A Música Como Ferramenta Para Conter O Nervosismo Antes Das Competições De Jiu Jitsu

A Música Como Ferramenta Para Conter O Nervosismo Antes Das Competições De Jiu Jitsu

É meu caro fanático! Todos nós passamos por aquela situação que mistura um turbilhão de sensações em nosso corpo, juntamente com um mar de pensamentos que assolam nossa mente no período pré competição.

Por mais que você esteja confiante, bem preparado, tanto fisicamente como tecnicamente esteja realmente com muita vontade de lutar, aquele friozinho na barriga, aquele nó na garganta em algum momento aparecerá em você.

Cada atleta tem seu ritual antes das competições, uns gostam de aquecer e ficar elétricos outros já preferem se resguardar e se isolar em sua mente e em seus pensamentos. Há aqueles atletas que gostam de chegar cedo nas competições e começar a entra no clima de luta, observar o que os atletas estão fazendo, como está o cronograma, arbitragem, enfim, gostam de sondar o terreno. No entanto existem outros atletas que gostam de competir, mas o simples fato de ouvir a palavra competição já é motivo suficiente para as pernas estremecerem, e eles preferem chegar no ginásio o mais próximo da luta possível para chegar e lutar e tenta não pensar na luta até o momento exato dela começar.

Independente do ritual e da personalidade de cada praticante a única coisa que temos certeza é que ele está ansioso, isso é perfeitamente compreensível, já que lutar com um atleta diferente, ter um público e um juiz avaliando o tira da rotina e mexe um pouco com o psicológico.

A melhor maneira de chegar bem em uma competição e treinar muito e estamos sempre batendo na mesma tecla. Quanto mais preparado tiver menos nervoso você ficará. Entretanto há algumas coisas que podemos fazer para diminuir essa ansiedade e trazer nosso foco de volta para a competição ao invés focarmos no resultado que é o motivo que gera a insegurança.

Com a experiência nas competições os atletas começam a descobrir as coisas que funcionam e as que não funcionam para ele, e infelizmente a melhor maneira de descobrir o que funciona para te acalmar durante as competições é testando.

Observando os comportamentos de muitos competidores e através de algumas pesquisas descobrimos um pouco sobre o que eles fazem para aliviar a tensão pré luta e para se concentrar no que ele deve fazer. As técnicas são as mais variadas possíveis.

Se o atleta for mais agitado e precisa de algo que o acalme ele pode recorrer a técnicas de respiração e relaxamento. Os exercícios de respiração são uma excelente forma de diminuir o ritmo cardíaco. Em contraponto se o atleta for muito passivo ele precisa de algo que o agite, por exemplo, um aquecimento mais puxado e se imaginar dentro da luta ajudam a deixá-lo mais focado para lutar.

Mas o mais comum que observamos nas competições são atletas concentrados em suas músicas, uns estão sentados outros se aquecendo, outros dançado, mais a maioria não largam seus fones de ouvido. A música é algo que está presente no dia a dia e por mais que existam aqueles atletas que preferem o silêncio na área de concentração uma música que ele goste pode o deixar mais a vontade, mais relaxado e mais motivado para lutar. Esse é o poder da música no nosso corpo, ouvir música aumenta a capacidade de oxigênio no sangue e melhora o desempenho do atleta.

Para ficar mais fácil o entendimento do efeito da música no nosso dia a dia, vamos imaginar certa situação. Todos os lutadores de artes marciais ou a maioria deles já conhecem e apreciam a história de Rocky Balboa, o filme estrelado por Sylvester Stallone é uma bomba de motivação e dentro da trilha sonora do filme sempre toca uma música específica durantes as conquistas. Agora você está no seu treino de Jiu Jitsu extremamente cansado de repente no fundo você começa a ouvir as primeiras notas da tal música, seu corpo arrepia, você se concentra e arranca forças de onde não tem e como mágica começa a se conectar ao treino de novo esquecendo o cansaço inicial. Você é tomado por uma sensação de bem estar, confiança e alegria e como se fosse uma injeção de ânimo te dando gás e vontade de vencer.

 

O que ouvir antes de lutar?

Isso é uma questão pessoal, vai de acordo com o seu momento, o seu gosto musical e o que você precisa na hora. Um rock pesado pode te deixar agitado se precisar, um música lenta pode te acalmar, uma música motivacional vai te conectar e deixar você com vontade de lutar. O segredo é buscar ouvir o que gosta, pode ser pagode, axé, samba, sertanejo, pop rock, gospel, rap. O momento é seu e você escolhe o que vai fazer!

Alguns estudos já demonstraram que ouvir as mesmas músicas que escuta nos treinos, antes de entrar para lutar, pode levar a sua mente ao que você faz no treino. Ao recriar o contexto dos treinos, seu cérebro associará podendo melhorar seu desempenho.

Independente do que fará para ficar mais calmo antes das competições, você não pode deixar de lado as técnicas que são a base do Jiu Jitsu. A equipe do BJJFANATICS separou para você o melhor e mais completo conteúdo de Jiu Jitsu, onde os maiores atletas da atualidade ensinam seus maiores segredos e suas melhores técnicas e o melhor você pode aprender tudo isso sem sair de casa!

Que tal aliar seu treino técnico a uma música que gosta e ver se a teoria de ouvir a mesma música antes das competições funciona? O grande Mestre Marco Barbosa juntamente com o monstro Bernardo Faria e muitas outras feras estão esperando por você!!

Venha aprender com os melhores e revolucione seu Jiu Jitsu!!

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores