X Close
Your Cart
Keep Shopping
O Manual De Faixa Azul De Jiu Jitsu

O Manual De Faixa Azul De Jiu Jitsu

É caro amigos fanáticos, estou para lhes dizer que a segunda faixa mais esperada por qualquer Jiujiteiro é a faixa azul. Todos nós quando iniciamos no Jiu Jitsu almejamos conquistar a tão sonhada faixa preta, porém para chegar a esse feito precisamos passar pela branca, azul, roxa e marrom.

O faixa branca se sente inferior aos demais, ele acha que ele é excluído e não é tão aceito pelos mais graduados, isso não passa de uma grande bobagem. É claro que o faixa branca precisa aceitar sua condição e entender que ele ainda está engatinhando dentro do Jiu Jitsu.

Para toda graduação existe uma etapa a ser cumprida e noções dos esportes que precisam ser entendidas antes de subir de nível. O iniciante as vezes vai com muita sede ao pote e “come” etapas quando anseia mais pela faixa do que pelo aprendizado.

Muitos acham que a faixa azul só é uma faixa mais bonita e mais importante do que a branca, mas na verdade ela vai muito além disso. Dentro dos tatames é comum vermos alguns praticantes questionando seu mestre o tempo que ele levará para graduar a faixa azul. Isso é muito comum, por esse motivo é tão importante ter um grande professor a sua frente para lhe mostrar o verdadeiro caminho e reforçar que a faixa não te ensina Jiu Jitsu e muito menos sairá sozinha de sua cintura para estrangular seu adversário.

A melhor coisa a se fazer é treinar todos os dias com persistência e muita vontade e deixar para a graduação ficar a critério de seu professor ou mestre pois mesmo que você ache que não ele está de olho em você e saberá exatamente a hora de graduar.

Sustentar um faixa não é fácil e quando ela vem antes da hora pode  atrapalhar o atleta, e pior, pode desmotivá-lo e afastá-lo de vez dos tatames. Quando se “ganha” uma faixa não há como retroceder, já vimos algumas “desgraduções” mais isso não é recorrente. A nova faixa precisa estar de acordo com o nível técnico e também com a maturidade do praticante como atleta, assim ele terá meios para sustentá-la.

Por esse motivo a faixa azul é uma das faixas com o maior número de baixas dentro do Jiu Jitsu, apesar de não ser a faixa mais complicada e ter muitos atletas que estão ainda na transição entre branca e azul, muita coisa muda com a chegada nela.

No começo apesar de ser difícil se adaptar e de entender o Jiu Jitsu, o faixa branca ainda tem um pouco de regalias, alguns de seus erros são toleráveis, porém tudo muda com a faixa azul, você está um degrau a cima dos faixas branca, o que complica pois internamente você já não aceita leva amasso daqueles que estão um nível abaixo do seu, ao mesmo tempo começa a ser referência e precisa se dedicar um pouco mais.

É nesse momento que muitos desistem, eles não tem a paciência de se adequar a nova faixa, de aprender mais sobre o que se espera que um atleta que esteja na faixa azul faça e por deixar de ser novidade ele passa a deixar o Jiu Jitsu e os treinos um pouco de lado.

Então se você está na faixa azul ou está próximo de ser promovido a ela confira abaixo algumas dicas importantes sobre o que se espera de um faixa azul de Jiu Jitsu:

1)Comportamento adequado

Não há nada mais desagradável e incondizente com o local do que um faixa azul que tumultua as aulas e é imaturo. O tatame para nós e um local sagrado e há regras a serem seguidas por aqueles que estão ali dentro. Como já dito anteriormente de um faixa branca ainda se permite certos erros, pois ele ainda está aprendendo sobre a arte e sobre a filosofia do esporte que é baseado principalmente na disciplina e no respeito com o outro. Então da faixa azul para frente o atleta deve estar ciente dessas regras e tentar se comportar de acordo com o local em que está. Não quer dizer que precisa ser um quartel general, mas também não é local para brincadeiras degradantes, palavrões e muitos menos local de promover tumultos e dispersão dos outros que estão ali para treinar e aprender mais sobre a arte.

2) Saber as pontuações básicas

O mínimo que se espera de um faixa azul é saber aquelas pontuações básicas do Jiu Jitsu, é “feio” para o atleta graduado não saber quanto valem as passagens de guarda, raspagens, quedas, pegadas de costas, montadas e joelho na barriga. Saber essas pontuações e primordial para a promoção a faixa, por isso se você não está familiarizado com elas, busque no site da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu ou converse com seu professor e comece a aprender sobre elas. Te ajudará nos treinos e principalmente nas lutas. Além todos os golpes que são permitidos ou não para sua nova faixa.

3)Dominar golpes básicos

-Raspagens

Os golpes básicos devem estar afiados e novo faixa azul deve no mínimo dominar 2 raspagens eficientes como ,por exemplo, a raspagem pé no bíceps e raspagem tesoura ou tesourinha. Com o passar da caminhada seu leque de posições irá se ampliar, não adianta querer saber mil posições e não conseguir efetivar nenhuma. Foque em algumas e tente executá-las da melhor forma e encaixá-las nos seus treinos.

-Passagens

Assim como fazer guarda é preciso saber também como passar uma guarda, mesmo que essa não seja sua posição favorita você nunca sabe a hora que precisará dela. Primeiro foque em abrir um guarda fechada e depois se preocupe em como passar, tem ao menos 1 passagem eficaz para cada tipo de guarda. Laçada, aranha, De la Riva e etc....

-Quedas

As quedas também não podem ser negligenciadas, saiba no mínimo três quedas básicas, como por exemplo doble e single legs e kataguruma, por exemplo.

-Finalizações

As finalizações básicas devem estar afiadíssimas, triângulo, arm lock, Kimura, americana, e estrangulamentos não podem faltar no seus arsenal de técnicas.

Seu caminho no Jiu Jitsu precisa ser prazeroso e não pode ser um fardo. Tenha em mente que você terá dias ruins, nem sempre ganhará nos treinos,mas se você persistir de um jeito ou de outro você será bom naquilo, então nunca desista e sempre dê o melhor de si.

-Defesas

Muitas das vezes nos preocupamos com os ataques e esquecemos das defesas, assim como é importante saber aplicar um golpe,também e muito importante saber sair deles. Um mestres nas defesas dos golpes mais perigosos é a fera Bernardo Faria, ele desenvolveu um forte jogo de meia guarda porém também tem na manga as melhores e mais eficiente defesas do mundo do BJJ.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Quer refinar sua técnica e ser um fera na faixa azul?

Os golpes básicos são primordiais para o sucesso na faixa azul! E o site do BJJFANATICS tem tudo o que você precisa para ser o melhor faixa azul de sua academia. Aqui você aprenderá tudo o que precisa com os melhores atletas da arte suave de todos os tempos como  Cláudio Calasans, Robson Mau Mau e Rodrigo Cavaca e Fabiano Pega Leve .

Venha turbinar seu jogo e vencer todos os seus oponentes!!

 

DERRUBOU, PASSOU & FINALIZOU SEM KIMONO COM FABIANO PEGA-LEVE SCHERNER (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos