X Close
Your Cart
Keep Shopping
Quem Foi Jigoro Kano E Qual A Sua Influencia No Mundo Do Jiu Jitsu

Quem Foi Jigoro Kano E Qual A Sua Influencia No Mundo Do Jiu Jitsu

Neste domingo dia 28 de Outubro foi comemorado o dia do Judô, arte marcial japonesa que em muito influenciou no Jiu Jitsu que conhecemos hoje. Tal dia foi escolhido em uma homenagem ao dia do nascimento de seu criador, Jigoro Kano.

Quem foi Jigoro Kano?

Nascido em 28 de outubro de 1860, em Mikage, distrito de Hiogo, filho de Jirosaku Maresiba Kano, Jigoro Kano com apenas onze anos de idade transferiu-se para Kioto para estudar o idioma inglês, mais tarde tornou-se professor e tradutor dessa língua e ainda, pode montar sua própria escola em Tóquio, o Kobunkan.

Mas não seria nessa profissão que iria se destacar.

Jigoro era franzino assim como o mestre Helio Gracie, e precisava adaptar uma arte marcial em que pudesse sobressair apesar de sua baixa estatura, medindo 1,50 metro e seu peso, proporcional a altura, não ia além de 50 quilos.

Aos dezessete anos, teve seu primeiro professor de uma arte marcial que na época era denominada “Jujutsu”, mestre Fukuda, da escola Coração de Salgueiro. Buscou conhecimento também em outras escolas, para tanto estudando com grande persistência, o que lhe permitiu um pouco mais tarde formar um conjunto de técnicas, regras e princípios que viriam a constituir o Judô que hoje conhecemos.

Formado pela Universidade Imperial de Tóquio, em Letras e ciências estéticas e morais, no ano de sua formatura em 1882, funda sua escola, o Kodokan, na qual pretendeu impulsionar um novo método de luta, mais esportiva, mais intuitiva, mais segura e sem os segredos que impediam uma divulgação generalizada, para que todos pudessem usufruir, desde criança até adultos de idade mais avançada.

Sua vida não ficou conhecida, nem marcada e não atingiu as culminâncias só através do Jiu-Jitsu e do Judô, mas a sua cultura lhe possibilitou galgar alto posto no Ensino, no esporte e no governo de seu país. Foi professor, vice-presidente e reitor do Colégio dos Nobres, Adido do Ministro da Casa Imperial, Conselheiro do ministro da Educação Nacional, Diretor da Escola Normal Superior e, ainda, secretário da Educação Nacional.

Jigoro Kano faleceu em ocorrida em 04 de maio de 1938 com 77 anos de idade, quando voltava do Cairo onde participou da Assembléia Geral do Comitê Internacional dos Jogos Olímpicos, sendo lembrado reverenciado até hoje por ter instituo uma arte tão eficiente e tão importante para nós do mundo do Jiu Jitsu.

Atletas que iniciaram suas brilhantes carreiras no Jiu Jitsu treinando Judô

Muitos nomes do Jiu Jitsu iniciaram suas carreiras no Judô, como o mestre Marco Barbosa  e Cláudio Calasans.

Marco Barbosa começou sua carreira treinando Judô com 13 anos de idade e quando completou 18, decidiu se tornar profissional da arte marcial japonesa. O seu mestre no Judô, com o nome de Umakeda, o acolheu como seu pupilo e nos 3 anos seguintes da sua vida, ele não fez nada senão treinar (das 7 da manhã às 10 da noite). Esse regime de treinamento apertado aplicado por seu mestre não permitia que Marco saísse à noite e nem visse televisão, mas deu seus frutos quando Marco recebeu a sua faixa preta de Judô em 1986.

Barbosa é hoje um dos mestres mais respeitados no mundo do Jiu Jitsu, conhecido pelo seu jogo eficiente e pelo diferenciado modo de ensinar seus atletas.

Leia Mais Sobre Barbosa...

Cláudio Calasans é outro nome de referência no Jiu Jitsu, muito conhecido por sua variedade que quedas e um jogo em pé muito eficiente, isso se dá pelo fato de ter iniciado sua carreira nas artes marciais praticando a arte criada por Jigoro Kano onde o principal objetivo e projetar o oponente ao solo.

Aos quinze anos foi graduado faixa preta de Judô e visto a necessidade de aperfeiçoar seu jogo de solo, Calasans foi instruído por seu pai a iniciar a prática de Jiu Jitsu e assim obter vantagens sobre seus adversários, tornando-o hoje um grande ícone da arte suave.

Leia mais sobre Calasans...

Marco Barbosa e  Cláudio Calasans são muito respeitados no meio do Jiu Jitsu junto com o BJJ Fanatics disponibilizaram cursos onde passam suas técnicas para que você aperfeiçoe e aprenda a lutar como eles!

Confira o nosso conteúdo exclusivo com essas feras do BJJ!

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos