Saiba Mais Sobre Uma Das Maiores Polêmicas Do Jiu Jitsu! Lavar A Faixa Apaga Mesmo Os Seus Conhecimentos?

Saiba Mais Sobre Uma Das Maiores Polêmicas Do Jiu Jitsu! Lavar A Faixa Apaga Mesmo Os Seus Conhecimentos?

Quando o assunto é superstição é certo de que haverá certas polêmicas muitos acreditam nelas fielmente, outros apesar de não acreditarem, preferem não arriscar e não ir contra elas e outros a abominam veemente e acham que não passa de papo furado, porém não se pode negar que elas mexem com nossa cabeça.

No Jiu Jitsu também existem alguns pontos que há controvérsias que deixam os praticantes instigados e confusos e algo que gera bastante polêmica dentro da arte suave é em relação AS FAIXAS se devem ou não devem ser lavadas!

Isso sem dúvida é uma das questões mais emblemáticas dentro do esporte! Mas antes de conversamos se a faixa de treino deve ou não deve ser lavada vamos conhecer um pouco da história dela e de onde saiu esse e história de que faixa não deve ser lavada.

História das faixas

Muitos contam que a origem da faixa no Jiu Jitsu foi quando um jovem rapaz após se irritar por diversas vezes por seu uniforme não ficar sempre alinhado atrapalhando seus movimentos e desempenho nos treinos decidiu amarrar um pano em sua cintura, para não destoar do uniforme preferiu um pano branco e vendo que sua ideia havia dado certo ele passou a utilizar esse mecanismo de amarrar o seu uniforme em todos os seus treinos, com o passar do tempo, o pano que antes era branco ficou preto e como o rapaz havia se tornando mais inteligente e mais astuto, vindo aí a ideia do faixa preta!

Claro que é bem provável que isso seja uma lenda, mas há também outra explicação mais plausível para a origem das faixas. Jigoro Kano que foi o idealizador de uma das artes marciais mais famosas do mundo, o judô. Também utilizava uma faixa para “prender” o seu kimono, com o tempo o sistema de faixas evolui até chegar aos moldes que conhecemos hoje!

Mas independente de qual seja a verdadeira origem da faixa não podemos desmerecer o grau de importância que ela tem na nossa vida! Uma vez que ela expressa exatamente o nível que estamos dentro do nosso esporte e devemos sim honrar e agir de acordo com aquele pedaço de pano amarrado em nossa cintura.

Não há duvidas que o sonho de todo fanático por Jiu Jitsu é chegar na tão sonhada faixa preta, mas antes de alcançar esse patamar dentro da arte suave são necessários muitos anos de treino, e também passar por uma série de faixas. Da branca até a preta podemos dizer que é uma média de 8 a 10 anos, ou seja, o aluno ficará um bom tempo com as outras faixas. E daí surge a questão: passar esses anos todos com as mesmas faixas sem poder lavá-las?

De onde surgiu essa história?

 O esporte é carregado de ritos e uma filosofia rigorosa baseada no respeito e na disciplina. Um aluno faixa branca é como se fosse um esponja seca que absorverá tudo o que seus mestres lhe ensinarem e está ideia de não poder lavar a faixa, apesar de ter perdido um pouco de sua força com o passar do tempo, foi sendo passada de geração em geração dentro do esporte ficando entranhada na cultura do Jiu Jitsu e de outros esporte que utilizam a faixa também.

“Tudo se baseia na ideia de que a faixa carrega o espírito do lutador contendo ali toda sua experiência e sua vivência nas lutas e batalhas, portanto acreditava-se que não poderia lavar as faixas utilizadas em treinamentos e aulas, para que esse “espírito” do guerreiro contendo suor e sacrifício não fosse perdido.”

Mas então devo ou não devo lavar a minha faixa?

É claro que isso é uma questão muito importante dentro do esporte que de fato valoriza a faixa e o conhecimento que ela representa, porém vamos ser conscientes lavar a sua faixa não irá tirar da sua mente e do seu corpo o que você aprendeu durante anos de treinamento. Isso é uma cultura que foi passada de geração em geração, entenda que lavar a faixa só a deixará limpa e não limpará o seu cérebro junto com ela!

Mas como dissemos acima a superstição pode ser algo muito forte dependo da pessoa e algumas por escolha próprias e por acreditar que perderá a sua essência como lutador opta por não lavá-la isso é algo pessoal, no entanto vale salientar que essa prática podem trazer alguns perigos ocultos!

Porque lavar a faixa?

Acima de qualquer superstição, lenda ou costume deve prevalecer o bom senso e a saúde daqueles que são amantes das artes marciais, o maior perigo de lavar a sua faixa, não é perder o seu conhecimento e sim trazer perigos a sua saúde e a saúde de seus companheiros de treino.

A higienização de uma faixa é importante na sua manutenção, além do que pode causar mal se não for cuidada.  A faixa está em constante contato com suor e impurezas nos tatames, e assim como o kimono é um excelente hospedeiro para os micro-organismos a faixa também serve o mesmo padrão! Porém os kimono são lavados constantemente o mesmo não ocorre com as faixas, podendo essas ser um meio de transmissão de doenças.

É muito importante que você mantenha seu material de treino sempre limpo e em perfeita condições de uso, algo muito mais sério pode ocorrer caso essa medida não seja tomada.

Agora se você é daqueles mais conservadores e não aceita lavar sua faixa, sem problemas, mas evite manter ela dentro de bolsas e emboladas, colocá-las no sol de vez em quando é uma opção para quem tem medo de perder a sua essência de lutador e seus conhecimentos técnicos!

Agora se você quer garantir que não perderá o seu espírito de lutador e que turbinar seus conhecimentos saiba que está no lugar certo!

 A plataforma do BJJFANATICS tem tudo que você precisa saber sobre o Jiu Jitsu e acessando os nossos cursos você terá o melhor conteúdo de Jiu Jitsu a sua disposição e dessa forma lavar ou não a faixa será uma escolha e não um medo, porque o que precisa saber estará entranhado em sua mente!! Aqui você aprenderá com os melhores lutadores de Jiu Jitsu de todos os tempos como Bernardo Faria,Marcos Tinoco, Jake Mackenzie e muito mais!!

Não fique de fora e aproveite essa oportunidade de se tornar um grande nome do Jiu Jitsu!

 O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores