Gosta De Fazer Omoplata Nos Treinos De Jiu Jitsu? Descubra Como Ele Pode Ser Eficiente Para Surpreender Seus Adversários

Gosta De Fazer Omoplata Nos Treinos De Jiu Jitsu? Descubra Como Ele Pode Ser Eficiente Para Surpreender Seus Adversários

As posições de Jiu Jitsu são infinitas, algumas simples como uma americana de braço e outras bem mais complexas como o berimbolo. No entanto a eficiência destes golpes não pode ser questionada, se feitos da maneira correta levando em consideração postura, pegadas e controle do oponente dificilmente dará errado.

Entre uma infinidades de golpes existe um em especial que muitos não gostam no entanto é uma excelente posição para executar nos pesados uma fez que que o aplica sai do raio de ação do adversário e evita que ele o amasse.

Esse golpe é o OMOPLATA! Um dos golpes mais tradicionais da arte suave, no entanto houve certo esquecimento e já não vemos muito esse golpe sendo aplicado nos campeonatos e até mesmo dentro das academias.

Mas por que esse fenômeno acontece?

Muitos o consideram ineficiente, de certo não é um golpe muito fácil de aplicar por aqueles que não têm certo domínio da arte suave. No entanto nem todas as academias dão a devida importância que este golpe merece.

Diferente do que se pensa essa é uma posição  muito versátil e permite, por exemplo, que o guardeiro mantenha controle sobre o oponente que está por cima. No entanto ela não se limita ao atleta que está por baixo.

 Existem vários  tipos de omoplata, mas ele é atacado principalmente á partir da posição de guardeiro. As melhores posições para chegar até esse golpe é a partir da guarda fechada, a guarda de aranha e a guarda laçada. Essas posições são excelentes opções para que você ataque o ombro de seu oponente e consiga uma boa finalização. Mas não se engane, o omoplata não serve apenas para finalizar, ela permite a execução de belas raspagens deixando os seus adversários em maus lençóis.

Mas o que é o omoplata?

Esse golpe se caracteriza quando um dos atletas se posiciona lateralmente fechando um triângulo com as suas pernas em um dos braços do adversário. Este golpe força a parte superior dos ombro e se não defendida corretamente pode gerar graves lesões na região devido sua precisão.

Um grande atleta que sabe utilizar muito bem esse golpe é Bernardo Faria, é um verdadeiro especialista nesse ataque.

Bernardo Faria é conhecido por sua meia guarda fatal, nascido na cidade de Juiz De Fora, interior de Minas Gerais começou a treinar Jiu Jitsu em 2001, aos 14 anos, por incentivo de uma amigo, que o convidou para treinar em sua academia a Brazilian Top Team dirigida pelo mestre Ricardo Marques. Graduou-se a faixa preta no ano de 2008. No ano seguinte saiu da pequena cidade e foi morar em São Paulo, buscando aperfeiçoar sua arte e ampliar seus horizontes , passando a integrar umas equipes de maior renome no mundo do Jiu Jitsu Academia Alliance, comandada por Fabio Gurgel.

Esse cara exemplo de humildade e persistência, nunca se considerou um atleta talentoso mas sempre buscou ser o mais dedicado e conquistar os objetivos propostos.

Graças a sua garra e dedicação ele acumulou diversos títulos. Dono de um jogo muito preciso através de sua meia guarda, suas omoplatas e também de sua pressão nas passagens de guarda obteve resultados extraordinários ao longo de sua carreira. Ele é Tri Campeão Europeu (IBJJF) ( 2010 / 2011 / 2012 ), Hexa Campeão Pan Americano (IBJJF) ( 2010 ouro duplo/ 2012 / 2015 ouro duplo / 2016 absoluto) e Penta Campeão Mundial (IBJJF) (2010 / 2012 / 2013 / 2015 ouro duplo).

Com um grande arsenal de técnicas essa fera desenvolveu  uma omoplata muito eficiente que utiliza durante seus treinos e nas competições.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Confira abaixo um omoplata muito utilizado por Bernardo Faria Partindo da Meia Guarda

Investir em golpes básicos e tradicionais é o segredo para o sucesso no esporte. O omoplata apesar de ser considerado um bicho de sete cabeças pode salvar você e surpreender os adversários que não estão acostumados com esse golpe.

Quer revolucionar seu jogo e ser um lutador completo?

Confira no site do BJJFanatics o melhor conteúdo de Jiu Jitsu. Nossa plataforma conta com  os melhores cursos com as mais variadas posições da arte suave feita pelos maiores nomes do esporte.

Bernardo Faria integra nosso time de campeões, o mestre do omoplata vai lhe ensinar os segredos de sua meia guarda, também ensinará a colocar pressão quando estiver passando além de ensinar as defesas de vários golpes.

Não deixe de conferir e se torne um atleta completo assim como Bernardo Faria!

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores