X Close
Your Cart
Keep Shopping
10 Anos Sem Hélio Gracie, O Samurai Do Jiu Jitsu Brasileiro

10 Anos Sem Hélio Gracie, O Samurai Do Jiu Jitsu Brasileiro

Exatamente há 10 anos atrás, no dia 29 de Janeiro de 2009, falecia o mentor do Jiu Jitsu que conhecemos hoje. Quem é fanático pela Arte Suave, assim como nós, sabe a importância desse grande homem para a comunidade do Jiu Jitsu.

Hélio Gracie Nasceu na cidade de Belém no estado do Pará, no dia 1º de Outubro de 1913, sempre foi um jovem franzino e de saúde frágil e ninguém poderia imaginar a revolução que este pequeno grande homem faria no mundo das artes marciais.

Todos sabem que Hélio Gracie foi o idealizador do atual modelo do Jiu Jitsu Brasileiro que é baseado no sistema de alavancas e permite que oponentes considerados mais vulneráveis e fracos vença oponentes maiores e mais fortes.

O Jiu Jitsu entrou na vida de Hélio por acaso e literalmente mudou sua vida e sua saúde. No ano de 1914 o primeiro contato dos brasileiros com este esporte foi quando Mitsuyo Maeda, o Conde Koma desembarcou no Brasil para disseminar o Jiu Jitsu tradicional e e o também o Judô.

Nessa época Conde Koma conheceu Gastão Gracie  pai de Hélio Gracie que na época era um grande empresário da região. Gastão deu muito suporte para Maeda no país e como forma de agradecimento ele se prontificou a dar aula a Carlos Gracie, já que o mesmo estava no estágio da rebeldia e Gastão sabia que as artes marciais ensinariam um pouco de disciplina ao rapaz e poderia ajudá-lo na melhora do comportamento.

Carlos Gracie treinou com Conde Koma dos 14 aos 17 anos de idade. Além de acabar com sua rebeldia aquilo que Maeda ensinou a ele, mudou não só sua vida e com a vida de toda sua família e as futuras gerações desta.

Hélio Gracie por ser mais franzino e com uma saúde muito debilitada não tinha permissão para fazer os treinos, visto que não era forte como os outros. Mas assistia a todos os treinos dos irmãos e por isso passou a conhecer tudo sobre a arte suave decorando os movimentos do esporte.

Foi então que a história começou as ser contada, o jovem franzino ao invés de aceitar que aquele esporte não era pra ele, começou a estudar a arte e adaptá-la ao seu biotipo. Criando uma técnica própria, baseada em alavancas onde os golpes usam todo o peso do corpo o seu e o do adversário. “Funciona como o macaco de trocar pneu. Vinte homens talvez consigam erguer um carro, mas um macaco faz o serviço com mais técnica e menos força”, diz Rorion Gracie, filho de Hélio.

E foi aí que surgiu o nosso tão querido Jiu Jitsu! Devemos muito a este grande homem que se dedicou uma vida inteira para aprender e provar a eficiência de seus golpes. Hélio Gracie não era apenas um exímio lutador, mas também um homem honrado que ensinava valores éticos e ainda era um pouco psicólogo de seus alunos.

Mestre e psicólogo

O grande Flavio Behring conta como esse ilustre homem teve papel fundamental no seu desenvolvimento como lutador e como homem.

Flávio teve uma infância difícil sofria bullying na escola e mesmo sendo aluno de Hélio Gracie e praticante de Jiu Jitsu nunca revidou os ataques. No entanto esses fatos começaram a atrapalhar a vida de Flávio e Hélio Gracie com toda sua sabedoria resolveu a situação de uma maneira ímpar.

 

Flavio Behring estava dentro da sala de aula, quando de repente Hélio Gracie em pessoa aparece na porta da sala, ele na época era uma figura muito conhecida que estava constantemente em jornais e revistas e todos sabiam que ele era. Naquele momento ele pediu licença e disse que precisava da ajuda de seu “instrutor da academia” que estudava ali, se referindo a Behring. E ainda completou que Flavio não reagia às provocações por ordens expressas suas. Esse episódio foi crucial na formação e desenvolvimento na vida pessoal e social de Flávio Behring.

Ele mesmo denomina a lenda Hélio Gracie como um dos maiores gênios que já conheceu tanto pela arte que ele desenvolveu como a sua habilidade de contornar situações complicadas e orientar seus discípulos.

Seus ensinamentos perpetuaram para sempre dentro do Jiu Jitsu. Hélio Gracie foi o condecorado com a faixa vermelha 10º grau, graduação exclusiva dos patriarcas do nosso Jiu Jitsu. Ele morreu em 29 de janeiro, em Petrópolis-RJ, aos 95 anos, por falência múltipla dos órgãos. O mestre deixou a vida para se eternizar como um dos maiores nomes das artes marciais de todos os tempos. Se tornando o maior herói do nosso esporte!!

Hélio era bem a frente de seu tempo, visionário e persistente ele conseguiu tornar o Jiu Jitsu um dos esportes mais amados do mundo, várias vezes ele colocou sua tapa a cara para provar a supremacia do seu Jiu Jitsu perante outras artes marciais.

Toda a comunidade do Jiu Jitsu se orgulha de ter esse grande homem como referência e agradecemos imensamente por ele ter se dedicado a aperfeiçoar esta arte para que todos nós pudéssemos usufruir de seus benefícios, tantos físicos como mentais.

Quer aprender mais sobre a eficiência do Jiu Jitsu desenvolvido por Hélio Gracie?

O site do BJJFANATICS disponibiliza tudo o que você precisa saber sobre esta arte. O Jiu Jitsu desenvolvido pelo grande mestre Hélio priorizava a técnica ao invés da força como ele mesmo dizia "O Jiu Jitsu que eu criei foi projetado para dar aos fracos uma chance de enfrentar o pesado e forte."

A prova viva disso são os pequenos Gigantes dentro do Jiu Jitsu como Leonardo Saggioro e Bruno Malfacine. Eles tem muitas posições fortes baseadas no sistema de alavanca utilizando o peso do adversário contra ele mesmo. E as usam para vencer suas lutas de maneira técnica e infalível.

Esses dois monstros do Jiu Jitsu juntamente com a equipe do BJJFANATICS prepararam para você cursos onde explicam cada detalhe de suas posições prediletas para que você se torne um campeão como eles e revolucione seu jogo.

Não fique de fora dessa!!!

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos