105 Anos De Hélio Gracie

105 Anos De Hélio Gracie

Há exatamente 105 anos atás, em 1 de outubro de 1913, nascia na cidade de Belém, o filho caçula de Gastão Gracie, Hélio  Gracie. Este é considerado o responsável pela difusão do Jiu Jitsu no Brasil e idealizador do estilo de arte marcial brasileira conhecido mundialmente como Brazilian Jiu Jitsu.

Hélio Gracie foi, não só um exemplo de lutador, mas um exemplo de homem. A vida de Hélio sempre foi fundada em princípios morais, Hélio fez da técnica e da dignidade do esporte a sua bandeira. Defendendo maior rigor em nome dos princípios éticos e das elevadas tradições do jiu-jitsu. Buscou até o fim lutar pelos seus ideais, levantar a bandeira do Jiu Jitsu e defender a sua família com unhas e dentes.

O BJJ Fanatics relembra pra você alguns ensinamentos que marcaram a trajetória dessa Lenda da nossa arte. Confira!

  • Em tudo que fazia, do ato de comprar frutas a ter de fazer uma viagem, Helio priorizava a técnica e a economia de esforço. Tudo para se beneficiar da máxima eficiência e como ele mesmo dizia, não dar depois com os burros n’água. Imite o seu professor e busque descomplicar sua vida.
  • Apesar de ser um lutador durão, jamais bateu em algum de seus filhos e sobrinhos, por mais bagunceiros que fossem. Hélio os educava apoiado em sua moral, dando exemplo, jamais surras.
  • O Gracie buscava dar dicas saudáveis para aqueles que o cercavam e com isso, ajudava a construir um ambiente melhor em sua volta e afastar seus amigos de problemas. Dê bons conselhos.
  • Apesar de altamente versátil como lutador, Helio nos ensinou que todo praticante deve ter ao menos um golpe forte para as horas mais complicadas. 
  • Todos os dias ao acordar, Hélio procurava pisar em sua vaidade. Mesmo após tantas vitórias, tantas primeiras páginas dos jornais, tantos alunos ilustres, o professor que gostava de usar a faixa-azul falava das derrotas, dos tempos de fracote e do seu lado mais humano. Tudo isso sempre de bom-humor.
  • Se Helio Gracie deparava-se com um adversário realmente desafiador, era naquela direção que ele ia. Só assim seu Jiu Jitsu seria testado de verdade e poderia evoluir.
  • Um atleta deve curtir as suas vitórias, mas mantendo a postura e não dominado pela euforia de momento. Afinal, o sucesso é uma estrada longa. 
  • Sempre que possível, inspire-se em Hélio e cerque-se pela natureza, sua mente, seu corpo e alma irão te agradecer.
  • Não fique em cima do muro, procure dizer “sim” ou “não” na vida, sem desvios ou temores.
  • Por ultimo, não menos importante, antes de treinar um aluno para ganhar campeonatos, o ensine primeiro a não ser surpreendido nas escolas e nas ruas.

    Relembre também algumas frases marcantes de Hélio!

    • "O jiu-jitsu que eu criei foi projetado para dar aos fracos uma chance de enfrentar o pesado e forte."
    • "Eu nunca derrotei ninguém. Apenas os ajudou a derrotar a si mesmos."
    • "Jiu-jitsu é como uma filosofia. Me ajuda a aprender a enfrentar a vida."
    • "Para o estrangulamento, não há 'caras durões'."
    • "A forma mais rápida de perder é tentar ganhar."
    • "Faixa só serve para segurar as calças."
    • "O Jiu-jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos."

    Você curte História do Jiu Jitsu? Nosso site disponibiliza também uma série de posts referentes a toda trajetória da arte suave! 

    Leia Mais Sobre Hélio...

    O conhecimento dos Gracie foi disseminado e aprimorado, hoje em dia o Jiu Jitsu é uma Legião Mundial!  Nosso site conta com os melhores guerreiros dessa legião! Disponibilizando o mais exclusivo e completo conteúdo com os estes caras, atletas como Rodolfo VieiraBernardo FariaCláudio Calasans, Robson Mau Mau, dentre outros, nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas! 

    Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender com os melhores do Jiu Jitsu Mundial!

     

     O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

    COMPRE AQUI

      

    OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

    COMPRE AQUI

     

    A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

    COMPRE AQUI

      

    MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

     

    COMPRE AQUI

     

     

    A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

    COMPRE AQUI

     

    Marcadores