Atletas De Recife Protestam Contra Falta De Medalhas Em Campeonato De Jiu Jitsu
Todo mundo que compete sabe das dificuldades que é em estar pronto para a disputa de um campeonato. Somente aqueles que estão mais preparados e aptos chegarão ao topo, ao pódio e a vitória.
Para todo atleta uma medalha não tem o significado simplesmente material (no sentido de valor monetário), mas sim de reconhecimento de um trabalho diário construído dentro da academia e condecorado na competição.
O Jiu Jitsu é um esporte que vem crescendo absurdamente em todo o planeta e com o crescimento do nosso esporte, o crescimento das academias, e das federações tendem a acompanhar todo esse desenvolvimento. Entretanto, o excessivo número de competições e a falta de estrutura das mesmas surge como um problema.
No último final de semana, a capital do Estado de Pernambuco, recebeu a 2ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Jiu Jitsu, realizado pela Federação de Jiu Jitsu de Pernambuco. O evento que aconteceu na sede do Clube Nautico Capibaribe em Recife teve como astros os principais atletas da cidade e do estado, todavia, um fato no mínimo desagradável, chamou a atenção daqueles que estavam presentes nesse evento, a falta de medalhas.
O campeonato transcorria bem, ótimas lutas, bastante rivalidade e Jiu Jitsu de qualidade, mas quando iniciaram-se as disputas da faixa roxa ainda, na metade do cronograma, a grande surpresa, acabaram as medalhas. A partir daquele momento, os campeões tiravam fotos no pódio com a medalha no peito mas em seguida devolviam as mesmas com a promessa de que teriam suas medalhas enviadas em uma data posterior...
No inicio os atletas aceitaram a promessa da federação, mas com o passar do tempo outros ficaram mais impacientes e não aceitaram o argumento da FJJPE e começaram a protestar, o protesto chegou até os tatames e vários atletas decidiram não lutar em forma de protesto a federação.
Os atletas que aderiram a essa manifestação até entraram na área de luta, mas quando o árbitro iniciava o combate, ficavam parados até que se transcorresse o tempo mínimo de combate e ambos fossem desclassificados.
Veja o vídeo abaixo de uma dessas lutas
Em contato com alguns atletas que participaram do campeonato, os mesmos disseram que toda a revolta não foi gerada somente por causa da ausência das medalhas, a arbitragem segundo eles “tendenciosa” o alto valor das inscrições, baixa remuneração do absoluto e atraso e as vezes ausência na entrega das carteirinhas já estavam tirando a paciência dos lutadores. Dessa forma protesto foi feito para que os diretores da Federação Pernambucana de Jiu JItsu valorizem mais os atletas locais para que o esporte possa crescer ainda mais na região que já revelou tantos talentos.
A federação Pernambucana de Jiu Jitsu por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
O BJJ Fanatics acompanha diariamente tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz pra você através de nosso Blog as melhores novidades! Continue acompanhando nossas postagens! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!
Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Marco Barbosa, Irmãos Miyao,Lucas Lepri, dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!
O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)
O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)
A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)