X Close
Your Cart
Keep Shopping
Porque Tantas Pessoas Desistem Do Jiu Jitsu No Meio Do Caminho?

Porque Tantas Pessoas Desistem Do Jiu Jitsu No Meio Do Caminho?

Se você também é um fanático pelo Jiu Jitsu é bem provável que você já tenha pensado em desistir do Jiu Jitsu mil vezes só nos últimos meses, talvez pela grana, talvez pelas derrotas, lesões, preguiça, enfim. Mas, por mais que o amor pelo esporte seja grande, há também os fatores externos que acabam por nos afastar do nosso objetivo.

Nossa vida é uma verdadeira roda gigante e ela nos expõe a mudanças a todo o tempo. Seja a busca por uma profissão, ou talvez a formação de uma família, oportunidades de trabalho em cidades e horários que você não consiga manter sua rotina de treino, entre outras. No entanto, muitas das vezes falta um pouco de vontade por parte do atleta de conciliar a vida real com o sonho de ser um lutador.

As pessoas entram no Jiu Jitsu pelos mais variados motivos, busca pelo emagrecimento, amor pelas artes marciais, estilo de vida saudável ou apenas uma maneira de aliviar o estresse. Mas depois de um tempo a falta de motivação pode acabar afastando ele da arte suave.

Quando começamos dentro do Jiu Jitsu tudo é novidade e apesar de ser tudo novo e não sabermos a maioria das posições e muito menos sabemos como executá-las, quem dirá entender como vamos lembrar de fazer aqueles movimentos na hora do rola. Mas mesmo assim a vontade de aprender o novo mantém o praticante afinco nas aulas.

O mais difícil dentro do Jiu Jitsu não é aprender a executar as técnicas e sim manter a constância. É ir treinar apesar de um dia cansativo de trabalho, ou então depois de um desentendimento com esposa ou com o marido, é ir para academia se estiver um calor de 50 graus ou se estiver caindo o céu em forma de chuva. Quando você começa a deixar que esses fatores externos desviem seu foco, você inconscientemente para de ver o Jiu Jitsu como algo sério e começa a treinar esporadicamente.

A maioria dos atletas desistem do Jiu Jitsu na faixa azul. Quando o cara ainda está na branca, como já foi falado, não há aquela cobrança de saber executar as técnicas, de não ser amassados nos treinos, seus deslizes comportamentais são relavados por ainda não estar habituado com a conduta dos tatames, mas quando as faixas que estão amarradas na cintura começam a ficarem coloridas, o bicho começa literalmente a pegar, você já não é um simples iniciante e não tem mais as regalias de um faixa branca. Você agora entrou para o time dos graduados e precisar agir como tal.

Se você parar para observar os integrantes de sua academia é bem capaz que o número de faixas brancas sejam muitos e partir daí o número de atletas das faixas vão diminuindo porque muitos deles pararam no meio do caminho.

A faixa azul é a fase mais difícil de ser completada por inúmeros motivos, mas principalmente por carregar um fardo maior do que carregava antes, mas a vontade de desistir assolam todos os atletas em algum momento da vida dentro do Jiu Jitsu, isso porque a escolha de ser um atleta demanda tempo, dinheiro e dedicação e com o passar dos anos as responsabilidades dentro e fora do tatame começa a se chocar e muitos preferem abandonar a arte suave do que se sacrificar para conciliar os dois mundos.

A cada degrau alcançado o caldo começa a engrossar e sua situação dentro do esporte fica mais séria, pois a cada dia que passa você está mais perto de alcançar a faixa preta do que estava ontem, você já não é mais qualquer praticante as pessoas novatas e seus professor começam a te olhar com outros olhos e você precisa atender as expectativas dos outros e tentar pisar na bola o menos possível e ser um exemplo de atleta.

Principais motivos pelos quais as pessoas desistem do Jiu Jitsu

Lesões

Essas são as maiores inimigas de qualquer atleta, é muito difícil você continuar a treinar após uma a lesão que o afasta um tempo dos treinos. Principalmente quando ela ainda não foi totalmente curada e o incomoda para treinar. E porque e pior para o graduado? Porque  quando ele volta e sua resistência física e seu gás não está em dia e começa a ter trabalho com os menos graduados, ele começa a se inferiorizar e acaba por se afastar dos treinos. E uma vez conquistada a faixa não deve regredir,por exemplo se ele for um faixa azul sempre será faixa azul independente de onde ele estiver e o tempo que demorará a voltar. Isso é o agravante porque o limita para voltar aos treinos sabendo que ele deve segurar sua faixa e fazer jus a ela.

Cobrança

Para muitos esse é o maior fardo, você vai ter que ajustar seus treinos, não poderá ficar aliviando pra ninguém e também terá que começar a usar as técnicas aprendidas durante o percurso, não poderá mais ser aquele “fazedor de força da sua academia” terá que dar o exemplo e procurar ser o mais técnico possível, pois seus colegas e seu professor estão de olho em você. Além da cobrança externa aquela cobrança pessoal onde o atleta se sente inferior quando não consegue dar conta do recado nos treinos. Isso começa a diminuir o gosto do atleta pelo esporte e ele começa a falhar nos treinos, dar desculpas até o momento em que ele não sente mais prazer no que faz e desiste do Jiu Jitsu.

Graduação Lenta

O tempo para um faixa branca para a faixa azul é relativamente menor do que a mudança para as faixas seguintes que exigem tempo mínimo de acordo com a CBJJ. Então com a demora para graduar novamente alguns acabam desistindo por falta de motivação e por falta de perseverança de vontade de querer se supera e querer aprender independe se virá ou não faixa.

Para se concretizar um projeto e se manter firme em seu objetivo você precisa estar constantemente motivado, mas você deve entender que VOCÊ tem que ser a sua MOTIVAÇÃO. Colocar essa responsabilidade em terceiros, esperar que seus amigos, seu mestre, sua mulher ou seu esposo te motive e te coloque para frente é só uma maneira de tirar a responsabilidade de você e transferir para outras pessoas. E fazendo dessa forma há grandes chances de se frustrar e abandonar aquilo que ama. Porque você esta depositando suas fichas em quem não será beneficiado internamente com suas conquistas.

Não desista do Jiu Jitsu, momentos ruins passam o que fica é somente aquilo que você faz com paixão e se ser um lutador de sucesso é o seu sonho não o abandone por pouca coisa e vá em busca do que quer sem se importar com os obstáculos do caminho, pois eles só te farão mais forte!

Quer ser mais técnico e surpreender seu oponente?

O site do BJJFANATICS disponibiliza para você um conteúdo completo e exclusivo de Jiu Jitsu onde você pode aprender posições básicas como a Kimura de Robson Mau Mau aos avançados e os avançado e eficiente berimbolo com os Irmãos Miyao e tudo isso no conforto de sua casa!!

Não perca mais tempo e adquira logo o seu!!!!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos