Graus Na Faixa De Jiu Jitsu Parecem Insignificantes, Mas Tem Grande Importância Para Aqueles Que Recebem
Mais uma vez estamos tratando de um tema muito polêmico:os famosos GRAUS. Que são muito mais que um pequeno pedaço de esparadrapo preso numa faixa. Existem muitas academias que adotam esse sistema e outras já o abominam.
Um fato inegável é que independente da cor da faixa que você esteja ganhar um grau será uma maneira de lhe trazer mais confiança e motivação, sendo prova que está cumprido bem suas obrigações de atleta, está com uma boa frequência nos treinos e que seu mestre está lhe observando sendo um indicativo que está mais perto da próxima graduação .
O caminho do Jiu Jitsu nunca foi fácil e nunca será e preciso muito trabalho duro e muita dedicação área para se manter firme num propósito e se tornar aquilo que deseja. Nesta caminhada você passara por muitos obstáculos, lesões, desânimo, falta de motivação. E terá que buscar dentro de si algo que o mantenha focado sem seus objetivos.
Os praticantes de Jiu Jitsu focam tanto nos resultados que acabam se esquecendo de analisar todo o conjunto, se perdem algum campeonato ou se e os treinos não estão tão bons como antigamente já começam a serem tomados por pensamentos negativos e é nesse momento aí que tudo começa a desmoronar.
O aluno passa a não ter tanto prazer de ir aos treinos, vai atrás novas coisas para fazer tentando encontrar algo que o preencha. Ele está tão preso às vitórias que se esquece de olhar para trás e ver o quanto já evolui desde o primeiro dia que chegou dentro do tatame.
No início era difícil compreender e executar as posições, o omoplata e o arm lock pareciam “bichos de sete cabeças” e como o passar do tempo você já era capaz de executá-lo com muita facilidade.
E assim que devemos analisar nunca focar só no presente, parar o olhar para traz para ver o quanto você cresceu no esporte e na vida faz parte do seu amadurecimento e da sua motivação.
Muitos desistem da arte suave por acharem que não estão progredindo. Todos têm a ideia limitada de que a troca de faixas é como um medidor de evolução “se a recebe está indo bem se não é melhor desistir.” Não é assim que funciona existe uma série de critérios de graduação que variam muito de acordo com a academia e com o professor, mas o fato dessa mudança de faixas poder demorar alguns anos para ocorrer, os atletas começam a sentir falta de valorização e acabando se perdendo no meio do caminho por acharem que não são bons o suficiente.
Neste cenários os graus são uma excelente forma de manter o atleta motivado e dentro do tatame e presente nos treinos.
O grau para quem recebe é como se fosse uma honraria, ele tem o poder de mudar a forma como o atleta está se enxergando e ao mesmo tempo chamar um pouco mais de responsabilidade para ele. Por exemplo, quando um faixa branca recebeu seu primeiro grau, ele já não é tão inexperiente no Jiu Jitsu assim, ele já cumpriu um ciclo e subir mais um degrau em direção a tão sonhada faixa preta.
Quando vou receber meu grau
Geralmente o critério usado pelos professores para “distribuir” um grau é a frequência do aluno nos treinos, mas isso no é um critério absoluto só reforça queele já cumpriu a primeira fase para conquistar o grau, mas outros requisitos serão analisados em conjunto como comportamento no tatame, nível técnico, respeito com os mais graduados e com os colegas de treino, enfim. Confie no julgamento de seu professor, ele conhece seus alunos e sabe a hora certa de contemplar cada um deles com o grau.
Jamais peça grau
Isso reforça que não está preparado para recebê-lo, pedir faixa ou grau é muito deselegante e nada profissional. Seu professor está te observando o tempo todo e mesmo que já tenha cumprido a meta de números de treinos para receber a graduação, se ainda não o teve há algum motivo para isso. Lembre-se sempre que um grau ou troca de faixa não melhora seu Jiu Jitsu preocupe-se só em treinar que o resto virá automaticamente.
Deve se cobrar por graus ou não?
É uma pergunta difícil de responder, pois este questionamento tem várias correntes umas que são favoráveis e outras que são contra. A verdade é que cada academia tem seus critérios e seus ritos, que devem ser respeitados e a questão que envolve “dinheiro” é um ponto que sempre haverá divergências.
Grau é merecimento
Independe de cobrar algum valor pelo grau ou não, uma coisa incontestável é que ele deve vir por merecimento, o aluno deve conquistá-lo não simplesmente recebê-lo isso o fará dar mais valor a sua faixa e aos seus graus.
O fato e que para ser bom no seu esporte você tem que remar muito, querer mais do que os outros e ter um excelente nível técnico. Sabemos que com a vida corrida nem sempre poderemos comparecer a todos os treinos para conhecer todas as técnicas passadas. Mas isso não é justificativa para que você não trabalhe para melhorar o seu Jiu Jitsu.
O site do BJJFanatics irá te ajudar. E você vai aprender as melhores técnicas de Jiu Jitsu sem precisar sair de casa!! E terá como professores feras como Irmãos Miyao, que ensinarão a você todos os segredos do famoso berimbolo, também faz parte desse time de campeões Marcos Tinoco mestre da guarda laçada mais temida de todos os tempos e Eduardo Telles,com a sua infalível guarda tartaruga.
Não deixe de conferir e revolucione seu jogo com ajuda dos melhores do esporte!!!!
O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)
O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)