X Close
Your Cart
Keep Shopping
Como Sobreviver Até A Faixa Preta De Jiu Jitsu

Como Sobreviver Até A Faixa Preta De Jiu Jitsu

Todos os dias haverá mil motivos para você não ir treinar Jiu Jitsu, mas nenhum deles pode ser maior que sua vontade de ser um campeão no esporte e na vida. O seu caminho no BJJ será marcado por muitos obstáculos e você terá de vencê-los para continuar em frente em busca de seus sonhos.

Muitas das pessoas que convivem conosco não entendem o porquê de termos escolhido ser um praticante da arte suave, nem todos te apoiarão, muitos irão te chamar de louco, mas poucos tem a sua coragem de ir atrás de um objetivo.

Para chegar a tão sonhada faixa preta, você precisará ser forte e não desistir naqueles momentos que parece que nada tem solução. Um faixa preta é um faixa branca que não desistiu.

 A faixa branca é uma das melhores fases de qualquer praticante de Jiu Jitsu, pois o primeiro contado com o esporte e as lições aprendidas nelas serão levados com você e terá grande influência no resto de sua carreira no Jiu Jitsu.

Em qualquer área da sua vida, se você quer obter sucesso, tem que trabalhar duro e abdicar de muitas coisas. No começo é complicado, mas logo vira um hábito e ao invés de obrigação se torna um prazer, pois tudo que faz é para você e pra mais ninguém. Ninguém obtém um diploma sem ir à faculdade, tem que fazer por merecer.  O mesmo ocorre com o Jiu Jitsu, quando mais se dedicar e se empenhar nos treino, melhor você fica no esporte e mais rápido alcança a faixa preta.

 Você não chegará a essa graduação ou então demorará muito tempo para chegar até ela se ficar toda hora inventando desculpas para não treinar. Lembre-se que elas são para satisfazer você e não para convencer alguém.

Na teoria tudo é lindo! Mas será que na prática todo mundo está disposto a enfrentar tudo que virá pela frente? Muitos não, geralmente a maioria para no meio do caminho por “n’s” motivos, família, trabalho, idade... Entre outros. Já falamos aqui que a faixa azul é a que tem o maior índice de desistência no Jiu Jitsu e explicamos quais foram os motivos que os levam a desistir.

De maneira breve, esse fenômeno ocorre por causa da auto cobrança. Na faixa branca tudo é novo e difícil, com o passar do tempo fica “menos pior”, mas como ainda não é um graduado não á aquela responsabilidade embutida. No entanto ao subir um degrau, a coisa começa a ficar mais séria é você não pode mais se dar ao luxo de errar coisas básicas. E muitos não estão preparados para isso e decidem encerrar sua breve carreira no Jiu Jitsu.

Confira aqui o post completo sobre esse assunto.

Passada essa fase crítica da azul e se você conseguiu chegar até a faixa roxa, considere-se especial, pois nem todos chegam á ela, e se está ali tem grandes chances de pegar a faixa preta. Mas isso não quer dizer que os obstáculos acabaram, pelo contrário só estão começando.

Na marrom você estará mais acostumado, já conhece muitas posições, já tem um jogo firmado e falta pouco para chegar ao ápice. Se perseverar mais um pouco integrará o time dos faixas pretas.

O problema é que as pessoas só enxergam o “glamour” de ser um faixa preta. Quando veem um, não levam em conta tudo o que ele passou para chegar ali, a faixa preta além de segurar o kimono conta toda uma história, que só os fortes são capazes de vivê-la.

Conheça alguns obstáculos que você enfrentará pelo caminho

Medo

Quem não tem medo de alguma coisa? Até os mais corajosos o sentem e isso não é vergonha, o que muda é a maneira que cada um lida com ele e isso que irá o diferenciar dos demais. Não pense quando chegar à faixa preta o medo vai te abandonar, porque não vai. Ele te acompanhará desde o primeiro dia no tatame até o seu último dia de treino. O cara forte aprende a conviver com ele e dominá-lo.  A questão que fica é quem manda você ou seu medo?

Dinheiro

Esse cara comanda a vida de qualquer pessoa. Se ele não tiver presente é impossível conseguirmos realizar qualquer coisa. Sabemos que ser um atleta de Jiu Jitsu demanda recurso para pagar mensalidade, arcar com campeonatos, alimentação, kimonos, hospedagem e por aí vai. A falta de dinheiro pode ser um empecilho para você chegar a faixa preta. Isso depende de você!! Você pode sentar chorar e reclamar ou levantar a cabeça arrumar alguma coisa que lhe dê retorno financeiro para que consiga continuar fazendo aquilo que ama! Venda doces, roupas, faça rifas, busque patrocínio, enfim, só não vale reclamar, pois isso não te levar lugar nenhum só serve para te puxar para traz.

Jogo Estagnado

Todos passamos por esse momento, nada flui, nada funciona, só levamos amasso em cima de amasso. O bom dessa fase é que ela passa! Uma maneira de lidar com isso é olhar para traz e comparar como você esta hoje e como estava como começou... haverá uma constatação imediata de como você evoluiu, fisicamente, tecnicamente e mentalmente. Estagnado só estará aquele que esta parado e não busca nada.

Lesões

Essas são o bicho de sete cabeças de qualquer lutador, como o corpo é a ferramenta de trabalho em algum momento elas poderão aparecer. Existem maneiras de evitá-las: investir em musculação, fazer sempre um bom aquecimento e alongar-se devidamente, são algumas maneira de evitá-las. Ma se mesmo fazendo isso elas aparecem não hesite em tratá-las antes que piore, procure sempre um bom profissional ara avaliar o quadro e dizer a gravidade.

Existem inúmeros obstáculos que você enfrentará pelo caminho, mas todos o levarão os destino que sempre sonhou, você pode se entregar e ser mais um que desistiu ou permanecer e servir de exemplo para os iniciantes.

A história é sua você pode escrever e contá-la ou só ouvir a dos outros, isso só você pode decidir!!

Quer revolucionar seu jogo?

O BJJFANATICS está aqui para te ajudar!! Nossa plataforma conta como o melhor conteúdo de Jiu Jitsu preparado com muito carinho para que você se torne melhor no esporte e alcance a tão sonhada faixa preta. E para te ajudar nessa empreitada contamos com a ajuda dos maiores campeões do Jiu Jitsu como Jake Mackenzie dono da indomável meia guarda invertida e Bernardo Faria, o rei das defesas que vai te ensinar como sair da posições mais perigosas e ainda obter vantagens sobre seu oponente.

Não perca mais tempo e apresse seu caminho até a faixa preta com a ajuda do melhores!!!!

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos