X Close
Your Cart
Keep Shopping
Existe Treino Soltinho No Jiu Jitsu? Sim! E Ele Não É Tão Ruim Como Você Pensa

Existe Treino Soltinho No Jiu Jitsu? Sim! E Ele Não É Tão Ruim Como Você Pensa

Todo mundo abomina o tal do treino "soltinho", quando falam essa expressão automaticamente remete aquele treino sem graça onde ninguém finaliza ninguém, que não é um treino válido. Esse termo é muito usado por aqueles que estão algum tempo sem treinar ou estão lesionados de alguma forma.

Essa expressão ficou um pouco vulgarizada dentro do Jiu Jitsu, onde todos já associam a um treino ruim, onde a pessoa está com medo ou fazendo corpo mole. Na verdade o treino mais solto tinha um objetivo de melhorar a técnica do atleta, mas as pessoas falam que vão lutar soltinho e de repente estão parecem que estão numa final de mundial.

Isso foi desmerecendo o treino "soltinho", mas na verdade ele pode ser muito bom para seu desenvolvimento técnico e para trabalhar a sua consciência corporal. Nem os melhores conseguem fazer treinos pegados todos os dias e a todo o momento, mas o atleta sabe que ele precisa continuar treinando mesmo naquele momento em que ele está super cansado.

Quem nunca ouviu aquela famosa frase “ a gente aprende Jiu Jitsu quando a gente está cansado”, isso ocorre porque no momento em que o corpo não aguenta mais mente deve sustentar e você deve usar sua inteligência para que consiga vencer a luta usando as técnicas que aprendeu, pois às vezes você pode até querer usar a sua força mas ela não vem. É clichê, mas não custa repetir o Jiu Jitsu é isso mesmo a técnica sobressaindo a força, então é nesses momentos que ela deve funcionar.

O rola soltinho, mesmo que usado por alguns com esse intuito, não foi feito para descansar ou para enganar o parceiro de treino, ele existe para que você melhore como atleta, conseguindo posições, treinando defesas e se expondo um pouco. Se você luta a todo o momento querendo ganhar o rola, você não se coloca em situações de riscos, o que faz que numa situação real de luta, você não esteja preparado para o pior.

Nem sempre você precisa mostrar verbalmente que vai fazer um rola soltinho, você só precisa ter a consciência que fará aquele treino pensando mais nas posições, abrindo mais o jogo, tentará coisas que não está acostumado, e não serve só para você não!! Por exemplo você encaixa um arm lock em seu companheiro de treino e você vê que ele encaixou a defesa correta do golpe, ao invés de apertar para finalizar, você cede um pouco da posição para que ele treine a defesa também. Os dois saem ganhando.

No entanto os treinos duros são de extrema importância, nunca devem ser abandonados, os rolas mais soltos devem ser a exceção e não a regra.

Abrindo um parentes dentro do assunto, saber defesas é crucial para a formação de um bom lutador, por mais que ninguém queira estar perto de um finalização nem sempre você conseguira evitar que ela encaixe, e para esses momentos você pode pular que nem um touro bravo e tentar sair de qualquer jeito, correndo o risco de lesionar ou ser finalizado do mesmo jeito ou então aprender as defesas corretas de golpes encaixados e como sair de posições perigosas como a montada.

Um mestre em defesas é a fera Bernardo Faria, o pentacampeão mundial além de ter um excelente jogo de meia guarda, desenvolveu um sistema preciso e eficiente de defesas onde ele consegue reverter o jogo ao seu favor.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Confira abaixo um vídeo com Bernardo Faria onde ele ensina a defesa da temida omoplata

Saber essas defesas te ajudará muito na hora que você se expor aos perigos no rola solto. O primeiro passo e deixar o ego de lado e  se colocar em teste, sabendo que o principal objetivo do rola e ajudar a você e seu companheiro a estarem bem preparados para as futuras guerras nas competições.

Benefícios do rola “soltinho”

Quantas são as raspagens não gostaríamos de aplicar na hora do rola e não as fazemos por medo de abrir a guarda fechada e perder para o companheiro de treino? Inúmeras vezes!! Ninguém quer perder, mas ali no tatame é a hora de errar para não perder na guerra. O rola soltinho é mais uma ideia do que propriamente um treino, uma ideia onde naquele dia ou em determinado rola, você vai sair da zona de conforto. Vai tentar coisas novas, vai testar o que aprendeu vendo um vídeo do BJJFANATICS, vai tentar uma movimentação nova... E se der errado? E se você perder o rola ou for finalizado? Não importa você volta e tenta outra vez, a cada vez que se propuser a aprender vai melhorar cada vez mais, e daqui a um tempo conseguirá exercer melhor seu jogo com uma técnica muito mais afiada.

Em quais situações posso fazer um rola soltinho?

Rola com menos graduados

É uma excelente hora para treinar o que aprendeu sem se expor tanto. Não estamos falando aqui em aliviar para ninguém, existem menos graduados que são muito perigosos e se você aliviar para eles vai se dar mal. O segredo é tentar encaixar posições diferentes, se você e passador tente fazer guarda, e vice e versa, nessa situações você deve saber que está aprendendo e no começo pode ser difícil mas com o passar do tempo vai ficando mais natural e você vai se conhecendo melhor como atleta.

Véspera de competições

Este é um excelente momento para rolar mais solto, o trabalho que tinha que ser feito já foi feito agora é hora de acertar posições e detalhes, e nada melhor do que fazer isso num rola mais solto com mais movimentações do que força. Não é hora de se desgastar e nem de se matar de treinar mais, agora é só lapidar o que já sabe.

Quando estiver voltando de uma lesão

Este é um momento muito delicado para muitos atletas, o gás não está mais em dia, algumas coisas precisam ser recordadas e investir em treinos menos pegados é uma solução para ir voltando aos poucos aos treinos sem se traumatizar.

Conjugar treinos soltos com treinos pegados fará de você um atleta muito melhor e muito mais técnico, às vezes precisamos dar um passo para trás para dar 10 para a frente!!

Quer ser mais técnico no Jiu Jitsu?

Nós do BJJFANATICS vamos te ajudar!! Nosso site conta com um conteúdo exclusivo feito exatamente para aqueles que querem ampliar seu arsenal de técnicas dentro do Jiu Jitsu. E para isso contamos com a ajuda dos maiores especialistas na arte suave como Fabiano Pega Leve e os reis do berimbolo, os Irmãos Miyao.

Não perca tempo e adquira já o seu!!!!!

DERRUBOU, PASSOU & FINALIZOU SEM KIMONO COM FABIANO PEGA-LEVE SCHERNER (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos