X Close
Your Cart
Keep Shopping
Fatos Sobre O Jiu Jitsu Que Você Provavelmente Não Sabia

Fatos Sobre O Jiu Jitsu Que Você Provavelmente Não Sabia

Como surgiu o Jiu Jitsu?

Ninguém sabe ao certo sua origem, mas segundo alguns historiadores o Jiu Jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas.Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o Jiu Jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se.

Como o Jiu Jitsu chegou ao Brasil

Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma viajou o mundo todo dando demonstrações de Judô para os ocidentais chegou ao Brasil em 1915 onde conheceu Gastão Gracie. Pai de oito filhos, cinco homens e três mulheres, Gastão tornou-se um entusiasta do Jiu Jitsu e levou o mais velho, Carlos, para aprender a luta com o japonês.

Porque o nome Kimura?

Kimura para quem não sabe trata-se de uma chave de braço, onde eu utilize meus dois braços para atacar um dos braços do adversário, girando ele para trás, forçando a articulação do ombro.

O embate entre o Mestre Hélio Gracie e o japonês Masahiko Kimura, ocorrido no dia 23 de Outubro do ano de 1951, foi uma luta épica de vale tudo que ficou marcada na história do Jiu Jitsu.

Durante essa luta o japonês aplicou uma kimura em Hélio Gracie, que garantiu a Masahiko a vitoria. O golpe utilizado era denominado no Judô como UDE GARAMI, onde UDE quer dizer BRAÇO e GARAMI faz referência a RESTRINGIR. Como uma forma de homenagear o judoca pela vitória o golpe que foi aplicado teve batizado o nome de KIMURA no Jiu Jitsu Brasileiro.

Quem foi a primeira mulher a pegar faixa preta no Jiu Jitsu?

Yvone Duarte foi a primeira mulher a receber a faixa preta de Jiu Jitsu. Ela começou a treinar em 1978, aos 14 anos. N a sua época os campeonatos eram exclusivamente masculinos.

Então, junto com outras mulheres da equipe do Mestre Osvaldo Alves, começou a pressionar a Federação do Rio para que abrisse categorias femininas. Em 1985, na faixa azul, ela disputou e ganhou o primeiro campeonato com categoria feminina.Yvone sempre foi conhecida por sua técnica, habilidade e muita determinação nos tatames, ficando invicta durante vários anos nas competições. Hoje, a grande pioneira do BJJ feminino no Brasil é faixa preta 5º grau.

Quem foi a primeira mulher da família Gracie a conquistar a faixa preta?

Kyra Gracie Guimarães nasceu no Rio de Janeiro no dia 29 de maio de 1985, Ca começou a praticar a ate suave quando ainda era uma criança. Kyra é integrante da renomada família Gracie, que difundiu o esporte no Brasil e no mundo.

Foi a primeira mulher da família a conquistar a faixa preta no Jiu Jitsu em 2006, aos 21 anos de idade. Kyra recebeu das mãos de Carlinhos Gracie, a tão sonhada faixa preta de Jiu Jitsu.

 

Kyra é uma das maiores referências do Jiu Jitsu feminino seu é histórico impecável, sagrou se  campeã em inúmeros campeonatos importantes e coleciona títulos de renome internacional. Hoje ela tem sua própria academia de Jiu Jitsu chamada Gracie Kore, localizada no Rio de Janeiro, onde difunde sua arte não só para mulheres, mas também para homens e crianças.

Jiu Jitsu Brasileiro X Jiu Jitsu Japonês

O Jiu Jitsu foi o primeiro esporte a nível mundial a mudar de nacionalidade, inicialmente foi disseminado pelo Japão, mas foi adaptado pela família Gracie e devido as diferenças entre o Jiu Jitsu Japonês e Brasileiro, foi necessária a mudança das regras internacionais, e com isso aquela que era uma arte marcial japonesa, passou a ser considerada Brasileira sendo denominada "Jiu Jitsu Brasileiro", sendo exportada para o mundo todo, inclusive para o Japão.

Quem fundou o UFC

UFC foi criado pelo filho mais velho de Helio Gracie o maior evento de lutas do mundo foi fundado por Rorion Gracie, que é faixa preta faixa vermelha 9º grau de Jiu Jitsu. Segundo ele a ideia de criar o Ultimate Fight Championship veio da sugestão de um aluno de fazer um evento para confrontar os diferentes estilos de artes marciais.

Mestre Hélio e seu filho mais velho Rorion Gracie

Quando ocorreu o primeiro mundial de Jiu Jitsu?

O primeiro mundial da arte suave ocorreu no Rio de Janeiro no ano de 1996. A primeira edição fora do Brasil ocorreu em 2007 nos Estados Unidos. Em 2008, 2010, 2017 e 2018 foi disputado na Califórnia.

Faixa Preta “The flash”

O multicampeão Caio Terra pegou a faixa preta com apenas 3 anos de treino. Recebeu esta graduação, pois venceu tudo que disputou no cenário brasileiro de Jiu Jitsu. Ele passou a se tornar um dos lutadores mais dominantes da história peso galo, com e sem kimono. Considerada uma das ascensões mais rápidas à faixa preta.

Graduação Máxima no Jiu Jitsu

Ninguém pode chegar à graduação 10 graus na faixa vermelha é graduação exclusiva dos patriarcas do Jiu Jitsu.

Dente do Miyao

 

Muitos tinham curiosidade de saber o motivo que um dos guardeiros mais brabos de todos os tempos e dono de uma técnica afiada em relação ao berimbolo, não tinha um dos dentes da frente. Paulo Miyao ao perder o dente em 2003 disse que não ia arrumar porque senão ficaria sem treinar e não adiantaria nada para melhorar o Seu Jiu Jitsu.

Leia Mais Sobre os Miyao...

Agora que você já sabe algumas das curiosidades mais legais sobre o BJJ. Você precisa conhecer os cursos mais completos que temos disponíveis para você. O BJJ Fanatics possui um arsenal de cursos com conteúdos exclusivos com campeões renomados como  os Irmãos Miyao Rodolfo Vieira e Cláudio Calasans.

Não perca tempo e venha conferir!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos