O Desafio Do Lenhador Aplicado Ao Jiu Jitsu

O Desafio Do Lenhador Aplicado Ao Jiu Jitsu

Certa vez Abraham Lincoln (ex-presidente Norte americano) citou a seguinte frase “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado."

Conta-se a lenda que há muito tempo, existia um mestre lenhador e um discípulo, seu desejo permanente era de um dia, tornar-se tão bom quanto seu mestre. Após alguns anos, o aprendiz acreditou que já sabia tudo, que aquele senhor não era tão bom assim quanto falavam, por ser mais jovem já havia superado seu mestre e o desafiou para ver qual dos dois poderia cortar mais árvores dentro de um determinado tempo.

O experiente lenhador aceitou, e quando a competição começou, o discípulo pegou o machado e saiu cortando as árvores como um louco. Entretanto, do outro lado, o velho lenhador desempenhava seu trabalho, silencioso e tranquilo. Em determina hora, o jovem  suado e ofegante, olhou para trás a fim de ver como estava o velho lenhador, e foi surpreendido  ao vê-lo sentado. Ao perceber esta situação, o discípulo estranhou a falta de ação do seu mestre tranquilo e sereno.

Ao final do tempo estabelecido, os dois encerraram o desafio, onde o mestre havia cortado muito mais árvores enquanto que o discípulo ao ver aquilo, não acreditou: “Como ele cortou mais do que eu, sendo que estava parado o tempo todo?”.

O jovem, não havia relaxado ou descansado nenhuma vez, em trabalho árduo. O velho, sabiamente, lhe respondeu:

– Todas as vezes que você me via sentado, eu não estava simplesmente parado, descansando. Eu estava amolando o meu machado!

Moral da história: o discípulo cortou diversas árvores com um machado pouco afiado e por isso cortou somente algumas árvores, enquanto que o mestre cuidadoso, com o machado muito bem afiado cortou muito mais árvores no mesmo espaço de tempo.

E qual é o sentido de tudo isso?

Muitas vezes, nós acreditamos que sabemos perfeitamente o que fazer, por conta disso, replicamos atitudes que ainda não foram completamente amadurecidas como as do aprendiz. Porém, precisamos fazer as coisas como o mestre, afiando o machado para inteligentemente cortar muito mais árvores!

Em outras palavras: treine, se prepare, estude, planeje, para fazer a coisa certa, no momento certo, ao  invés de sair afobado, fazendo várias coisas na pressa e erradamente, perdendo a oportunidade do acerto.

E o que isso tem a ver com o Jiu Jitsu?

O Jiu Jitsu é um esporte complexo, e o aprendizado de suas técnicas não é algo que acontece de uma hora para outra. Uma pessoa leva cerca de 10 anos até atingir sua faixa preta, e mesmo assim, ainda não tem o conhecimento total do esporte. Algumas pessoas precipitadas, acreditam que depois de certo tempo de treino, são os “mais sinistros do pedaço” assim como o aprendiz da história anterior, e por isso desmerecem aqueles que deveriam ser reverenciados, os mestres. Para o seu “Machado” do Jiu Jitsu estar devidamente afiado é preciso horas, dias, anos de treino e estudo.

Estudar a técnica é amolar o machado, não basta você ser atlético, forte e jovem se não tiver sua técnica aprimorada e mesmo quando atingir a sua faixa preta, terá algo a aprender, pois o aprendizado é um processo que não tem fim, sempre temos algo a aprender.

O BJJ Fanatics pode te ajudar a amolar o seu machado...

Em nosso site, você pode aprender todos os segredos das técnicas utilizadas pelos principais campeões. Neste site você encontrará cursos em PORTUGUÊS, com atletas como Rodolfo Vieira, Bernardo Faria, Cláudio Calasans e Leandro Lo!

Não deixe de conferir em nosso conteúdo com os principais ajustes, detalhes e pegadas que levaram esses guerreiros a se tornarem os “melhores lenhadores” do Jiu Jitsu!

 

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

 MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores