X Close
Your Cart
Keep Shopping
Como Melhorar Meu Gás Para Os Treinos De Jiu Jitsu

Como Melhorar Meu Gás Para Os Treinos De Jiu Jitsu

Um dos adversários mais cruéis que um Jiujiteiro pode enfrentar e que pode derrubá-lo em alguns minutos é o famoso "GÁS"!!

Quando o gás não está em dia não adianta saber as técnicas se você não terá combustível para chegar até o fim da luta e conseguir aplicá-las. Esse cara é o terror de qualquer competidor, mas não é preciso se desesperar, pois há muitas maneiras eficientes de trabalhar, melhorar e amplificar seu gás.

Quem nunca sentiu aquela sensação de desespero onde você puxa o ar e ele não vem, você fica cada vez mais ofegante e não consegue controlar a respiração. Ou então você faz um rola puxado e não tem força nem para se levantar, quem dirá fazer mais um?

É meu amigo se você está sentido isso com certa frequencia, sinto lhe informar mais sua capacidade cardiorrespiratória não está das melhores e você precisa trabalhá-la para consegui render mais em seus treinos.

Onde estou errando?

É óbvio que tudo que precisa ser melhorado deve ser trabalhado a todo o momento e com o gás não é diferente.

Ao entrar no Jiu Jitsu você se sentia inferior a todos, tinha em sua mente que nunca conseguira conectar as posições em sua cabeça, mas com o passar do tempo as coisas vão ficando mais fácies e aquele bicho papão que existia no início não existem mais.

Dessa forma acontecerá com o gás, não adianta você querer ter um pulmão potente como o de um maratonista se você não treina como ele para desenvolver essa habilidade.

Você pode estar se esforçando demais, não descansando direito, se matando nos treinos todos os dias e até mesmo não se alimentando corretamente.

O que posso fazer para aumentar meu gás e meu desempenho no Jiu Jitsu

Não pule o aquecimento

Um dos maiores erros que todo atleta pode cometer é não se aquecer antes dos treinos ou da luta. O aquecimento tem várias funções antes de iniciar qualquer tipo de treinamento. A prática de se aquecer e considerada por muitos algo chato, mas ela não existe só para gastar tempo, o aquecimento aumento o fluxo de sangue para os músculos, que antes estavam em estado de repouso, onde o corpo se adéqua para elevar a produção de energia, com isso a temperatura do corpo havendo um aquecimento dos músculos diminuindo assim a probabilidade de lesões. Assim você estará ativando a circulação sanguínea preparando seu corpo para os treinos.

Para se aquecer priorize movimentos que fazem parte da luta como fugas de quadril, entradas de quedas e rolamentos.

Não Treine igual um louco

Muitos praticantes de Jiu Jitsu acham que só aprendem a arte suave, se estiverem se matando de treinar e na verdade não é isso que acontece. Treinar 3 ou 4 vezes por dia e fazer 15 rolas em um treino irá fazer milagre o máximo que acontecerá é você se desgastar e ficar suscetível a lesões. Entenda que o nosso corpo não é uma máquina e ele tem seus limites.

Priorize treinos onde usará mais a técnica e deixará a força de lado além de melhorar seu jogo, você estará exigindo menos de seu corpo se não ficar fazendo só força que nem um maluco. Escolhas dias alternado para treinar dando o seu máximo, mas não faça isso diariamente pois terá mais efeitos negativos do que positivos no seu rendimento.

Pondere mais seus treinos perto de competições

Se você está próximo de alguma competição, deve compreender que se matar de treinar nas semanas que antecedem o campeonato não fará milagres, o trabalho para buscar um bom resultado nas competições e feito gradativamente e não será treinando de última hora que irá conseguir resultados positivos. Pelo contrário se estiver desgastado provavelmente não conseguirá lutar dando o seu melhor.

Treine velocidade e explosão

Treinar velocidade não é sair pulando de um lado por outro sem saber o que está fazendo, ser veloz é executar perfeitamente uma posição que já sabe  e tem um excelente domínio da maneira mais rápida possível. Tendo consciência corporal e sabendo exatamente o que está fazendo.

Comece fazendo as posições devagar entendendo cada movimento e executando cada detalhe e vá aumentando a velocidade gradativamente.

Em relação à explosão é importante saber que se você tem que fazer um luta de 6 minutos  e quase certo que não conseguirá explodir os 6 minutos sem parar, terá que cadenciar sua força e explodir na hora certa.

Faça repetições

Quanto mais preciso forem seus movimentos, menos você estará exigindo do seu corpo economizando gás. O princípio que norteia o Jiu Jitsu é o mínimo de força e máximo de eficiência. É claro que haverá momentos que a força será bem vinda e ajudará bastante, mas a técnica deve prevalecer.

Ninguém chega a excelência fazendo 5 repetições de cada posição, para ser efetiva ela deve estar automatizada, então repita e repita até que ele esteja tão afiada que você não precise se desgastar para executá-la.

Alimente- se bem

É a coisa mais “batida”, mas deve ser falada. A alimentação exerce influência direta em seus treinos, para um bom desempenho seu corpo precisa estar bem tratado, você precisa de minerais e vitaminas e energia que você consegue através da alimentação. Melhore seus hábitos alimentares e procure um profissional da área para te orientar com segurança e verá a diferença que isso fará em seu dia a dia como atleta.

Descanse

É a parte mais difícil de qualquer FANÁTICO por Jiu Jitsu entender, nosso corpo é como um motor de carro se você exigir demais dele e não tomar certos cuidados uma hora ele não aguenta mais.

Descanso é primordial para que consiga render no Jiu Jitsu. Não é porque você está descansando que não está produzindo nada que melhore seu BJJ, descanso também é treino. Durma pelo menos 8 horas por dia, uma boa noite de sono recupera não só o corpo como a mente e fortalece você para o próximo dia de treino.

E se algum dia estiver no nível extremo de cansaço não hesite em ficar em casa, você pode abdicar de um treino para que o seguinte seja ainda melhor, cuide de seu corpo e verá grandes melhoras no seu desempenho e no seu gás.

É como nada cai do céu, você deve estar em constante evolução a quantidade de gás que você terá em uma luta está intimamente ligado ao seu nível técnico. Quanto mais técnico for,menos desgastado você sai de uma luta.

E foi pensando nisso que o BJJFanatics preparou para você o melhor conteúdo de Jiu Jitsu, onde os maiores campeões do esporte ensinarão a você suas melhores técnicas e também vão te contar todos os detalhes de cada uma delas.

E o melhor sem sair de casa!!

Tenha  Leandro Lo e Marcos Tinoco como seus professores particulares, aumente seu arsenal de técnica e surpreenda todos os seus adversários.

Não perca mais tempo e venha conferir!!

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores