Qual Faixa Tem O Maior Número De Desistência No Jiu Jitsu E Qual A Explicação

Qual Faixa Tem O Maior Número De Desistência No Jiu Jitsu E Qual A Explicação

Desistir é uma palavra muito forte e quase todos os atletas de Jiu Jitsu tem vontade de desistir de tudo pelo menos uma vez a cada treino pesado onde levou aquele amasso de todos do treino, não conseguiu finalizar ninguém e ainda tomou aquela pressão dos menos graduados.

O mais difícil no Jiu Jitsu é a constância. Lidar com o cansaço mental da vida corrida, com a preguiça, com as lesões, com os amassos, com os dias ruins e ainda conseguir manter o ritmo de treino é para poucos.

 

Para o faixa branca ainda é todo novo, como ele está em processo probatório ainda não se abalo com os carros que os mais graduados passam neles nos treinos. Para o iniciante não há aquele cobrança, ele entende que até se aperfeiçoar e aprender as técnicas ele precisará ter um pouco de paciência e aguentar a pressão.

Com os passar do tempo a responsabilidade começa a aumentar, a cada grau alcançado ou faixa conquistada o aluno deve estar mais afiado e não pode se dar ao luxo de ficar apanhando daqueles que estão chegando agora.

A faixa branca nesse quesito é mais tranquila, pois não há aquela incumbência de sobrepor ninguém, no entanto o desejo de se graduar uma hora chega para todos. O que muitos ainda não tem ciência é que a cada faixa a responsabilidade aumenta e a  haverá cobrança pessoal e a cobrança do professor.

O problema começa na faixa azul, essa é a faixa com o maior número de desistência. As explicações para esse fenômeno são inúmeras.

Porque a maioria para de treinar na faixa azul

Quando as faixas começam a ficar coloridas, o aluno começa a ficar um pouco mais visado e as dificuldades começam. Ao chegar na azul o ex faixa branca começa a se cobrar mais, não aceitando que os iniciantes os sobreponham, mas também a o outro lado onde os faixas roxas tem querer acelerar mais nos treinos para garantir o respeito a hierarquia.

Como dizem na  faixa azul o caldo começa a engrossar e alguns irão parar sua jornada no jiu jitsu assim que atingirem essa graduação.

Quais são os motivos que podem justificar esse fenômeno

1)Cobrança

Para muitos esse é o maior fardo, você vai ter que ajustar seus treinos, não poderá ficar aliviando pra ninguém e também terá que começar a usar as técnicas aprendidas durante o percurso, não poderá mais ser aquele “fazedor de força da sua academia” terá que dar o exemplo e procurar ser o mais técnico possível, pois seus colegas e seu professor estão de olho em você. Além da cobrança externa aquela cobrança pessoal onde o atleta se sente inferior quando não consegue dar conta do recado nos treinos. Isso começa a diminuir o gosto do atleta pelo esporte e ele começa a falhar nos treinos, dar desculpas até o momento em que ele não sente mais prazer no que faz e desiste do Jiu Jitsu.

2)Lesões 

Essas são as maiores inimigas de qualquer atleta, é muito difícil você continuar a treinar após uma a lesão que o afasta um tempo dos treinos. Principalmente quando ela ainda não foi totalmente curada e o incomoda para treinar. E porque e pior para o faixa azul? Porque ele ainda não tem aquela malícia e aquela técnica tão afiada para controlar seus oponentes, então quando ele volta e sua resistência física e seu gás não está em dia e começa a ter trabalho com os menos graduados, ele começa a se inferiorizar e acaba por se afastar dos treinos. E uma vez conquistada a faixa não deve regredir, então um faixa azul sempre será faixa azul independente de onde ele estiver e o tempo que demorará a voltar. Isso é o agravante porque o limita para voltar aos treinos sabendo que ele deve segurar sua faixa e fazer jus a ela.

3)Desmotivação

É natural que após conquistarmos aquilo que almejamos, aquela coisa perca um pouco o sabor e passe a não ter tanta graça. Por isso é importante nunca se considerar satisfeito, deve sempre buscar melhorar e entender que a motivação deve vir de você.

4)Graduação Lenta

O tempo para migrar da faixa branca para a faixa azul é relativamente menor do que a mudança para a faixa roxa. Então com a demora para graduar novamente alguns acabam desistindo por falta de motivação e por falta de perseverança de vontade de querer se supera e querer aprender independe se virá ou não faixa.

Provavelmente se você conseguiu se manter firme até a faixa roxa você tem garra o suficiente para chegar a faixa preta.

Tudo na vida é muito bom até os momentos que começam as dificuldades, então procure se reinventar, se motivar, ter paciência e buscar coisas novas.

Pensando em você o pessoal do BJJ Fanatics preparou material que irá te ajudar muito nessa fase complicada da faixa azul. Temos uma variedade de técnicas para agradar tanto os que gostam de passar com pressão como a fera Bernardo Faria ou então dar trabalho na guarda como os Irmãos Miyao .

Não deixe de conferir!

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

Marcadores