X Close
Your Cart
Keep Shopping
Quais Os Motivos Que Podem Estar Te Impedindo De Graduar No Jiu Jitsu

Quais Os Motivos Que Podem Estar Te Impedindo De Graduar No Jiu Jitsu

O final do ano é a época mais esperada por todas as pessoas, porque é nesse período que se concentram muitas datas festivas importantes como o natal e o ano novo, além das férias escolares e décimo terceiro. No entanto o motivo dos Jiujiteiros gostarem tanto dessa época é por causa da Graduação, que na maioria das academias ocorre neste período do ano.

A graduação é o momento onde o praticante do Jiu Jitsu se sente importante. A nova faixa vem com muita satisfação por um caminho percorrido, um trabalho bem feito e o reconhecimento do professor.

Sem a menor sombra de dúvidas um dos momentos mais esperados de qualquer praticante de Jiu Jitsu é dia da troca de faixa.Muitas academias hoje, adotam também o sistema de graus, que podem variar de acordo com o método adotado por cada professor.Mas nada se compara ao trocar a cor de sua faixa independente de qual for.

Até a graduação preta, que é a faixa mais almejada por todos é preciso enfrentar um longo caminho, cheio de percalços e muitas dificuldades, mas também é recompensador, pois irá indicar o fim de uma caminhada e o início de uma nova etapa.

Ao se graduar junto com o sentimento de satisfação vem também o peso e a responsabilidade da nova faixa. Uma vez que ele passa a receber um olhar diferente dos seus companheiros de treino, porque automaticamente se espera que ele tenha domínio efetivo de algumas posições, que tenha também uma diversidade de técnicas e claro cria-se a expectativa que ele sobreponha os menos graduados.

No entanto esse momento pode ser de extrema decepção para alguns. Ao não receber nenhum sinal de seu professor indicando que ele será graduado ou não verificar seu nome presente na listas dos que serão promovidos a uma nova graduação, ele se sente frustrado e começa a se inferiorizar tentando achar explicações para que a graduação não ocorra, já que ele cumpriu o tempo que era esperado na atual faixa.

Existe tempo limite para cada faixa

A faixa branca é a única que não tem especificado um tempo mínimo de permanência, entretanto de acordo com o livro de regras da IBJJF, o tempo mínimo de um atleta na faixa azul é de dois anos, na faixa roxa um ano e meio e na marrom um ano.

Esse tempo estipulado é uma base, mas pode ser superior de acordo com vários critérios que serão analisados como a capacidade técnica, desenvolvimento, comportamento entre outro, mas a palavra final é do Mestre, ele é quem decidirá o momento certo da graduação de cada aluno.

O que me impede de graduar

Os motivos para não graduar são inúmeros, mas a palavra e o critério utilizado por seu mestre ou professor sempre serão o X da questão.

Faltar às aulas

Não ter uma boa frequencia de treinos é um dos grandes motivos para a falta de graduação, o que está muito correto. Pois como que um aluno, mesmo que já tenha atingido seu tempo mínimo de faixa quer ser graduado se não vai as aulas?

 O Jiu Jitsu é um esporte de constante aprendizado que evolui a cada dia e um treino que você deixa de fazer você já está perdendo conhecimento.

Porém sabemos que nem todos têm tempo disponível para frequentar a academia todos os dias da semana, pois ele não vive disso e talvez nem ganhem dinheiro para conseguir treinar. Há vários fatores externos que influi diretamente na rotina de treinos e precisam ser conciliados com a vida de jiujiteiro como, por exemplo, o trabalho, estudos e família.

Independente da quantidade de vezes que você pode ir aos treinos de Jiu Jitsu por semana, VÁ TREINAR!! Que sejam uma, duas ou três vezes na semana. O que você precisa ter é disciplina e determinação se quer alcançar uma nova faixa precisa fazer jus a ela e isso só pode ser conquistado TREINANDO!!

Saiba que quanto mais você treinar, estará aprendendo mais sobre o Jiu Jitsu, melhorando sua técnica e se aperfeiçoando cada vez mais na arte suave.

Pedir Faixa

Não há nada mais desnecessário e antiprofissional do que pedir uma faixa. Seu professor está apto para lhe graduar e ele sabe a hora exata de lhe promover à nova graduação, ficar implorando por algo que ainda não foi lhe dado é porque ainda não é merecedor dela. O fato de pedi-la só comprova essa teoria.

Muito se diz que é a faixa que pede o aluno e não o contrário.

Mau Comportamento

O Jiu Jitsu é baseado no respeito e na disciplina, se você não possui esse perfil básico não está preparado para subir um degrau na escalas das faixas. Chegar atrasado, gritar ou fazer algazarras no treino, falar palavras de baixo calão, desrespeitar os mais graduados são tipos de atitudes que são inaceitáveis. E um bom professor não graduaria um aluno que tivesse esse tipo de comportamento. Observe como você se comporta durante os treinos e analise se esta sendo um aluno exemplar, pois quanto mais graduado for mais pessoas estarão se espelhando em você.

Falta de conhecimento técnico

O ponto mais importante para ser graduado e ter um domínio sobre variadas posições e conseguir aplicar elas nos treino. É claro que sempre terá posições que você terá mais dificuldade ou não gosta de fazer, no entanto isso não inibe a responsabilidade de saber como executá-la, então busque sempre se aprimorar, corrigir seus erros e trabalhar suas dificuldades, assim irá alavancar seu Jiu Jitsu e estará mais apto para a faixa seguinte.

Ao invés de se preocupar com “ganhar faixa”, deixe isso por conta de seu professor! Busque sua evolução pessoal, aproveite cada minuto do seu treinamento da melhor maneira possível, viva intensamente cada fase do Jiu Jitsu e o resto acontecerá naturalmente.

Evolua também estudando o Jiu Jitsu, um bom praticante é aquele que domina a arte suave e tem um grande leque de posições em seu jogo. Nessa parte nós do BJJFanatics vamos te ajudar!!

Os melhores profissionais e maiores campeões de todos os tempos no Jiu Jitsu, estão presentes no nosso time, eles irão destrinchar para você todas as técnicas tornando você um grande atleta que irá surpreender a todos com sua evolução. Os Irmãos Miyao, e Leonardo Saggioro são algumas das feras que você encontrará por aqui que vão te ajudar a ter um jogo infalível.

Não perca mais tempo e venha conferir!!!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos