X Close
Your Cart
Keep Shopping
12 Dicas Para Apressar Sua Chegada À Faixa Preta De Jiu Jitsu

12 Dicas Para Apressar Sua Chegada À Faixa Preta De Jiu Jitsu

Se você meu amigo está esperando uma dica milagrosa ou uma revelação estarrecedora que fará você se tornar um faixa preta da noite para o dia, sinto decepcionar, mas não é disso que trataremos.

Quem conhece o Jiu Jitsu sabe a importância que uma faixa tem pra nós, principalmente a preta que é aquela mais esperada por qualquer praticante da arte suave. E esse post tem o intuito de revelar algumas dicas sobre comportamentos e atitudes que você deve ter para diminuir o tempo até a tão sonhada faixa preta.

Muitos intitulam um faixa preta como um faixa branca que nunca desistiu, e essa e a mais pura verdade! Até conseguir essa graduação é preciso passar por um longo caminho, que muitas vezes será tortuoso mas também será muito gratificante para aquele que o percorreu,pois “cada um terá a vista da montanha que subir”.

Todos aqueles que chegaram a faixa preta tiveram que ser iniciante um dia, passou pela faixa branca, azul, roxa e marrom, teve dias bons e dias ruins, superou as lesões, teve vitória e derrotas em campeonatos, mas se manteve firme até completar um ciclo e iniciar outro a partir da preta.

Os requisitos para ser um faixa preta são inúmeros e variam muito de acordo com os critérios de academia e de professores.

Dicas para diminuir o caminho até a faixa preta

Tenha Persistência

Independente da graduação que você esteja saiba que para conseguir o que almeja, não poderá desistir no meio do caminho.  Problemas vão surgir a todo o momento, vai ter momentos que achará que o mundo está contra  você, que nada parece dar certo, que seus treinos não rendem, que está tomando muito sufoco no rola, enfim saiba que são fases que fazem parte da vida de qualquer atleta de  Jiu Jitsu e fique calmo elas sempre passam.

Conheça a história do Jiu Jitsu

Não é só de técnica que se vive um Jiujiteiro, mas de muito estudo também! Um bom faixa preta sabe contar para seus alunos e para os menos graduados sobre o surgimento da arte suave, quem foram os fundadores, que são os maiores lutadores da história do esporte, entre outros. Quer alcançar o degrau mais alto tem que se dedicar a ele e se tornar um exemplo pois pessoas estarão se espelhando e buscando em você aquilo que elas desejam ser. Saiba que a “única vitória que perdura é aquela sobre a ignorância”!!

Alimente-se bem

A alimentação é algo primordial na vida de um atleta, você e o que você come! Precisa estar com um bom condicionamento físico para executar os movimentos, fazer força e ainda ter uma boa capacidade cardiorrespiratória, e a alimentação está intimamente ligada ao seu rendimento nos treinos. O seu corpo é sua ferramenta de trabalho então cuidar dele fará com que seja ainda melhor no que faz e consequentemente ajudará a aumentar sua disposição a enfrentar o caminho até a preta.

Saiba fazer os movimentos

Tudo no Jiu Jitsu se desenvolve a partir de movimentos específicos, se não os domina ou não conhece todos busque aprender eles ou aprimorá-los isso fará toda a diferença durante sua jornada.

Tenha amor pelo que faz

Para se dar bem em qualquer área da vida o amor tem que estar presente, nada pode ser por obrigação se não o encanto se perde. Tenha prazer em ir aos treinos, seja feliz, ria com seus amigos e vá para a academia com um sorriso no rosto, sabendo que você está indo fazer aquilo que mais gosta.

Pare de dar desculpas

As desculpas só atrasam sua vida, você não dá desculpas para seu mestre ou para seus amigos essas desculpas são para você mesmo. Encare seus problemas de frente, jamais se vitimize seja forte e corra atrás daquilo que quer.

Deixe o ego fora do tatame

Parece clichê, mas é sempre bom reforçar, se entrar para um treino com medo de perder e ficar limitando seus movimentos para não se expor saiba que você já perdeu. Pois ale de não estar evoluindo ainda está atrapalhando a evolução de seu companheiro de treino. Lembre-se que não é ser campeão de academia que o fará campeão mundial, e sim a soma de todos os seus esforços diários.

Dedique-se

Isso mesmo dedique o máximo que conseguir!! Tente não faltar aos treinos, se puder vá mais de uma vez ao dia, seja fominha de treinos, saiba que quem tem mais horas de tatame chega mais rápido ao topo.

Respeite e conheça todas as regras de sua academia

Saber como se comportar é primordial a qualquer atleta, mas de um faixa preta esperamos mais ainda, ele é como um ídolo que todos irão imitar. Então é preciso que ele seja um exemplo no tatame e na vida.

Repita as posições

Quer ficar bom em algo? Vai ter que praticar, e muito!!! Se para ficar especialista em uma posição tem que fazer 10.000 repetições dela então faça 20.000, quando mais treinar melhor a fará e trabalhará sua memória muscular, tornando-se muito difícil errar.

Não brigue na rua

Não é porque você faz uma arte marcial que se torna um super homem, o verdadeiro lutador não briga! Se precisar usar seus conhecimentos que seja para se defender e não para machucar outras pessoas.

Amplie seu arsenal de técnicas

Quando maior a graduação mais conhecimento técnico e habilidade se espera do praticante. Estude posições, aperfeiçoe as que já sabe e aprenda novas. Isso o fará diferenciado dos demais e encurtará o caminho para a tão sonhada faixa preta.

É claro que para ser faixa preta exige muito mais do que o que foi listado acima. Mas seguir esses passos o tornará um atleta melhor não só dentro do tatame mas na vida também. Faixa preta é exemplo de trabalho duro e persistência. Se tiver paciência e trabalhar certo o seu dia chegará antes o que imagina.

Quer ser mais técnico e ter um jogo blindado?

Nós do BJJFanatics iremos te ajudar!!! Com um arsenal de cursos exclusivos nosso time conta com a presença dos melhores de todos os tempos que irão tornar seu jogo ativo e infalível. Irmãos Miyao e Marcos Tinoco irão ensinar suas melhores técnicas para que você surpreenda seus adversários e se torne um lutador completo!!

Não deixe de conferir!!!

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos