X Close
Your Cart
Keep Shopping
O Que Esperar De Um Faixa Azul De Jiu Jitsu

O Que Esperar De Um Faixa Azul De Jiu Jitsu

Não existe uma cartilha pronta. Nenhuma federação dispõe sobre esse assunto. Não existe uma regra ou um padrão. Cada academia e cada professor têm seu critério.

Mas fazendo uma analogia do que se pratica dentro dos tatames é possível ter uma ideia do mínimo que o novo faixa azul deve dominar.

Na faixa branca tudo é muito novo, as posições ainda não se conectam, não há aquela responsabilidade do saber que se espera das faixas coloridas. A cada degrau alcançado pede um pouco mais de conhecimento e domínio da arte pelo aluno.

Quando ele é graduado para azul, o caldo começa a engrossar.

Ele não pode mais se dar ao luxo de errar coisas básicas, seu comportamento deve ser exemplar. Coisas simples como não pisar fora do tatame descalço ou falar palavras de baixo calão dentro da área de treino é algo inaceitável para o faixa azul, uma vez que ele já passou da fase probatória, onde se relevaria e admitiria alguns erros.

Ele agora é um graduado ainda que a azul não seja a mais expressiva das faixas coloridas ele deve se portar como uma pessoa que já tem certa experiência no ambiente de treino, pois ele não se enquadra mais no perfil de iniciante.

O aluno promovido à faixa azul chegou ali por mérito próprio e o seu professor estará depositando sua confiança nele.

Tecnicamente o que se espera de um faixa azul?

Desde o primeiro dia em uma academia de Jiu Jitsu o aluno começa a conhecer técnicas básicas que são específicas para as lutas, aprende também como executar movimentos corporais que o ajudarão na execução dessas técnicas, conhece um pouco sobre a história do Jiu Jitsu, a disciplina e a filosofia da arte suave. A cada treino ele estará melhor em alguma coisa.

O que ele tinha dificuldade quando ingressou nas aulas, com o passar dos treinos, vai ficando cada vez mais fácil e começará a fazer as coisas com facilidade como se sempre tivesse feito isso na vida.

Mesmo assim cada um com sua particularidade terá alguma dificuldade em certas áreas do Jiu Jitsu. Sempre haverá as técnicas que ele executará com maestria e outras que ele não conseguirá fazer de jeito nenhum e isso é totalmente aceitável já que nenhum ser humano é perfeito e isso é o que o torna único.

O recém faixa azul deve dominar movimentos básicos da melhor forma possível. Esses movimentos são a base de qualquer jiujiteiro e eles o acompanharão pelo resto de sua vida no Jiu Jitsu até a tão sonhada faixa preta.

Existem grandes campeões com Bernardo Faria que construíram seu jogo sólido a partir do básico, usando aquilo que ele aprendeu quando ainda era um faixa branca e que o acompanha até hoje em sua carreira como faixa preta.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Quais são as posições que um faixa azul deve dominar

Raspagens, passagens e finalizações são o que comanda o jogo de um jiujiteiro. Não adianta falar que não aprende passagem porque gosta só de fazer guarda, pois vai chegar um momento que você precisará passar. Do mesmo modo falar que é passador brabo e que não precisa aprender fazer guarda porque uma hora ou outra ela vai te encontrar e poderá te salvar.

Raspagens

O básico sempre funciona e o faixa azul deve ter isso em sua mente.

Ele deve saber fazer ao menos duas raspagens simples e eficientes, como exemplo partindo da guarda fechada a raspagem tesourinha e a raspagem pé no bíceps. Ao longo de sua jornada seu leque de posições aumentará de qualquer forma, não resolve saber mil posições e não conseguir aplicar nenhuma quando precisar. Deve ter também um domínio para raspar das variações da guarda.

Passagens

É muito importante saber passar, mas não adianta nada saber chegar na lateral do oponente e não saber abrir um guarda, então e necessário que o novo faixa azul tenha pelo menos dois modos diferentes de abrir uma guarda e pelo menos duas passagens eficientes de cada tipo de guarda.

Finalizações

As finalizações são a peça chave em qualquer luta de Jiu Jitsu. Não importa se você é um passador bruto ou um guardeiro hiper flexível, quando a finalização for bem encaixada não há homem que resista.

Então o faixa azul deve ter em seu jogo finalizações básicas e eficientes que são passadas sempre pelos professores e executá-las da melhor forma possível.

As finalizações básicas que podem ser intituladas como "mais importantes" são: arm lock, americana de braço, estrangulamentos, kimura, triângulo, chave de pé reta, omoplata.

Ele deve também saber algumas variações delas e como aplicá-las de cada posição.  Seja partindo da guarda, dos cem quilos, do joelho na barriga, das costas ou da montada. É claro que existem outros inúmeros modos de finalizar o adversário, no entanto se o faixa azul tiver esses golpes em seu jogo e souber aplicá-los com eficiência é certo que ele será bem sucedido.

Quedas

No que tange as quedas ele não precisa ser um “expert” em judô deve saber ao menos duas quedas básicas como exemplo a baiana e o single leg.

Defesas

Além de executar as posições e aplicar as finalizações ele deve saber as defesas das mesmas.

Regras

Em relação às regras, o que se espera do recém graduado e que ele tenha noção dos pontos principais que são:

Quedas, raspagens, joelho na barriga - 2 pontos

Pegada de costas, montada e montada pelas costas- 4 pontos

Passagem- 3 pontos

Saber sobre regras diferencia muitos atletas, pois existem muitos graduados que não sabem o mínimo de regras e isso não é nenhum um pouco profissional.

Golpes proibidos

Ele deve saber quais são os golpes permitidos e proibidos para sua faixa.

Deve ficar atento, por exemplo, ao “tiro de guarda” ou “pular na guarda” e a mão de vaca que são golpes que só estão permitidos a partir da azul.

Iniciado o caminho na faixa azul, ele deve se reinventar todos os dias buscando novos aprendizados, para alcançar o próximo degrau que a faixa roxa. E para isso ele precisa não só saber as posições, mas precisa aperfeiçoá-las e ter um gama de conhecimento é o que o diferenciará dos demais.

E para isso o BJJ Fanatics tem conteúdos exclusivos para você. Nosso site disponibiliza os melhores cursos com os atletas mais renomados do mundo do Jiu Jitsu como Cláudio Calasans e Leonardo Saggioro. Adquirindo esses cursos você aperfeiçoará o básico e dominará novas técnicas.

Venha conferir!

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos