Bernardo Faria E Sua Pressão Na Passagem De Guarda Over Under

Bernardo Faria E Sua Pressão Na Passagem De Guarda Over Under

Bernardo Faria

Dono de inúmeras conquistas no Jiu Jitsu, Bernardo Faria, é um dos mais respeitados nomes dentro do nosso esporte. Esse respeito foi adquirido ao longo de muitos anos de trabalho, desenvolvendo um jogo preciso, que foi criado, testado e aprovado por Bernardo!

Certa vez Abraham Lincoln escreveu “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.” Bernardo certamente utilizou essa máxima para modelar o seu Jiu Jitsu, pois seu machado sempre esteve muito afiado e o tempo gasto para amolar o machado foi recompensado valiosamente!

Este fato é consumado ao verificar o currículo de Bernardo, detentor dos principais títulos possíveis na faixa preta, sendo Tri Campeão Europeu (IBJJF) (2010/2011/2012) 6x Campeão Pan Americano (IBJJF)(2010 ouro duplo/2012/2015 ouro duplo/2016 absoluto) e 5x Campeão Mundial (2010/2012/2013/2015 ouro duplo).

(Bernardo Faria utilizando sua passagem de guarda favorita contra Leandro Lo)

Over Under

Ao longo de muitos anos entre treinos e competições, Bernardo desenvolveu um jogo exclusivo de passagem de guarda denominado em inglês como “Over Under”, traduzindo ao pé da letra em  português como “ em cima, em baixo”, por utilizar os braços dominando as pernas do adversário, sendo um braço por cima e o outro por baixo, utilizando essas pegadas para dominar os mais diversos tipos de guarda.

O principal detalhe neste movimento de passagem de guarda, é que ele sempre inicia o movimento de joelhos, evitando assim as piores situações possíveis para o passador, defendendo os mais agressivos e mais atuais tipos de guarda, como a guarda laçada, berimbolo, 50/50, De La Riva, Gancho, guarda X e aranha.

Tudo isso acontece porque não há a necessidade ficar de pé para que se chegar na situação de “over under”, então não tem como o guardeiro ajeitar suas pernas e trabalhar confortavelmente por baixo, pois, desde o inicio do movimento já se encontra em uma posição de desconforto e pressão de cima para baixo.

Outro detalhe importante é o fato desta passagem ser um trunfo para todas as idades e pesos! Não há a necessidade de ter um corpo atlético, jovem, ou flexível para que se consiga utilizar a Over Under, basta você conhecer os movimentos exatos de execução e realizá-los para que você garanta seus 3 pontos ou finalize com um belo Leg lock!

Bernardo adaptou sua passagem para as mais diversas situações de perigo e contra- ataques que possam ser feitos  durante a realização desta passagem, e o mais incrível é que consegue sempre de alguma forma  aplicá-la com sucesso!

Veja quais são os princípios básicos desta passagem

 

Bernardo em 2015, ano em que foi campeão Mundial  (peso e absoluto),  fez 15 lutas, com 15 vitórias,  enfrentando os melhores do mundo, como Leandro Lo, passando  por todas as guardas, e sempre utilizando a Over Under.

O melhor de tudo isso, é que nessa passagem enquanto o passador está deitado no quadril do seu adversário “descansando”, o guardeiro está cada vez mais exausto e indefeso!

Isso é só o começo... Bernardo elaborou um curso exclusivo no qual ele demonstra todos os ajustes dessa passagem, explicando como utilizar a pressão correta utilizando o próprio peso, concentrando sua pressão em seus ombros, as pegadas nas mais diversas situações, defender possíveis ataques de finalização e como sempre chegar na posição de conforto da Over Under!

Adquira já nosso curso de passagem de guarda Over Under, totalmente em PORTUGUÊS e utilize da receita de Faria para passar as mais complicadas  guardas em treinos ou competições!

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores