X Close
Your Cart
Keep Shopping
Armando Wriedt, Um Dos 7 Alunos de Hélio Gracie Que Receberam A Faixa Vermelha Das Mãos Do Grão Mestre

Armando Wriedt, Um Dos 7 Alunos de Hélio Gracie Que Receberam A Faixa Vermelha Das Mãos Do Grão Mestre

O Grande Mestre Armando Wriedt, conhecido por amigos próximos como “Dedinho”, nascido em 1925 é um dos sete alunos a receber a faixa vermelha das mãos do Grão Mestre Hélio Gracie.

Armando conheceu Helio Gracie quando tinha 21 anos de idade, ele estava no serviço militar e gostava de jogar basquete. Terminando seu tempo obrigatório de serviço militar, ele se voltou para os Gracie.

Na década de 1950, Armando Wriedt era marceneiro, profissão que seu pai havia repassado desde muito cedo. Morava em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro e tinha uma vida normal, de um jovem com 25 anos.

Armando e Hélio tinham uma paixão em comum, o amor por cavalos. O rapaz do interior nunca havia ouvido falar em Jiu Jitsu. Mas, como passou a frequentar o rancho da família de lutadores, soube da técnica e se deixou envolver pela arte marcial.

Na época, os irmãos Gracie davam as aulas na própria casa e convidaram Armando para aprender a lutar. “Como o empreendimento cresceria, eles precisavam de pessoas para ensinar os alunos. Então, chamaram-me para me habilitar e, assim, ministrar aulas, o que não é muito fácil. Até hoje eu ainda tenho um pouco de dificuldade”, conta Armando. O envolvimento de Wriedt com os Gracie foi tão grande que ele passou a morar e viver na Academia Gracie, durante 8 anos.

O processo de aprendizado ocorreu de forma disciplinada. Diariamente, passava horas no tatame. Ficou cerca de três anos praticamente internado na academia. A faixa utilizada com o kimono era azul e a dos fundadores, cor índigo. Era o que diferenciava os mestres daqueles que ainda estavam sendo preparados.

Um dos pioneiros do Jiu Jitsu brasileiro, Armando Wridt é um especialista em chaves de pé e defendeu o Jiu Jitsu em vários eventos de luta e no Vale Tudo, esporte esse que deu origem ao MMA.  Durante esse período, Armando lutou pela academia em 3 ocasiões nos eventos de Vale Tudo, vencendo todos por finalização.

Com o diploma de aptidão em mãos, Armando ficou pelo menos mais cinco anos como professor. Foi quando decidiu sair e abrir sua própria academia(com o consentimento de Hélio). Em 1970, mudou-se para Brasília, pois havia se tornado servidor do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Armando deixou a academia e começou a ensinar o Jiu Jitsu na ESNI (Escola de Serviço Nacional de Informação).

Somente ele e mais quatro pessoas receberam diretamente das mãos dos irmãos Gracie a faixa de 9º grau. “A de 10º grau foi inventada para eles. Hoje, algumas pessoas alcançam essa e a que ganhei, mas elas são compradas. A minha, posso dizer, recebi da mão deles. Nos deram porque fomos professores na antiga academia Gracie. Fiquei muito feliz em receber”, diz Armando.

Um dos primeiros alunos da família Gracie, é conhecido internacionalmente e deu curso até para o FBI, ele passou a ser um pacifista no tatame. Para Wriedt, treinar é como religião. Todos os sábados, dá aulas na chácara onde mora, no Paranoá.

Atualmente, aos 94 anos Armando mora em sua chácara, a 30 Km do centro de Brasília. Vive sozinho e se considera um eremita pois, faz sua própria comida, cuida da casa e dirige para onde quer ir. Até hoje, ele adota a dieta Gracie que é bem restrita baseada em combinação adequada de alimentos, o eterno professor acredita que é o que o mantém vivo e saudável. Apesar da idade avançada, está muito lúcido, se lembra de tudo que viveu com carinho. Mesmo sem o mesmo condicionamento físico ele ainda  toda disponibilidade física, dá aula de Jiu Jitsu em uma parte do terreno aos sábados.

“É como se fosse uma religião para mim. Aprendi a não ser violento e a não lesar meu semelhante. Se eu não puder ajudar, não vou atrapalhar. Os Gracie queriam uma escola para preparar o homem para a vida. Essa é a filosofia” encerra Armando.

O conhecimento de Hélio foi disseminado e aprimorado por Amando e tantos outros discipulos de Hélio e hoje em dia o Jiu Jitsu é uma Legião Mundial!  Nosso site conta com os melhores guerreiros dessa legião! Disponibilizando o mais exclusivo e completo conteúdo com os estes caras, atletas como Rodolfo VieiraCláudio Calasans , Leandro Lo dentre outros nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas! 

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender com os melhores do Jiu Jitsu Mundial!

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos