João Alberto Barreto Um Dos Discípulos Do Grande Mestre Hélio Gracie

João Alberto Barreto Um Dos Discípulos Do Grande Mestre Hélio Gracie

João Alberto Barreto é uma das figuras mais importantes do cenário do Jiu Jitsu Brasileiro ele foi discípulo do grande mestre Helio Gracie e é considerado um dos melhores lutadores que a história da Arte Suave já teve.

O pai de João Alberto era um grande amigo de Carlos Gracie, um dos patriarcas do Jiu Jitsu e pediu para que ele treinasse seu filho que na época tinha por volta de 15 anos de idade. João era forte e saudável mas sofria de um serio problema de gagueira .

Carlos Gracie aceitou prontamente o pedido de seu amigo para treinar o filho dele, em pouco tempo João Alberto já se destacava dentre os demais e se mostrava um grande atleta e faria história dentro do Jiu Jitsu.

Ele iniciou sua carreira no Jiu Jitsu na década de 50 e tinha um bom físico e era acostumado a displina e treinamentos intensos por ter estudado por um bom tempo em uma escola militar.

Acreditando que tinha um verdadeiro prodígio em suas mãos,  Carlos Gracie tratou logo de arranjar um luta para o jovem rapaz. Com poucos meses de treinamento João enfrentou um competidor veterano chamado pelo apelido de “bambambã”, a luta entre os dois terminou empatada e Carlos não satisfeito sugeriu uma revanche. Como era um grande estrategista e grande conhecedor da arte tratou logo de estudar os erros de “bambambã” e com apenas quinze dias conseguiu prepara o jovem Barreto para o combate. Onde este não teve muita dificuldade para vencer a aquele que havia ganhado anteriormente. E com em torno de 4 meses de treino ele fez história dentro da arte e começou a entrar no espírito da Arte Marcial

Como Carlos Gracie tinha muitas atribuições e muito trabalho, e quase não tinha mais tempo da treinar, foi aí que ele entregou o jovem João Alberto Barreto nas mãos de Hélio Gracie para que este se tornasse um forte lutador. O que de fato aconteceu de fato a sua dedicação e consequentemente a experiência de Hélio Gracie.

Pouco tempo depois João Alberto era um dos mais temidos lutadores da Academia Gracie Jiu Jitsu na década de 50. Através de seu comprometimento e seu talento para artes marciais ele se tornou um dos treinadores da Gracie Jiu Jitsu e com isso conseguiu inserir seus irmãos Álvaro e Sergio Barreto que também seguiram os passos do irmão e logo já estavam se destacando no esporte também.

No final da década de 1960, João Alberto Barreto se tornou o vice presidente da primeira Federação de Jiu Jitsu no Brasil.A organização era presidida pelo próprio Helio Gracie.

Osvaldo Fadda é outro grande nome da história do Jiu Jitsu brasileiro em seu repertório, técnicas de reanimação inclusas em um vasto arsenal de informações e golpes que são guardados a sete chaves pelos Mestres da Academia Fadda. Dentre eles, Chaves de pé, perna, estrangulamentos de músculos e etc, que inclusive são proibidas de acordo com as regras da IBJJF.

“Tenho um método próprio e, por isso, prefiro ensinar aqueles que são completamente leigos no assunto. Entendo que é muito mais fácil ensinar a quem nada sabe, do que ter que tirar primeiro os vícios e defeitos para depois aplicar o método e regras da academia Fadda.” Citou o Fadda.

João Alberto era conhecido por ser um excelente treinador mental de seus atletas, e por esse motivo ele foi convidado pelo presidente do Clube de Futebol Fluminense para integrar sua equipe e ajudar os atletas na parte mental.

A parte mental é uma das que mais podem prejudicar e trazer prejuízos aos atletas, já que a mente tem influência direta no desempenho do mesmo em competições. Geralmente os lutadores em si são aqueles que tem medo de fazer algo, por medo que vão ter que enfrentar pela frente seja em um campeonato ou nos treinos.

E uma mente fraca atrapalha e muito do desempenho do atleta. Na época em que foi convidado para integrar o time de futebol a psicologia esportiva, esta não tinha grandes ramificações que tem hoje e por isso mestre João Alberto Barreto, por isso ele decidiu frequentar novamente a faculdade e dessa vez optou pela área da psicologia.

No ano de 1993 o grande JoãoAlberto e Helio Viggio foram convidados pelo UFC, o  Ultimate Fighting Championship para fazer parte da equipe de arbitragem.

Ele também foi o criador do primeiro Campeonato de Jiu Jitsu, assim como tem sua raiz na criação das atuais regras, juntamente com o grande Mestre Hélio. Em 1959 Carlos Alberto foi o escolhido pela família Gracie para representar sua academia num programa De TV chamado “Reis do Ringue”

E muito importante que um praticante assíduo de Jiu Jitsu conheça os heróis que fazem parte da história dentro do Jiu Jitsu.

 “Muitos dos lutadores, praticantes de Jiu Jitsu, pouco ou nada conhecem sobre esses heróis dos ringues. Esse esquecimento do passado é uma lacuna que nossa arte marcial não pode permitir, e ainda temos tempo para reverter essa falha.”

Já citamos inúmeras vezes a importância de conhecer sobre a história do Jiu Jitsu, dos seus principais lutadores, isso faz parte do amadurecimento do atleta e saber onde tudo começou, mas além da história o estudo sobre as técnicas do Jiu Jitsu devem fazer parte da rotina diária do lutador,pois apesar de toda especulação a técnica sempre sobressaíra a força. Exatamente por esse motivo que o lutador deve dar a devida atenção às técnicas.

E para isso o BJJFANTICS irá de ajudar!!! Nossa plataforma está repleta de posições feitas especialmente para você!!! O segredo de aplicar bem uma técnica é entendê-la perfeitamente e estudá-la com muito afinco e os grandes campeões vão te ajudar nessa empreitada!! Leonardo Saggioro ,Jake Mackenzie e suas meia guardas infalíveis. Eles são verdadeiras feras que irão te ensinar detalhadamente todos os seus segredos para que assim como eles você também seja um verdadeiro campeão....

Não deixe de conferir e adquira já o seu!!!!!

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores