Conheça As Principais Oleagenosas Que Podem Colaborar Com A Sua Performance Nos Tatames

Conheça As Principais Oleagenosas Que Podem Colaborar Com A Sua Performance Nos Tatames

Assim como, é preciso abastecer o seu carro sempre com o melhor combustível para um funcionamento perfeito e aumentar sua vída útil, nós, praticantes do Jiu Jitsu, devemos saber que nos alimentar com o melhor alimento nos fará ter o melhor desempenho de nosso corpo.

Pensando nisso, desde o início do desenvolvimento do Jiu Jitsu, Carlos Gracie elaborou uma excelente dieta na qual ele estudou todos os tipos de alimentos e os classificou de acordo com os seus nutrientes e as necessidades dos praticantes da arte suave.

Para saber mais sobre a dieta Gracie clique aqui.

Contudo o foco de hoje é muito bem discutir sobre a Dieta Gracie, mas dar dicas sobre um seleto grupo de alimentos que são altamente benéficos á saúde humana e muitas vezes são esquecidos. Estamos falando das Oleogenosas!

Este grupo de alimentos tem inúmeros benefícios para a saúde, atuando no combate ao envelhecimento, atuando também na circulação sanguínea, são ricos em vitaminas e minerais, além de possuírem gordura monoinsaturada, o que pode ajudar a baixar o nível de seu colesterol, além de prevenir doenças no coração.

Um dos principais nutrientes desse grupo de alimento é o ácido alfa-linoleico, um antioxidante que, além de fortalecer o coração, trabalha para produzir energia no corpo, sendo uma ótima fonte de energia e recuperação, principalmente para nós  Fanáticos pelo Jiu Jitsu.

Nesse post o BJJ Fanatics traz até vocês as principais características de alguns desses alimentos que podem ser utilizados como complemento de refeições e também como lanches, confira!

Amêndoa

A amêndoa é rica em vitamina E, cobre, vitaminas B, magnésio, manganês, gorduras saudáveis, fitoquímicos, fibras, cálcio e outros minerais importantes para quem treina, incluindo vitaminas e antioxidantes.

Além disso, 70% da gordura das amêndoas é monoinsaturada, aquela que são consideradas boas para a saúde e são consideradas “amigas” do coração. A amêndoa também é ótima para sua flora intestinal e diminui inflamações.

A ingestão dessa oleogenosa para nós do Jiu Jitu é indicada como pós treino!

Amendoim

Uma pequena porção de amendoim já é o suficiente para fornecer proteínas, fibras e vitaminas e minerais necessários para manter sua energia e resistência por bastante tempo... Apesar desse alimento ser rico em gordura, assim como as Amêndoas, a maior parte tratam-se do tipo monoinsaturada.

Como o amendoim é um alimento muito rico em substâncias, doses em excesso podem causar alergias e causar diversas reações no organismo humano. Dessa forma devemos ter cuidado e não ingerir mais do que 30 gramas (uma colher de sopa) por dia.

O amendoim é um excelente pré-teino e também pode ser utilizado antes de campeonatos para dar aquela energia extra ao  praticante de Jiu Jitsu!

Nozes

Se engana quem pensa que somente a única forma de ingestão de ômega 3 é comendo peixe. É obvio que eles são uma excelente fonte desse importante ácido essencial para o bom funcionamento humano, porém existem outros alimentos que também são ricos em ômega 3, como as nozes.

As Nozes também ajudam na saúde mental e aumentam o poder de concentração. Além disso, as nozes também são uma excelente fonte de cobre e manganês que combatem os radicais livres no organismo (ligados ao envelhecimento precoce).

Estas também são uma das melhores formas naturais para combatermos inflamações, aliviando as lesões, e o excesso de fadiga, sendo muito indicadas no pós treino dos amantes da arte suave.

Castanha de Caju

Uma da mais populares do Brasil, esta oleaginosa é rica em potenciais anti oxidantes para sua dieta. Outra característica dela é o alto teor de cobre para que auxilia no combate as infecções além de também possuir ferro e magnésio que aumenta sua energia para os treinos de BJJ!

Castanha do Pará

Outra oleagenosa genuinamente brasileira, este alimento da oriundo da amazônia é uma ótima fonte de Selênio, um mineral que age como antioxidante que mantém o metabolismo de seu corpo ativado, sendo uma é boa opção para recuperação no pós treino.

Ela também diminui o colesterol do sangue e atua como anti inflatória sendo uma grande fonte de proteínas, selênio, magnésio e vitaminas do complexo B, e também gorduras, dessa forma o indicado é que se consuma no máximo duas castanhas por dia de forma a promover um recuperação natural do organismo, ajudando a construir e manter ossos e músculos fortes.

Semente de girassol

São ricas em ácido alfa-linoleico (ALA). Existem estudos que relacionam o consumo de ALA com menor incidência de doenças cardiovasculares. Além disso, são uma das principais fontes de óleo poli-instaurado e fornecem bastante carboidratos e proteínas.

Seu consumo também estimula o fígado a secretar glicogênio no sangue, uma espécie de combustível para os músculos. Minerais como potássio, magnésio, zinco, selênio e ferro estão presentes, otimizando as funções do corpo e impedindo, assim como as nozes, a formação de radicais livres.

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