Adrenalina X Competição de Jiu Jitsu

Adrenalina X Competição de Jiu Jitsu

Todos queremos buscar o melhor desempenho nas competições e evitar que a descarga de adrenalina tome conta do nosso corpo sugando nossa energia.

É meu caro amigo essa não é uma tarefa fácil, há muitos praticantes de Jiu Jitsu que gostam de competir e gostam dessa sensação que mistura medo e paixão ao mesmo tempo. Mas dependendo do nível que essa ansiedade estiver pode acabar prejudicando o rendimento do atleta na luta.

Haverá momentos que ao lutar uma competição que após fazer apenas uma luta de duração de 5 minutos você saíra completamente destruído, sem pegadas e sentindo como se seus músculos estivessem todos empedrados. Calma meu amigo, se não passou por isso ainda poderá haver um dia que presenciará está situação, todos os atletas passam por essa situação até mesmo os mais experientes.

Alguns falam que quando o atleta para de sentir esse frio na barriga antes de competir é porque a paixão não está mais presente então essa “adrenalina” é o que traz sabor a vida do atleta.

O que é a adrenalina

A Adrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, cuja secreção é aumentada em situações de estresse, ansiedade, perigo ou qualquer outra que deixe o corpo em estado de alerta e pronto para reagir.

Os sintomas característicos da liberação de adrenalina são: suor, vaso constrição, aumento dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas e brônquios (aumenta a visão e deixa a respiração ofegante), eleva o nível de açúcar no sangue, entre outros.

É um mecanismo de defesa do corpo que está sempre preparado para assegurar a vida e o equilíbrio. A adrenalina é um hormônio que prepara o corpo humano para lidar com as situações de perigo.

Adrenalina X Competição

Imagine só! Você irá disputar um campeonato muito expressivo no fim de semana. Para ele você se preparou fielmente durante meses, fez todos os treinos com muita gana, se alimentou corretamente, descansou, fez tudo o que podia para estar bem fisicamente e poder dar o seu máximo na competição.

No dia anterior à sua luta seu sono já não é o mesmo, seu pensamente te leva a todo o momento para o mesmo lugar, tentando imaginar como será seu desempenho, se dará tudo certo, se você não frustrará seu mestre e seus amigos... Enfim os pensamentos são inúmeros e a expectativa para o dia seguinte já começa a te consumir pouco a pouco.

O tão esperado dia chegou! Você entra no ginásio lotado, observa as pessoas, sente como se os gritos que ecoam no ambiente estivesse dentro de você, seus pensamentos estão descoordenados, suas mãos começam a suar, seu coração acelera e sua respiração fica cada vez mais ofegante. Essa meu parceiro é uma descarga de ADRENALINA sendo liberada no teu corpo!

Essa sensação geralmente termina quando a luta se inicia, mas o estresse que ela gerou no seu organismo, provavelmente influenciará no seu desempenho na competição. O chamado “pico de adrenalina” que ocorreu antes da luta, que aumentou o ritmo dos seus batimentos cardíacos, poderá diminuir sua resistência, desgastando você e sugando sua energia num momento não propício que seria antes do combate.

A expectativa que depositamos nos resultados e nas pessoas sugam nossa mente e acaba trazendo um efeito negativo para aquilo que deve ser feito com prazer. Uma competição não irá atrapalhar ou mudar sua vida independente do resultado, se você for o campeão é lógico que ficará muito feliz e satisfeito, mas ao passar essa competição tudo voltará ao status anterior você terá um título a mais, porém logo aparecerá outra competição que você terá que trabalhar tudo novamente, enfrentar as mesmas sensações e lutar contra seus monstros interiores antes de enfrentar qualquer adversário dentro do tatame.

E se você não foi o vencedor acontecerá o mesmo, pois para conquistar seu espaço terá que trabalhar tudo novamente também e passar pelas mesmas situações até conseguir alcançar lugar mais alto do pódio.

O que deve sempre estar na frente é a motivação a vontade de fazer aquilo que gosta e ir atrás de seus sonhos, pois seu caminho e sua história só poderão ser traçados por você mesmo.

Como controlar a ansiedade pré competição e diminuir evitar descargas de adrenalina

1) Controle sua mente

O primeiro passo para tirar essa pressão que incomoda nossa mente nos dias que antecedem a competição é tentar mudar seus pensamentos. O maior inimigo de qualquer ser humano é a própria mente ela pode fazer mais estragos do que um furacão se não for controlada. Seja o comandante de seus pensamentos, procure sempre pensar coisas boas e positivas, não deixe que a negatividade invada sua cabeça.

2)Seja Feliz no seu esporte

    Não pense na competição como uma obrigação, vá nela se quiser, se gostar daquilo que ela gera em você. Faça por amor não por imposição de quem quer que seja. Se resolver competir, aproveite cada momento, se divirta e seja feliz. Tente diminuir ao máximo a expectativa no resultado e dê o seu melhor. Com o passar do tempo aquele medo e aquela ansiedade não existirão mais em você de uma maneira negativa, eles sempre estarão presentes e será parte do processo, sendo apenas um impulso para aumentar sua paixão pelo que faz.

    3)Faça exercícios de respiração

      O controle da respiração é de suma importância para diminuir os batimentos cardíacos e trazer calma para o competidor, as sensações que aparecem antes das competições são as mais variadas possíveis, mas saber como lidar com elas ajudará na performance do atleta.

      Sabemos que um pouco de nervosismo ajuda na competição para que não entre em uma luta muito moroso, mas há uma variação imensa na personalidade dos atletas, se você sente essa pressão em excesso a ponto de te prejudicar não hesite em buscar meios de se acalmar.

      Exercícios de respiração além de tranquilizar aumentam o nível de concentração, o que o torna uma boa pedida antes das lutas.

      4)Busque coisas que goste na área de concentração

        Os momentos que antecedem a luta são cruciais no desenvolvimento dela, na concentração faça o que lhe acalma ou o que te deixe mais no clima da competição, ouça musicas, veja vídeos motivacionais, jogos, livros enfim ache o que lhe deixa ligado ao momento, sem gerar estresse desnecessário.

        5)Se prepare

          Estar bem preparado tanto fisicamente quanto tecnicamente para uma luta de Jiu Jitsu é essencial para que o atleta esteja confiante e a descarga de adrenalina não o pegue de jeito. Use seu tempo de preparação para afiar suas posições, aprenda novas técnicas e as repita incansavelmente e verá como será muito mais prazeroso competir.

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