Meu Jogo No Jiu Jitsu Não Evolui E Não Está Fluindo Mais Como Antigamente

Meu Jogo No Jiu Jitsu Não Evolui E Não Está Fluindo Mais Como Antigamente

Sempre quando estamos diante de algo novo, um projeto ou um novo estilo de vida é normal que a empolgação tome conta de nós. Falamos 24 horas no mesmo assunto, queremos respirar aquilo o tempo inteiro e ficamos ansiosos para a hora de ir de encontro ao novo.

No entanto com o passar do tempo aquilo vai se tornando monótono. A empolgação vai diminuindo, o que antes era novidade começa a não ser mais tão interessante e aí a estagnação aparece.

Nos treinos de Jiu Jitsu é a mesma coisa, quando estamos empolgados fazemos de tudo para aprimorar aquela coisa e descobrir tudo sobre ela. Os primeiros treinos da arte suave são os mais fascinantes, você entra num tatame um ambiente totalmente novo, observa aquelas pessoas vestidas com kimonos e com as mais variadas cores de faixas em suas cinturas, fica extremamente abismado ao ver seu professor executar uma posição sensacional e fico louco para dominar e absorver todo aquele conhecimento e não vê a hora de estar de volta.

Dia após dia a coisas parecem se encaixar, você começa a se identificar com certas posições, a descobrir como fazer certos movimentos com mais qualidade, você começa também a notar diferença no seu corpo e só enxerga os benefícios que o BJJ traz à sua vida, que não são poucos, diga se de passagem. No inicio tudo é lindo. Mas o mais difícil no Jiu Jitsu não é aprender as posições e sim manter a CONSTÂNCIA.

O que é constância?

Constância é uma característica da pessoa que cumpre suas obrigações com retidão e assiduidade. Para o Jiu Jitsu é estar presente todos os dias nos treinos, independente de qualquer adversidade.

Muitas das vezes a preguiça, o cansaço e o estresse da correria do dia tentarão te sabotar e atrapalhar seus treinos. Mas você deve ser mais forte do que isso.

Meus treinos estagnaram e agora?

Qualquer pessoa, independente da área, seja na vida profissional, nos estudos ou no treino já passou por essa fase em que parece que nada rende como rendia antes. Como se você tivesse parado no tempo e não consegui sair do lugar. Isso assombra grande parte dos atletas de Jiu Jitsu e é uma das causas da desistência no esporte até mesmo os mais talentosos.

Geralmente essa assombração aparece nos primeiros anos de treino, quando aquela empolgação inicial de estar se dando bem nos treinos chega ao fim. É carro sendo passado de um lado para o outro, os mais graduados não dão ais colher de chá, os amassos são constantes e parece que nada que você aprendeu até ali funciona. As faixas que mais sofrem esta pressão psicológica são os brancas e os azuis, eles estão ainda estão no começo de suas jornadas e muitos não aguentarão até o fim da mesma.

Aí começam os questionamentos... O que está acontecendo? Por que todos passam a minha guarda e eu não passo a guarda de ninguém? É melhor insistir ou parar por aqui? O que aconteceu que minhas técnicas pararam de surtir efeito?

Isso é mais comum do que se imagina, é mais certo dizer que faz parte do currículo para se tornar faixa preta, aqueles que resistem a esse período com garra, determinação e muita paciência terão um belo caminho pela frente.

O que fazer para contornar essa situação?

Se você acha que seu jogo não está bom e tem alguma coisa para melhorar, não perca tempo! Descubra o que está faltando e corra atrás para melhorar. Se acha que precisa melhorar sua guarda, comece a estudá-la, busca fontes de inspiração, há excelentes atletas no mundo do Jiu Jitsu que são exímios guardeiros como os Irmãos Miyao. Aliás, que são grande exemplos de superação e persistência treinavam todos os dias até conquistarem seu espaço no esporte e adaptarem posições ao jogo deles.

Leia Mais Sobre os Miyao...

 

Agora se você esta preso na meia guarda por baixo e não sabe como desenvolver um jogo dali, sinto muito meu amigo, mas não há milagre para surpreender daquela posição. Da meia guarda parte inúmeras variações que são extremamente eficazes, principalmente contra adversários mais pesados. Leonardo Saggioro, Cascão, se especializou nessa posição e já conquistou muitos títulos usando essa guarda infalível.

Leia Mais Sobre Cascão...

Você tem que descobrir suas deficiências e trabalhá-las, desistir às vezes pode até ser o caminho mais fácil, mas nunca será o mais gratificante. Busque sempre se aprimorar, o segredo é ter fome por aprendizado.

Saia da zona de conforto, ela é a que mais limita sua evolução, procure melhorar seus pontos fracos, trate de trabalhar sua flexibilidade, aumente seu condicionamento físico, faça guarda, mas também passe guardas, seja finalizador, mas ganhe habilidades na movimentação, seja um atleta completo.

No começo será difícil, talvez você tem que dar um passo para traz para conseguir dar dois passos para frente, haverá momentos que você terá que ceder posições para trabalhar a sua deficiência.Vai perder alguns treinos? Claro que vai, mas é para o seu próprio bem, o objetivo é muito maior que ser um campeão de academia. Seus amigos estão ali para evoluir junto com você e não para sobressaí-lo.

Busque treinar com todos mesmo sabendo que perderá em alguns treinos, vá em mais campeonatos competir ajuda na sua evolução. O caminho é árduo, mas a recompensa virá a longo prazo, o período de estagnação mais cedo ou mais tarde irá passar e depois que passar por essa prova de fogo nada mais poderá detê-lo. Busque o conhecimento essa é a chave para superar qualquer jogo que está estacionado.

E nessa parte o BJJFanactis irá te ajudar, nosso site disponibiliza um arsenal de cursos para que você abandone o jogo limitado e  estagnado.  Os maiores campeões do Jiu Jitsu irão te orientar nessa empreitada. Os Irmãos Miyao e Leonardo Saggioro estarão junto com você e logo você terá um jogo amplo e efetivo e irá surpreender seus oponentes.

Venha Conferir!!!

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

Marcadores