A Disciplina Deve Ser A Principal Característica De Um Lutador De Jiu Jitsu!

A Disciplina Deve Ser A Principal Característica De Um Lutador De Jiu Jitsu!

A única certeza que nós temos é que um lutador de Jiu Jitsu não é uma pessoa qualquer! Se dedicar para a Arte, treinar todos os dias, conciliar a vida social com a rotina de treinos, lutar campeonatos, aproveitar as vitórias, sofrer com as derrotas, lidar com medos, abdicar de centenas de coisas por um sonho que muitas das vezes aqueles que são próximos de nós não entendem, não é para qualquer um!

Quando uma pessoa normal decide colocar um kimono pela primeira vez na sua vida ele precisa entender que tudo irá mudar, ali dentro do tatame vivemos coisas inexplicáveis e aprendemos lições que são grandiosas tanto para as lutas quanto para nossa vida fora delas.

A disciplina é uma característica muito forte dos praticantes de artes marciais. Infelizmente algumas pessoas que não sabem qual é o verdadeiro significado de ser um lutador associas as lutas com violência, principalmente o Jiu Jitsu, no entanto o que ocorre verdadeiramente é o oposto disso. Nós que somos fanáticos pelo nosso Jiu Jitsu só queremos viver nossos sonhos, disseminar nossa arte e mudar a vida de outras pessoas assim como mudamos a nossa após iniciar a vida dentro da arte suave.

Para quem não sabe e acha que Jiu Jitsu é simplesmente colocar um kimono, amarrar um faixa entrar no tatame e fazer o que quiser está completamente enganado! A primeira coisa que um iniciante precisa aprender não é fugir o quadril, dar rolamentos ou amortecimento e sim as regras que devem ser respeitadas dentro e fora do tatame.

Regras do Jiu Jitsu

As regras que estamos falando não são aquelas disciplinadas pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu, que regulam a prática esportiva e sim aquelas regras internas que fazem parte das artes marciais a milênios.

Uma pessoa quando aprende os movimentos corporais e as técnicas de luta se torna um arma ambulante. Isso mesmo uma arma, capaz de ferir seriamente uma pessoa caso não consiga controlar os seus impulsos. Mas acalma-se isso não deve te assustar! Por esse motivo as regras, a disciplina e o respeito devem imperar em qualquer tatame, para que isso reflita na vida do praticante fora dele.

É verdade que com a evolução da arte marcial muitas das regras se perderam no tempo. Antigamente menos graduados sequer podiam falar com os mais graduados sem autorização, treinos eram separados e havia muita rigidez no que tangia a hierarquia.

Com o passar o tempo e com os mestres sendo cada vez menos conservadores houve uma evolução nessa parte em algumas academias. É claro que ainda há uma diferenciação entre as faixas e deve mesmo haver, aqueles que estão a mais tempo dentro do Jiu Jitsu merecem um status maior por sua experiência e por sua dedicação, pois muitos desistem no meio do caminho.

Mas algo que não muda e nunca deve mudar é a importância que é dada ao respeito e também a disciplina que os alunos devem ter. Como dito acima uma pessoa precisa ter esses requisitos para se tornar um bom lutador, um bom mestre e ter capacidade para repassar o mesmo conhecimento para outra pessoa, não só no nível técnico, mas também no caráter!

Muitos acham que dentro do tatame só aprendem técnicas de lutas, mas eles aprendem muitos mais, aprendem as se tornar pessoas melhores, corretas e verdadeiros cidadãos de bens, por esse motivo é um grande esporte para ser praticado por crianças, pois ensinam valores importantes que elas levarão para a vida como e tão falado respeito, cooperação, honra e muito mais.

As regras podem variar muito de academia para academia, no entanto algumas delas são como as cláusulas pétreas Da Constituição Federal, que em hipótese nenhuma podem ser mudadas.

O que um atleta precisa entender que regras existem para serem seguidas senão não haveriam motivos para elas estarem ali, o tatame é um local sagrado para qualquer lutador e ali principalmente é o local onde as regras nunca devem ser quebradas.

O que um lutador nunca deve fazer

Promover algazarras

Tatame não é um lugar de festa e muito menos um quartel general, mas é um local destinado a prática de luta e precisa ser tratado como tal. Não quer dizer que você não possa descontrair, brincar com seus amigos e sorrir, mas tudo tem a hora certa e na hora dos treinos e principalmente durante a explicação do seu mestre seu foco precisa e deve estar voltado para o aprendizado, além do tatame não ser um local para algazarras, esse tipo de comportamento , atrapalha seus amigos, professor e principalmente a você mesmo. Então evite ao máximo interrupções desnecessárias.

Atraso

Se tem algo que é inaceitável é o tal do atraso, ter comprometimento é algo imprescindível para o atleta e demonstra responsabilidade e consideração com seu mestre e amigos de treinos. É claro que atrasos podem acontecer afinal imprevistos estão ai a todo o momento, mas isso nunca pode ser algo corriqueiro!

Kimono Sujo e Desalinhado

Um lutador deve se portar com um militar com os trajes limpos e aliados, isso mostra a todos que você gosta do que faz e leva a sério sua vida como lutador além de mais uma vez se uma demonstração de respeito com o professor, alunos e com o local que está. Imagine um advogado com o terno todo amarrotado, barba por fazer e cabelos despenteado, você provavelmente jamais contrataria o serviço de um profissional que se apresentasse dessa maneira, a mesma analogia deve ser feita pelos atletas de artes marciais.

Desrespeitar os mais graduados

Já citamos acima mais não custa enfatizar, você deve respeitar a todos igualmente, porém os mais graduados já percorreram um pouco a mais do caminho e tem autoridade para lhe ensinar e orientar, por isso eles tem certa preferências nos tatames, jamais questione isso pois chegará a sua vez!

É claro que essas são apenas algumas coisas que não devem ser feitas por um lutador, tendo os comportamentos adequados aquilo começa a fazer parte dos seus hábitos e você se torna uma pessoa melhor e mais disciplinada mesmo sem perceber. Essa é a magia do Jiu Jitsu!! Procure conhecer as regras do Jiu Jitsu e principalmente as regras de suas academia e verá como isso fará de você um lutador e uma pessoa muito melhor!

Quer se tornar um lutador de sucesso?

Além de disciplina um grande lutador é conhecedor de sua arte e afiado em suas técnicas, por esse motivo a equipe do BJJFANATICS preparou para você um seleção de cursos sensacionais para que você turbine seu jogo e se torne um grande lutador de Jiu Jitsu!!

Aqui você aprenderá as melhores técnicas com os maiores nomes do esporte como Leonardo Saggioro e Cláudio Calasans!!

Não perca mais tempo e venha conferir!!

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores