X Close
Your Cart
Keep Shopping
Graus Na Faixa De Jiu Jitsu Parecem Insignificantes, Mas Tem Grande Importância Para Aqueles Que Recebem

Graus Na Faixa De Jiu Jitsu Parecem Insignificantes, Mas Tem Grande Importância Para Aqueles Que Recebem

Mais uma vez estamos tratando de um tema muito polêmico:os famosos GRAUS. Que são muito mais que um pequeno pedaço de esparadrapo preso numa faixa. Existem muitas academias que adotam esse sistema e outras já o abominam.

Um fato inegável é que independente da cor da faixa que você esteja ganhar um grau será uma maneira de lhe trazer mais confiança e motivação, sendo prova que está cumprido bem suas obrigações de atleta, está com uma boa frequência nos treinos e que seu mestre está lhe observando sendo um indicativo que está mais perto da próxima graduação .

O caminho do Jiu Jitsu nunca foi fácil e nunca será e preciso muito trabalho duro e muita dedicação área para se manter firme num propósito e se tornar aquilo que deseja. Nesta caminhada você passara por muitos obstáculos, lesões, desânimo, falta de motivação. E  terá que buscar dentro de si algo que o mantenha focado sem seus objetivos.

Os praticantes de Jiu Jitsu focam tanto nos resultados que acabam se esquecendo de analisar todo o conjunto, se perdem algum campeonato ou se e os treinos não estão tão bons como antigamente já começam a serem tomados por pensamentos negativos e é nesse momento aí que tudo começa a desmoronar.

O aluno passa a não ter tanto prazer de ir aos treinos, vai atrás novas coisas para fazer tentando encontrar algo que o preencha. Ele está tão preso às vitórias que se esquece de olhar para trás e ver o quanto já evolui desde o primeiro dia que chegou dentro do tatame.

No início era difícil compreender e executar as posições, o omoplata e o arm lock pareciam “bichos de sete cabeças” e como o passar do tempo você já era capaz de executá-lo com muita facilidade.

E assim que devemos analisar nunca focar só no presente, parar o olhar para traz para ver o quanto você cresceu no esporte e na vida faz parte do seu amadurecimento e da sua motivação.

Muitos desistem da arte suave por acharem que não estão progredindo. Todos têm a ideia limitada de que a troca de faixas é como um medidor de evolução “se a recebe está indo bem se não é melhor desistir.” Não é assim que funciona existe uma série de critérios de graduação que variam muito de acordo com a academia e com o professor, mas o fato dessa mudança de faixas poder demorar alguns anos para ocorrer, os atletas começam a sentir falta de valorização e acabando se perdendo no meio do caminho por acharem que não são bons o suficiente.

Neste cenários os graus são uma excelente forma de manter o atleta motivado e dentro do tatame e presente nos treinos.

O grau para quem recebe é como se fosse uma honraria, ele tem o poder de mudar a forma como o atleta está se enxergando e ao mesmo tempo chamar um pouco mais de responsabilidade para ele. Por exemplo, quando um faixa branca recebeu seu primeiro grau, ele já não é tão inexperiente no Jiu Jitsu assim, ele já cumpriu um ciclo e subir mais um degrau em direção a tão sonhada faixa preta.

Quando vou receber meu grau

Geralmente o critério usado pelos professores para “distribuir” um grau é a frequência do aluno nos treinos, mas isso no é um critério absoluto só reforça queele  já cumpriu a primeira fase para conquistar o grau, mas outros requisitos serão analisados em conjunto como comportamento no tatame, nível técnico, respeito com os mais graduados e com os colegas de treino, enfim. Confie no julgamento de seu professor, ele conhece seus alunos e sabe a hora certa de contemplar cada um deles com o grau.

Jamais peça grau

Isso reforça que não está preparado para recebê-lo, pedir faixa ou grau é muito deselegante e nada profissional. Seu professor está te observando o tempo todo e mesmo que já tenha cumprido a meta de números de treinos para receber a graduação, se ainda não o teve há algum motivo para isso. Lembre-se sempre que um grau ou troca de faixa não melhora seu Jiu Jitsu preocupe-se só em treinar que o resto virá automaticamente.

Deve se cobrar por graus ou não?

É uma pergunta difícil de responder, pois este questionamento tem várias correntes umas que são favoráveis e outras que são contra. A verdade é que cada academia tem seus critérios e seus ritos, que devem ser respeitados e a questão que envolve “dinheiro” é um ponto que sempre haverá divergências.

Grau é merecimento

Independe de cobrar algum valor pelo grau ou não, uma coisa incontestável é que ele deve vir por merecimento, o aluno deve conquistá-lo não simplesmente recebê-lo isso o fará dar mais valor a sua faixa e aos seus graus.

O fato e que para ser bom no seu esporte você tem que remar muito, querer mais do que os outros e ter um excelente nível técnico. Sabemos que com a vida corrida nem sempre poderemos comparecer a todos os treinos para conhecer todas as técnicas passadas. Mas isso não é justificativa para que você não trabalhe para melhorar o seu Jiu Jitsu.

O site do BJJFanatics irá te ajudar. E você vai aprender as melhores técnicas de Jiu Jitsu sem precisar sair de casa!! E terá como professores feras como Irmãos Miyao, que ensinarão a você todos os segredos do famoso berimbolo, também faz parte desse time de campeões Marcos Tinoco mestre da guarda laçada mais temida de todos os tempos e Eduardo Telles,com a sua infalível guarda tartaruga.

Não deixe de conferir e revolucione seu jogo com ajuda dos melhores do esporte!!!!

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos