Igor Paiva, O Casca Grossa Que Melhorou Seu Jiu Jitsu Após Se Tornar Árbitro
Igor Matosinho de Paiva, ou simplesmente “Igor Paiva”, nascido em 4 de julho de 1990, no Rio de Janeiro. Começou a praticar Jiu Jitsu aos 17 anos , quando foi convidado por um amigo para uma aula experimental de Jiu Jitsu na academia que carrega a bandeira até hoje, a Soul FIghters.
Igor rapidamente se tornou um dos melhores alunos da academia, conquistando vários títulos importantes nas faixas coloridas, sendo campeão Mundial ( IBJJF) em 2012 na faixa azul, campeão Brasileiro (CBJJ) em 2015 na faixa roxa e campeão Brasileiro sem kimono (CBJJ) em 2016 na faixa marrom.
Enquanto isso ganhava a confiança de seus treinadores para se tornar um instrutor assistente ainda como faixa roxa e passou ministrar aulas na faixa marrom. Em 14 de junho de 2017, recebeu sua faixa preta de seu mestre desde o primeiro dia de treino Bruno Mendes.
Aos 28 anos o atleta da Soul Fighter, Igor Paiva divide as participações nos campeonatos de Jiu Jitsu, hora lutando e hora trabalhando na arbitragem. Além disso o lutador da equipe de Tatu, João Gabriel, Tanquinho e tantos outros, ainda divide o seu tempo como professor na Academia Soul Fighters, ao lado de Bruno Tank, co-fundador da equipe.
Para Igor, ser árbitro o ajudou a entender mais profundamente cada detalhe da regra, onde mesmo sendo competidor durante muitos anos ele ainda não dominava completamente todo o regulamento. Quanto mais Igor aprende a regra para aplica-la como árbitro , também melhor se prepara para desempenhar as estratégias quando está lutando.
Atualmente Igor tem se dedicado exclusivamente sua carreira ao Jiu Jitsu, formado em administração, ele “guardou o canudo” e decidiu seguir carreira apenas da arte suave, atuando como atleta, professor e árbito. Paiva destaca a evolução que tem conquistado desempenhando a função de árbitro:
“A função de árbitro é difícil, estamos ali para avaliar a luta e julgar cada movimento de forma completamente imparcial. Assim como competir ser árbitro é algo que requer tempo e experiência para obter a excelência. Venho arbitrando com frequência desde que peguei a minha faixa preta e consigo ver uma grande evolução minha desde que comecei na arbitragem. Já pude arbitrar Campeonatos Nacionais nos EUA e vários Opens da IBJJF, inclusive arbitrando finais de faixa preta e com atletas de alto rendimento. Tenho muito orgulho disso, pois como árbitro posso contribuir também de outra forma para o desenvolvimento do esporte.”
Chegar ao topo do pódio é apenas o último degrau para um atleta que desde novo é apaixonado pelo esporte e por longos anos luta por um lugar ao sol. Atualmente morando nos Estados Unidos, Igor cita as dificuldades que enfrentou no esporte, e o que tirou de lição praticando o Jiu-Jitsu:
“Ser um atleta de alto rendimento é ser forjado em ferro e fogo. Aprendemos a lidar com pressões de resultado, lidar com um nível de frustração acima da média e sistematicamente estar expandindo seus limites físicos e mentais. Isso me fez ser quem sou hoje, me trouxe foco, determinação, saber lidar com vitórias e derrotas e sempre buscar a maior excelência naquilo que faço. Me ensinou a ousar, acreditar e querer sempre a maior vitória, a maior meta. Sempre mantendo a humildade e a cabeça aberta para aprender e melhorar “
Aprenda a desafiar seus limites, seja ousado e, principalmente, derrame o suor atrás dos seus objetivos, não tenha medo de ser feliz. A vitória é daqueles que lutam, dos que agem, é dos que se arriscam!
O BJJ Fanatics disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!
Já imaginou conhecer todos os segredos dos principais campeões? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com os principais atletas da atualidade, Rodolfo Vieira, Cláudio Calasans, Robson Mau Mau, dentre outros...
Não deixe de conferir nosso conteúdo exclusivo!
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)
MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)
A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)