICS disponibilizamos um super curso de como lutar com adversários maiores, mais pesados, e mais fortes, sempre com a mentalidade blindada. Com riqueza de detalhes nosso atleta Bruno Malfacine mostra absolutamente tudo sobre as técnicas e movimentos utilizados, não perca tempo e adquira já o seu super curso.

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores