Ex técnico Da Seleção Brasileira De Judô, Sensei De Flávio Canto, Morre Aos 84 Anos No Rio De Janeiro

Ex técnico Da Seleção Brasileira De Judô, Sensei De Flávio Canto, Morre Aos 84 Anos No Rio De Janeiro

Na última terça feira dia 06 de Novembro faleceu no Rio de Janeiro, aos 84 anos um dos pioneiros do Judô no Brasil. Sensei Georges Mehdi, 9º Dan de Judô, francês naturalizado brasileiro chegou ao Brasil na década de 50, depois foi para o Japão para aprender tudo sobre o Judô. Mehdi dedicou sua vida a ensinar e aperfeiçoar a arte criada por Jigoro Kano.

Ainda no Brasil chegou a treinar brevemente na academia de Carlos Gracie, mas saiu pouco tempo depois devido a divergências com a família. Em 1952 foi refinar suas técnicas na lendária academia Kodokan, fundada pelo Mestre Jigoro Kano no Japão, onde passou 10 anos, onde treinou com nomes como Masahiro Kimura e Isao Okano.

Sensei Mehdi foi atleta da seleção brasileira de Judô pela qual conquistou medalhas de prata e bronze, respectivamente, nos Jogos Pan-Americanos de São Paulo 1963 e Winnipeg 1967 na classe absoluta, trazendo grandes títulos ao país.

Entre 1960 e 1970 George Mehdi foi técnico da Seleção Brasileira de Judô. Treinou grandes nomes do Judô como Flávio Canto e Sebastian Pereira, que lamentaram em suas mídias sociais a perda do mestre Mehdi. "Dia de luto no judô e no meu coração. O Sensei Mehdi se foi. O mais técnico de todos que conheci, com quem tive o privilégio de aprender um pouco do tanto que ele carregava do Caminho Suave. 'Flavinho, quando achar que está rápido, está lento; quando achar que está forte, está fraco; e quando achar que sabe tudo ainda não sabe nada. Só assim você cresce'. Sensei, seu legado continuará vivo por muitas gerações. À família e a todos os privilegiados que dividiram o tatame com ele, todo meu carinho nesse momento tão difícil. Sensei, foi uma honra ter você no meu caminho", disse o medalhista de bronze em Atenas 2004, Flavio Canto.

Sebastian Pereira, atleta olímpico em Atlanta 1996 e medalhista de bronze no Mundial de Birmingham 1999, também lamentou a perda. "Sensei Medhi! Sem palavras para descrever a importância de sua liderança e exemplo para tantas pessoas, tantos alunos e para o judô Brasileiro. Que o senhor possa continuar nos guiando aí de cima como sempre fez aqui conosco. Que o senhor possa descansar em paz", escreveu.

Nomes famosos do esporte, como Rickson Gracie, Sylvio Behring e Masahiko Kimura tiveram a oportunidade de conhecer, aprender e dividir o tatame com essa lenda do Judô.

Até hoje é considerado por muitos o melhor instrutor do esporte no País.

Judô e Jiu Jitsu andam de mãos dadas muitas técnicas de ne wasa, nome dado as técnicas de chão do Judô, foram trazidas e aprimoradas e ainda exercem grande influência no BJJ.

Quer conhecer mais técnicas de Jiu Jitsu?

Venha aprender com os melhores! Nomes do Jiu Jitsu como Eduardo TellesMarco Barbosa,  junto com a equipe do BJJ Fanatics estão trazendo para você excelentes cursos onde explicam passo a passo de suas melhores técnicas.

Não deixa de Conferir!

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores