X Close
Your Cart
Keep Shopping
Faixa Marrom De Jiu Jitsu Se “Auto Gradua” A Faixa Preta E Causa Polêmica Nas Redes Sociais

Faixa Marrom De Jiu Jitsu Se “Auto Gradua” A Faixa Preta E Causa Polêmica Nas Redes Sociais

Nós sabemos que muitas coisas estão mudando em nossa Arte Suave, porém há algumas delas fazem parte da doutrina do esporte que não deveriam ser ignoradas. Esta semana um vídeo movimentou as redes sociais e causou grande revolta no mundo do Jiu Jitsu!

 O vídeo em questão mostrava um faixa marrom se graduando à preta tendo a faixa amarrada na sua cintura por uma criança faixa amarela. No referido vídeo o rapaz informava que foi “autorizado” por seu professor a colocar a faixa preta na cintura.

Após a grande repercussão do vídeo o mestre do rapaz se pronunciou através de outro vídeo destinado ao canal FEUBJJ dizendo que ele havia sim autorizado ele a utilizar a faixa preta, e o motivo da graduação diferente foi devido a distância das cidades em que eles moram, mas que em nenhum momento esteve de acordo com a maneira com que a graduação foi feita e muito menos com a divulgação do vídeo.

Ele afirmou que o combinado entre os dois era o faixa marrom amarrar a faixa preta na cintura e quando chegasse o diploma da confederação eles iriam divulgar a graduação. Afirmou também que o rapaz está devidamente documentado e autorizado a utilizar a faixa preta.

O maior anseio de qualquer praticante de Jiu Jitsu é se tornar um faixa preta. Amarrar uma faixa preta na cintura é muito fácil, basta apenas comprar uma e colocá-la em sua cintura, porém SER UM FAIXA PRETA requer muitas coisas além de somente conhecimento técnico e experiência, requer também  responsabilidade, respeito, disciplina sem contar algumas formalidades que são exigidas pela IBJJF. E precisam ser levadas em consideração.

De Acordo Com O Sistema Geral De Graduação Da IBJJF em seu artigo 5º no item 5.1

“REQUISITOS BÁSICOS DA IBJJF PARA OBTENÇÃO DO DIPLOMA E DE GRAUS NA FAIXA-PRETA

São requisitos básicos:

  • Estar registrado junto a IBJJF no ano corrente.
  • Não ser atleta com graduação provisória (ver artigo 7º)
  • Apresentar curso de primeiros socorros.
  • Apresentar certificado de aprovação no curso de arbitragem da IBJJF realizado até 12 meses antes da data em que está requerendo o novo grau.
  • Atender a pelo menos um dos dois requisitos a seguir:

1 – Ser professor responsável ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF em todos os anos anteriores referentes ao período mínimo exigido para a nova graduação.

2 – Ser praticante do Jiu-Jitsu em uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF em todos os anos anteriores referentes ao período mínimo exigido para a nova graduação e que tenha como professor responsável um faixa-preta diplomado no mínimo 2º grau. Será esse o professor que deverá assinar o formulário de requerimento de diploma do praticante”

Em seu artigo 6º no item 6.2 afirma também a graduação de um atleta só poderá ser assinada por um professor que seja faixa preta diplomado pela IBJJF e que esteja no mínimo no 2º grau  de preta.

Ou seja, o caso em questão está totalmente fora dos padrões estabelecidos não há nada que afirma que um faixa marrom pode vir a se graduar a preta, para atingir tal graduação ele deve seguir a risca os requisitos exigidos pela IBJJF.

Por que é tão importante existir formalidades para se chegar à faixa preta?

A faixa preta apesar de não se última faixa a ser conquista por uma praticante da Arte Suave é sem sombra de duvidas a mais almejada por ele. A faixa preta carrega consigo um simbolismo muito grande de conhecimento e até certo poder.

O maior medo de todo fanáticos pelo Jiu Jitsu é a banalização das faixas. Desde a branca até a preta existe um longo caminho a ser percorrido e etapas que não podem ser suprimidas. Mesmo que existam atletas de outras faixas como instrutores, a faixa preta tem uma responsabilidade maior, seus alunos passam a ser sua responsabilidade e ele deve estar totalmente apto para estar a frente de seus alunos e poder prepará-los e ajudá-los em sua longa jornada dentro da arte suave.

Não estamos aqui para julgar, até porque ainda não se sabe ao certo o que ocorreu de verdade, e nem para questionar se ele está apto ou não para pega a faixa, porém contra fatos não há argumentos. A graduação que é mostrada no vídeo foge totalmente do que prega a arte suave e situações como essas precisam ser abolidas, pois a história do Jiu Jitsu se baseia na hierarquia, no respeito e na disciplina e não isso não pode mudar do dia para noite. Regras existem para serem seguidas.

Um professor tem a missão de orientar seus alunos, não somente com técnicas, mas ele ajuda diretamente na formação de cidadãos. A faixa preta tem um significado muito grande para nós e ela não pode ser banalizada. Aquele que chegou até ela enfrentou muitas coisas para chegar até ali e precisa ser merecedor dela.

Esperamos que fatos como esse não ocorram mais, pois isso pode enfraquecer e descredibilizar nosso esporte. Como já dito não se pode afirmar realmente o que ocorreu, mas que isso foge totalmente do que é pregado pela filosofia do esporte é inegável. Torcemos para que tudo seja esclarecido e que se os atletas se preocupem mais em SER um verdadeiro faixa preta do que simplesmente ter um amarrada em sua cintura!

Quer se tornar uma fera dos tatames?

Se você precisa melhorar seu jogo, está cansado de tomar atraso nos treinos e quer revolucionar o seu jeito de lutar, preste bem atenção!!

O Jiu Jitsu baseia-se em muita técnica então se quer ficar bom de Jiu Jitsu deve focar nela. Aprender novas posições e lapidar aquelas que já conhece pode ser a solução para os seus problemas.

Por isso a equipe do BJJFANATICS preparou um conteúdo fantástico e exclusivo para você revolucionar seu jogo, surpreender seus oponentes e se tornar um grande campeão do esporte.

E para isso você vai contar com a ajuda das maiores feras do esporte como Bruno Malfacine Cláudio Calasans e os Irmãos Miyao.

Não perca mais tempo e venha dar um upgrade no seu jogo!!

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos