X Close
Your Cart
Keep Shopping
Um Pouco Da História E Eficiência Do Berimbolo No Jiu Jitsu

Um Pouco Da História E Eficiência Do Berimbolo No Jiu Jitsu

O Berimbolo é um golpe muito utilizado no Jiu Jitsu atual por vários atletas de renome. Mas você sabe como surgiu essa técnica que é marca registrada dos Irmaos Miyao?

Como tudo que foge do trivial, essa posição também é uma daquelas que dividem opiniões dos veteranos, muitos o intitulam de firulas é que foge do objetivo do Jiu Jitsu. Entretanto há aqueles que concordam e adoram aplicar essa técnica durante rolas e competições. Gostando o u não o que não se pode questionar é sua eficiência. O berimbolo quando bem feito, surpreende muito o adversário que fica impossibilitado de reagir.

Quem já está habituado ao Jiu Jitsu sabe que existem algumas posições que são dificílimas de alcançar, como as costas. Ao pegar as costas o atleta já sabe que é uma posição de supremacia a ali ele pode permanecer até o fim da luta, sem levar nenhuma punição por isso. Além oferecer possibilidades de inúmeros ataques sem que se exponha tanto.

A eficiência desse golpe já foi comprovada por muitos praticantes de Jiu Jitsu até mesmo nas competições. Não é um golpe muito fácil de executar. É preciso ter uma boa flexibilidade e uma muita consciência corporal.

 Na sua forma mais básica, O movimento se caracteriza quando o guardeiro entra como os ganchos da guarda De La Riva com o intuito de ganhar as costas do adversário. Apesar de ser uma posição “relativamente” recente já existem inúmeras variações e muitas formas de execução a partir de varias guardas também.

Afinal como surgiu o berimbolo?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas no mundo do Jiu Jitsu. Não há como precisar quando surgiu o berimbolo. Muitos acham que tudo começou com os Irmaos Rafael e Guilherme Mendes, entretanto o que muito gente não sabe é que o Berimbolo já era feito em 1993 por Marcel Ferreira. O Faixa preta que treinava na academia Carson Gracie conta que inventou o Berimbolo para evitar que seu companheiro de treino, Eduardo Lerner passasse a sua guarda.

Porém há uma outra teoria que Samuel Braga, da Gracie Barra de Belo Horizonte,  o campeão mundial tem se incomodado um pouco com essa história de que o “Berimbolo” é coisa só dos irmãos Mendes, afirmando que foi o primeiro atleta a utilizar dessa artimanha.

“Pois é, o pessoal parece ter esquecido que eu desenvolvi esse Berimbolo quando eu era faixa-roxa, isso em 2003! Venho usando essa movimentação desde então, como o fã de Jiu Jitsu pode constatar em vídeos do Mundial 2005, quando conquistei o ouro na faixa preta”, lembra Samuel.

Essa combinação exige uma junção de movimentos e de pegadas, ela abre para um leque não somente para pegadas de costas e raspagens mas também muitas outras opções, que podem ser leg locks, arm locks, chaves de pé, montada, dentre outras.

É um jogo moderno e versátil o que ganha a cada dia mais espaço não só dentro das academias, mas também é visto frequentemente sendo utilizado por muitos campeões durante as competições!

Independente de onde tenha surgido ou não, o fato é que é uma técnica bem eficiente que foge do esperado, mas trouxe títulos para muitos atletas como Irmãos Mendes, Charles Cobrinha e claro não poderia falta os Irmaos Miyao, que se tornaram referência quando o assunto é berimbolo.

Conheça um pouco mais sobre história dessas duas feras que são exemplo de força e superação.

João Ricardo Bordignon Miyao e Paulo Henrique Bordignon Miyao, conhecidos como “João Miyao e Paulo Miyao” ou simplesmente irmãos Miyao, são irmãos gêmeos, nascidos em 11 de maio de 1991, na cidade de Andirá, interior do estado do Paraná.

Os garotos começaram nas artes marciais através do judô, mas aos 16 encontraram o Jiu Jitsu e se apegaram ao esporte de uma forma que se tornaram os principais nomes da atualidade.

Esses dois estão entre os melhores competidores de sua geração, desenvolveram um jogo exclusivo de berimbolo com características próprias que é capaz de vencer qualquer um que ousar passar por seus caminhos.

Donos de um biotipo franzino e de uma flexibilidade fora do comum, seu primeiro professor percebeu que havia algo a mais neles o começou a incentivá-los a competir cada vez mais. O sucesso já esperado aconteceu, eles já eram destaques nos campeonatos locais. No entanto sabiam que para expandir seus horizontes precisavam mudar de equipe e assim se tornarem profissionais no esporte. E foi o que ocorreu na cidade de São Paulo encontraram um lar no projeto social de Cícero Costha o Projeto Social Lutando Pelo Bem (PSLPB). Ali firmaram suas raízes e começaram a escrever sua história no mundo do Jiu Jitsu. Os dois irmãos fizeram sua história no mundo do Jiu Jitsu acumulando muitos títulos importantes em suas carreiras.

Paulo Miyao

Campeão Mundial IBJJF (2016*/2015)
Campeão Pan Americano IBJJF (2016/2015/2014)
Campeão Pan American NOGI IBJJF (2015)
Campeão ACB JJ 65 KG (2018)
Campeão ACB JJ 6 Grand Prix (2017)
Campeão ACB JJ 8 Grand Prix (2017)
Campeão Brasileiro CBJJ (2014)
Campeão Abu Dhabi World Pro UAEJJF (2018)
Vice Campeão Mundial IBJJF (2014)
Vice Campeão Europeu IBJJF (2016)

João Miyao

Campeão mundial Sem Kimono IBJJF ( 2018 /2017/2015)
Campeão Pan-Americano IBJJF (2018 2017/2016/2015/2015/2014)
Campeão Pan-Americano Sem Kimono IBJJF (2018 / 2015)
Campeão Europeu IBJJF (2018 / 2014)
Campeão do Grande Prêmio ACBJJ 6 (2017)
Campeão Brasileiro CBJJ (2014)
Campeão Abu Dhabi World Pro UAEJJF (2018)
Vice Campeão Mundial IBJJF (2017/2015/2014)

No ultimo fim de semana aconteceu o campeonato mundial sem Kimono onde João Miyao mais uma vez deu um show de Jiu Jitsu e conseguiu mais um título mundial para sua coleção.

Aprenda um pouco mais sobre o temido berimbolo dos Irmãos Miyao,

Quer se tornar um mestre no berimbolo?

Essas duas feras juntamente com a equipe do BJJFANATICS prepararam um curso muito especial para você, onde eles destrincham todos os detalhes do fantástico berimbolo para que você consegua ser um guardeiro temido assim com os Irmãos Miyao,

Não perca tempo e venha logo adquirir o seu!!!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos